SolarView

Benefícios do uso do Smart Meter

Atualmente existem no Brasil mais de 5.000 empresas integradoras fotovoltaicas, de acordo com o Portal Solar e elas são as responsáveis pela venda, projeto, instalação e gestão das usinas fotovoltaicas.

Com a concorrência em crescimento, uma solução para se diferenciar no mercado é a utilização de Smart Meters como soluções complementares para monitoramento do consumo de energia. Neste blog post e podcast, abordaremos os principais benefícios de se utilizar essa solução.

Vamos a seguir, explicar cada um desses benefícios:

  • Previsão de fatura de energia

Acompanhando sua geração e consumo de energia mensal é possível prever quanto será cobrado na fatura com base no seu consumo da rede, valor da tarifa, taxas e imposto sobre esse uso.

 

Figura 01: conferência de fatura de energia

 

  • Verificar medições da concessionária

Com o uso do  medidor inteligente,  além de captar os mesmos dados como os da concessionária, é possível verificar se as medições estão corretas através do  cálculo da geração e o consumo real da unidade.

  • Identificar fuga de corrente e demais problemas técnicos

A fuga de corrente ocorre quando existe alguma(s) falha(s) e/ou defeito(s) com o isolamento das fiações das instalações elétricas da unidade consumidora. Esta fuga pode ser identificada pelo Smart Meter fazendo o seguinte teste:

  1. Desligue todos os equipamentos elétricos das tomadas e apague as luzes;
  2. Acompanhe a curva de potência apresentada no portal SolarView.

Se houver fuga de corrente, a curva de potência indicará consumo de energia, o que não deverá acontecer com todos os equipamentos desligados. Neste caso, busque auxílio de um eletricista de confiança para uma revisão em sua instalação elétrica.

  • Realizar o balanço energético

Com as informações coletadas pelo Smart Meter,  pode-se fazer o monitoramento dos fluxos de energia que acontecem entre unidade geradora, unidade consumidora e rede elétrica.

 

Figura 02: gráfico de balanço energético da plataforma SolarView

 

  • Tirar todas as dúvidas dos seus clientes

Geralmente, o proprietário da unidade consumidora recebe uma conta de energia com poucas informações esclarecedoras: o valor a pagar, a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida. Com isso, podem surgir dúvidas como:  a visualização na fatura das informações após a instalação, pois ocorrem mudanças, como é explicado neste blogpost; o retorno do investimento, quanto será abatido se houver créditos excedentes, entre outras.

Para o instalador checar e esclarecer as dúvidas, é necessário se aliar a conhecimento prévio e dados da instalação que são fornecidos pelo medidor inteligente.

  • Eficiência energética

O conceito eficiência energética se tornou popular, desejado por muitos e para alcançá-lo além das atitudes simples e diárias como banhos mais curtos, usar a máquina de lavar menos vezes, aproveitando sua capacidade máxima, evitar lâmpadas acesas durante o dia, ações que contribuíram  para a diminuição do consumo da unidade.

E com a inserção da Geração Distribuída é válido atentar-se ao alinhamento a expectativa do projeto, para certificar que a usina monitorada está atingindo economia energética e financeira. Caso, não esteja,  é importante avaliar se há alguma falha.

  • Realizar projetos fotovoltaicos otimizados

A função do integrador é vender, projetar e responsabilizar-se tecnicamente pela operação da usina fotovoltaica. Portanto, exige um acompanhamento do desempenho da suas unidades consumidoras. Para facilitar a sua rotina de trabalho, é essencial a coleta de dados através do smart meter para verificar se a instalação fotovoltaica está atuando como o projetado.

  • Poupar tempo na emissão de relatórios

Gerar  um relatório manual demanda disponibilidade e atenção pois é um processo que requer comparação de dados e conhecimento para redigir as informações.  Caso, ocorra erros no relatório emitido, pode causar desconfiança com o cliente. Além disso, muitas vezes é um procedimento sem remuneração para o integrador. Nessa tarefa, o medidor inteligente pode auxiliar com a disponibilização dos dados e seleção do período a ser priorizado.

  • Acessar remotamente dados de consumo de energia

Ao utilizar o smart meter, não é necessário ir ao local da instalação para ter acesso aos dados de consumo, geração e injeção de energia. É possível obter tais informações pelo aplicativo ou plataforma web do monitoramento fotovoltaico.

  • Avaliação para aplicação tarifa branca

Segundo a ANEEL, a Tarifa Branca está disponível para unidades consumidoras de baixa tensão que possuem média anual de consumo mensal acima de 250 kW/h. De acordo com seu perfil de consumo (dia e hora que consome mais energia) você tem a possibilidade de pagar tarifas diferenciadas, reduzindo o valor final de sua fatura.

Com a utilização do Smart Meter, você passa a conhecer o seu perfil de consumo de energia e verifica se vale a pena a adesão deste tipo de tarifa.

  • Identificação de desequilíbrio de carga

O smart meter pode ser uma boa ferramenta para verificar se as fases estão balanceadas e entender se uma está sendo mais utilizada que outra. Através do portal SolarView é possível acompanhar os dados técnicos de potência e corrente para esta avaliação do sistema elétrico.

Os sistemas elétricos precisam ter as cargas equilibradas para evitar seu superaquecimento, perda energética, acidentes e outros problemas. Quando você liga o chuveiro e a intensidade da luz emitida pelas lâmpadas diminui, por exemplo, é um sinal de que um dos circuitos está sobrecarregado e é necessário fazer uma manutenção em sua rede elétrica para evitar avarias futuras.

 

E você? O que achou dos vários benefícios após a instalação do Smart Meter? Você já vivenciou algum problema que seria resolvido utilizando essa solução?

Conte pra gente nos comentários 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.