O que é Gestão de Projetos e como aplicar na sua Empresa de Energia Solar

Categories: Notícias do Mercado Solar, Pós Venda Solar, Venda SolarBy Published On: 14 de outubro de 202130,7 min read675 words0 Comments

O que é Gestão de Projetos e como aplicar na sua Empresa de Energia Solar

      Caro Integrador, para que  negócios sejam iniciados e prosperem, são necessárias boas ideias. A partir de uma proposta baseada na intuição, entretanto, é preciso avançar. Entender o que é gestão de projetos materializa esse avanço. Caso contrário, seria apenas um produto da imaginação. As empresas com grandes resultados sabem que a abertura de novos projetos é essencial para manter a competitividade e capacidade de inovação. Ainda mais em um mercado como o solar, que é altamente competitivo.

O que é Gestão de Projetos: 

Gerenciamento de Projetos (GP) se trata de um conjunto de ferramentas e técnicas mundialmente reconhecidas onde é possível “escolher” os processos que serão utilizados em cada projeto e alcançar assim uma metodologia que garanta a melhor forma de gerenciá-los. Não podemos falar também de Gestão de Projetos sem falar sobre o PMI (Project Management Institute). É um Instituto norte-americano onde se discute as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Com o intuito de fazer uma junção dos processos em um Guia, o PMI edita este documento de 4 em 4 anos uma nova versão dos processos selecionados. Este Guia se chama PMBok (Project Management Body of Knowlegde) e tem 46 processos subdivididos em 10 áreas de conhecimento. São elas: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, riscos, aquisições, comunicações e partes interessadas. Todas as empresas que trabalham com projetos utilizam este documento.

A gestão de projetos é para a sua empresa?

A gestão de projetos é fundamental para empresas que lidam com as constantes alterações ou oscilações de mercado. Investir em inovação é investir em projetos. Portanto, quem sabe gerenciar novas frentes de trabalho se posiciona à frente da concorrência. A gestão de projetos fornece um diferencial para a empresa, frente às demais, pelo controle e monitoramento que permite. A empresa passa a ter um KPI de vendas e do setor de engenharia. É possível também gerenciar  a instalação de uma usina solar e saber a capacidade de instalações que a empresa consegue fazer no mês, sem sobrecarregar a equipe. Além de tudo isso, ajuda na otimização de custos e orientação das equipes, mostrando o caminho que precisa ser percorrido, inclusive para a prestação de serviços de pós-venda solar

Como estruturar uma gestão de projetos:

 

1º Passo: Consciência e disseminação de cultura: Quando se fala em implantar processos e melhorias na empresa, as pessoas automaticamente não gostam, pois se trata de uma mudança. Portanto, é importante que se apresente os benefícios que essas modificações trarão para empresa, sempre enfatizando os objetivos. Todas as pessoas precisam entender a importância desse processo para a instituição. 

2º Passo: Estruturação dos Níveis de atuação: Logo após esse processo de disseminação de cultura, a empresa precisa passar uma clareza dos seus níveis: o operacional, o tático e o estratégico. O operacional está relacionado a ação e execução das atividades; o nível tático está mais presente na parte de coordenação, cuidando dos resultados, e se responsabilizando por eles, orientando as equipes; já o nível estratégico, que seria a diretoria, cuida da visão da empresa. 

3º Passo: Mapeamento dos Processos: É a fase de detalhamento de todos os produtos, processos e entregas que precisam ser feitas por esses projetos dentro do tempo estabelecido. Quantas pessoas ficaram envolvidas com as atividades, equipes, áreas, investimento e etc. 

Em resumo, uma empresa sem uma boa gestão de projetos e uma organização, possui uma grande dificuldade de atender com excelência os seus clientes.
E você? Já identificou quais são os principais processos da sua empresa solar? E quais são os projetos que você está conduzindo para superar as expectativas dos clientes? Conte pra gente nos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Artigos relacionados