A Energia Solar vai encarecer?
Energia Solar vai encarecer?
O governo da China anunciou o fim de subsídios fiscais (reembolsos de Value Added Tax – VAT) para a exportação de módulos fotovoltaicos e baterias usados em sistemas de energia solar.
A partir de 1º de abril de 2026 (curiosamente em 1o de abril =D)
Os reembolsos de imposto sobre valor agregado (VAT) para módulos solares serão totalmente eliminados.
Para baterias, o incentivo será reduzido de 9% para 6% entre abril e dezembro de 2026 e depois extinto por completo a partir de 1º de janeiro de 2027
E qual é o impacto?
A medida deve elevar o preço de exportação de painéis solares e baterias chineses no mercado internacional, já que os fabricantes perderão parte do benefício fiscal que ajudava a manter os equipamentos mais baratos no exterior.
Países importadores, como nós, que dependem fortemente de importações da China, podem sofrer aumento nos custos desses equipamentos fotovoltaicos a partir do segundo trimestre de 2026 =S
Em resumo: o fim dos subsídios deve aumentar os preços de módulos e baterias solares no mercado global, pressionando custos em cadeias de energia solar que dependem de produtos chineses.
…
Detalhe: em 2014 uma empresa portuguesa que visitou Minas Gerais relatou que o “fator China” havia definido o fim da indústria de módulos europeia.
E com o tempo vimos o mesmo acontecer com os inversores.
Em resumo 2: o mundo todo depende da China para viabilizar a energia solar
Por isso a questão é: será que este aumento pode representar uma oportunidade que a indústria solar de outros países evolua?
Eis a questão…
Texto: Jean Diniz – CEO da SolarView





