SolarView

4 perguntas para escolher um Smart Meter

O Smart Meter (SM) é um medidor inteligente que realiza a medida de grandezas elétricas em circuitos mono ou polifásicos e permite o acompanhamento remoto das informações de energia gerada, consumida ou injetada na rede, através do envio destes dados via rede Wi-Fi.

Antes de escolher um Smart Meter e fazer a instalação, é importante ter certeza do motivo de compra, dos modelos existentes, as necessidades e interesses para chegar no produto ideal para o projeto. Pensando nisso, produzimos esse conteúdo que ao fim das respostas de quatro perguntas básicas pode te ajudar na decisão :

1) Qual o motivo de compra?

Ao instalar um Sistema Fotovoltaico (SF) você espera que a economia projetada seja alcançada e que o retorno do investimento seja efetivado. Então, para isso, é necessário gerenciar os dados do seu SF e acompanhar seu funcionamento e eficiência.
O Smart Meter proporciona o monitoramento da geração, consumo e injeção de energia na rede elétrica, a realização do balanço energético, gestão dos créditos de energia e a comparação dos dados com a medição realizada pelo medidor da concessionária.

Com o objetivo definido, você tem as seguintes formas de usar o Smart Meter e ter acesso às informações que deseja:

  • Posicioná-lo para medir a energia total consumida pela usina.
Figura 1: medição de energia total consumida.
  • Posicioná-lo para medir o excedente de energia injetado na rede e a energia consumida da rede.
Figura 2: medição de energia injetada e consumida da rede.

 

  • Posicioná-lo para medir a produção de energia.
Figura 3: medição de energia gerada.

2) Quais são os modelos existentes ?

Para definir o modelo de SM a ser utilizado você precisa, primeiramente, conhecer o circuito elétrico onde ele será instalado, se é um circuito mono ou polifásico, por exemplo Com este conhecimento e com orçamento definido, escolha entre os dois tipos:
SM com Transformadores de Corrente (TC’s) de núcleo aberto, ou
SM com Transformador de Corrente (TC’s) de núcleo fechado.

Os Transformadores de Corrente são, assim como o nome diz, equipamentos responsáveis pela transformação proporcional de correntes de energia altas em correntes mais baixas. Para instalar o TC de núcleo aberto não é necessária a abertura do circuito, o que a torna mais simples, ao contrário do TC de núcleo fechado. Porém, no TC fechado, o espaço para a passagem dos fios costuma ser maior, sendo ideal para quando há mais de um fio por fase.

3) O que preciso avaliar para decisão de compra?

Este investimento deve ser analisado a partir da necessidade de acesso às informações coletadas especificamente por este aparelho.

Alguns pontos importantes que você deve observar são:

A qualidade do produto, confirme se tudo que o fabricante está oferecendo, de fato, é confiável. Para isso, compare as informações técnicas, busque avaliações se o modelo ofertado tem bom desempenho, se suporta diferentes tipos de módulos de comunicação, se é feito com materiais resistentes, se é compacto pois a qualidade do produto influencia na durabilidade. Quanto a esse aspecto, o padrão estabelecido pela ANEEL é de mais de 10 anos de eficiência (funcionalidade com o melhor rendimento), ou seja, uma longa vida útil.

Além disso, para preservar o seu bom funcionamento, é essencial que escolha transformadores de correntes compatíveis, estar atento à instalação elétrica, considerar se o local da instalação está adequado (dê preferência por um ambiente que o kit Smart Meter não esteja exposto ao sol).

Avalie o custo vs. benefício que é o indicador se o investimento atende às necessidades. Para isso, recomendamos que certifique-se da demanda de potência da instalação elétrica. Por exemplo, residências e lojas, geralmente possuem baixa demanda, já indústrias tendem a precisar de mais corrente pois possuem demandas mais elevadas.

Fique atento à infraestrutura de rede de internet do local (já que é um requisito para funcionamento do SM). Uma dica para verificar se rede de internet está com bom sinal: baixe o app Wi-Fi Analyzer para Android ou IOS, e utilize a função “Medidor de sinal” para medir a intensidade.

A intensidade do sinal deve ser menor que -75 dBm para ser considerada aceitável. Caso seja maior que -75 dBm, uma opção é instalar um repetidor de sinal ou roteador secundário próximo ao módulo de comunicação. Outra alternativa é usar um roteador 3G.

4) É necessário auxílio para instalação?

Por ser uma instalação realizada no circuito elétrico, é necessário conhecimento básico sobre energia elétrica e seus riscos. Por isso, é crucial que o profissional esteja familiarizado com instalações elétricas.
Indicamos que busque por aparelhos de fácil instalação e com bons materiais explicativos. Além disso, é importante que o fabricante do produto disponibilize uma equipe de suporte técnico para orientações quando necessário.

Esperamos que com essas questões respondidas, faça a escolha certa.

Após isso, siga com o processo de instalação e caso queira orientações, leia o nosso conteúdo 7 passos para instalar um medidor inteligente em que explicamos cada etapa para instalar seu SmartMeter com sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.