7 ensinamentos de empresários de sucesso sobre gestão de vendas

Categorias: Venda SolarPor Published On: 13 de fevereiro de 20234,3 min read1078 words

Aprender com quem entende do assunto é uma das formas mais eficientes de construir um negócio sólido e sustentável.

São vários os ensinamentos de empresários de sucesso que entendem de gestão de vendas e querem que um maior número de pessoas seja capaz de aprender e transformar suas realidades.

Afinal, nada melhor do que aprender com os erros de outras pessoas para que possamos evitá-los no nosso dia a dia e nos espelharmos em seus acertos.

Pensando nisso, separamos um compilado de dicas e ensinamentos de pessoas que entendem tudo sobre gestão de vendas – e que podem te ajudar a crescer sua empresa de forma sustentável.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.

1. “Seja um parâmetro de qualidade”

Todo mundo que conhece ao menos um pouco do trabalho do Steve Jobs sabe que ele é caracterizado por ser uma pessoa muito perfeccionista, com foco na qualidade e na entrega de produtos de altíssimo nível para o mercado.

Essa atenção aos detalhes, e rigidez quando o assunto é controle de qualidade, fez com que o Steve Jobs se tornasse um dos empreendedores mais admirados em todo o mundo, e um rosto importantíssimo na construção de uma das marcas mais fortes do mercado.

O que podemos levar de Jobs é a ideia de que precisamos ser um parâmetro de qualidade em produto e serviços. É fundamental que a qualidade deixe de ser um “diferencial”, e se torne uma obrigação para as empresas que querem se estabelecer no mercado e se fortalecerem cada vez mais.

Jobs ainda diz que é necessário focar naquilo que realmente somos bons, e manter o foco no que importa. Na maior parte das vezes, o simples e o básico bem-feito são muito mais eficientes do que uma solução muito elaborada.

De acordo com ele, fazer o simples pode ser mais difícil do que realizar um complexo, uma vez que é um trabalho duro conseguir manter o foco e a simplicidade no que é feito.

2. “O reinvestimento é o caminho obrigatório para crescer com solidez”

Chegando em solo brasileiro, um dos empreendedores mais notáveis do país é Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, e responsável pela revolução no mercado de chocolates no Brasil.

Além de também se destacar pela qualidade dos produtos produzidos, Alexandre também traz um ponto extremamente importante para um crescimento sólido e sustentável: o reinvestimento.

De acordo com Alexandre, ter o pé no chão é fundamental, e por isso é importante que os empresários consigam se organizar para reinvestir os lucros na própria empresa e, a partir disso, conseguirem construir uma empresa mais eficiente, sustentável e sólida.

3. “Você é tão bom quanto as pessoas que você contrata”

Chegou a vez de adentrarmos o mercado do fast food e aprendermos com o fundador de uma das maiores redes do mundo: Ray Kroc, o fantástico empreendedor por trás do Mc Donald’s.

De acordo com Kroc, tão importante quanto conseguir os investidores certos, é encontrar as pessoas adequadas para trabalhar na sua instituição.

É fundamental que tenhamos muito critério na hora de escolher com quem vamos trabalhar, além de ter um excelente treinamento para manter a qualidade e a eficiência da empresa.

4. “O maior risco é não correr risco nenhum”

É impossível falarmos sobre empreendedores de sucesso sem citar Mark Zuckerberg, o criador do Facebook – e um dos mais revolucionários do mundo.

Zuckerberg afirma que, para acertar, é preciso estar disposto a correr riscos e, eventualmente, cometer erros.

Sabemos que nenhuma das grandes invenções do mundo deram certo de primeira. E, é claro, para todo tipo de negócio, é preciso testar diversas possibilidades antes de encontrar um modelo que realmente funcione.

5. “Um grande líder é exemplo pela atitude e não pelo discurso”

Não é raro encontrarmos líderes que, muitas vezes, não são exemplo ou referência para seus colaboradores – e é aqui onde muitos erram.

Robinson Shiba, fundador do China in Box, fala muito sobre isso.

É preciso que os líderes liderem, principalmente, pelo exemplo. Pode parecer algo muito simples, mas a verdade é que a grande maioria dos líderes ainda não sabem como passar uma imagem e confiança para os seus colaboradores. Muitos se bastam no discurso, e não agem de acordo com o que deveria ser o ideal, esperado pelos profissionais que também estão envolvidos no dia a dia da empresa.

6. “Esteja sempre atento aos clientes”

Esse é um conselho do grande Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos maiores nomes da tecnologia no mundo. 

Gates reforça que nossos clientes mais insatisfeitos são nossa maior fonte de aprendizado e que, por isso, é preciso que saibamos ouvir suas reclamações e usá-las para construir uma experiência cada vez melhor para cada um deles.

O resultado desse cuidado é a possibilidade de aprender com os erros e conseguir entregar ainda mais valor para seus clientes.

Afinal, quem melhor do que seus consumidores para dizer como seu negócio pode entregar mais valor para eles?

7. “Pare de reclamar e busque soluções”

A grande Luiza Helena Trajano, empresária por trás da Magazine Luiza, traz a importância de focarmos no que realmente importa: a solução para os problemas que a empresa está enfrentando.Quando pensamos em empreender, é natural que os problemas apareçam. Afinal, até os grandes negócios geram dor de cabeça para os gestores.No entanto, o que define um gestor de sucesso, dentre muitas coisas, é a sua capacidade de focar na solução do problema, e não apenas no problema em si.A premissa de que para cada problema há uma solução é a chave aqui. Apareceu um problema? Respire fundo e comece a buscar pelas melhores formas de resolvê-lo e evitar que ele se repita.

A construção de uma empresa de sucesso passa por uma gestão de vendas eficiente, cuidado com os processos, cuidado com os colaboradores e a capacidade de enfrentar os riscos e problemas de frente.

Para isso, além de não ter medo de errar, é preciso conhecer bem o mercado, seus clientes e ter uma equipe capacitada para atuar da melhor forma possível, rumo aos objetivos da empresa.

Ficou alguma dúvida ou tem alguma dica para outros empreendedores? Deixe um comentário.

Compartilhar

Deixar um comentário