7 ensinamentos de empresários de sucesso sobre gestão de vendas
Aprender com quem entende do assunto é uma das formas mais eficientes de construir um negócio sólido e sustentável.
São vários os ensinamentos de empresários de sucesso que entendem de gestão de vendas e querem que um maior número de pessoas seja capaz de aprender e transformar suas realidades.
Afinal, nada melhor do que aprender com os erros de outras pessoas para que possamos evitá-los no nosso dia a dia e nos espelharmos em seus acertos.
Pensando nisso, separamos um compilado de dicas e ensinamentos de pessoas que entendem tudo sobre gestão de vendas – e que podem te ajudar a crescer sua empresa de forma sustentável.
Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.
1. “Seja um parâmetro de qualidade”
Todo mundo que conhece ao menos um pouco do trabalho do Steve Jobs sabe que ele é caracterizado por ser uma pessoa muito perfeccionista, com foco na qualidade e na entrega de produtos de altíssimo nível para o mercado.
Essa atenção aos detalhes, e rigidez quando o assunto é controle de qualidade, fez com que o Steve Jobs se tornasse um dos empreendedores mais admirados em todo o mundo, e um rosto importantíssimo na construção de uma das marcas mais fortes do mercado.
O que podemos levar de Jobs é a ideia de que precisamos ser um parâmetro de qualidade em produto e serviços. É fundamental que a qualidade deixe de ser um “diferencial”, e se torne uma obrigação para as empresas que querem se estabelecer no mercado e se fortalecerem cada vez mais.
Jobs ainda diz que é necessário focar naquilo que realmente somos bons, e manter o foco no que importa. Na maior parte das vezes, o simples e o básico bem-feito são muito mais eficientes do que uma solução muito elaborada.
De acordo com ele, fazer o simples pode ser mais difícil do que realizar um complexo, uma vez que é um trabalho duro conseguir manter o foco e a simplicidade no que é feito.
2. “O reinvestimento é o caminho obrigatório para crescer com solidez”
Chegando em solo brasileiro, um dos empreendedores mais notáveis do país é Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, e responsável pela revolução no mercado de chocolates no Brasil.
Além de também se destacar pela qualidade dos produtos produzidos, Alexandre também traz um ponto extremamente importante para um crescimento sólido e sustentável: o reinvestimento.
De acordo com Alexandre, ter o pé no chão é fundamental, e por isso é importante que os empresários consigam se organizar para reinvestir os lucros na própria empresa e, a partir disso, conseguirem construir uma empresa mais eficiente, sustentável e sólida.
3. “Você é tão bom quanto as pessoas que você contrata”
Chegou a vez de adentrarmos o mercado do fast food e aprendermos com o fundador de uma das maiores redes do mundo: Ray Kroc, o fantástico empreendedor por trás do Mc Donald’s.
De acordo com Kroc, tão importante quanto conseguir os investidores certos, é encontrar as pessoas adequadas para trabalhar na sua instituição.
É fundamental que tenhamos muito critério na hora de escolher com quem vamos trabalhar, além de ter um excelente treinamento para manter a qualidade e a eficiência da empresa.
4. “O maior risco é não correr risco nenhum”
É impossível falarmos sobre empreendedores de sucesso sem citar Mark Zuckerberg, o criador do Facebook – e um dos mais revolucionários do mundo.
Zuckerberg afirma que, para acertar, é preciso estar disposto a correr riscos e, eventualmente, cometer erros.
Sabemos que nenhuma das grandes invenções do mundo deram certo de primeira. E, é claro, para todo tipo de negócio, é preciso testar diversas possibilidades antes de encontrar um modelo que realmente funcione.
5. “Um grande líder é exemplo pela atitude e não pelo discurso”
Não é raro encontrarmos líderes que, muitas vezes, não são exemplo ou referência para seus colaboradores – e é aqui onde muitos erram.
Robinson Shiba, fundador do China in Box, fala muito sobre isso.
É preciso que os líderes liderem, principalmente, pelo exemplo. Pode parecer algo muito simples, mas a verdade é que a grande maioria dos líderes ainda não sabem como passar uma imagem e confiança para os seus colaboradores. Muitos se bastam no discurso, e não agem de acordo com o que deveria ser o ideal, esperado pelos profissionais que também estão envolvidos no dia a dia da empresa.
6. “Esteja sempre atento aos clientes”
Esse é um conselho do grande Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos maiores nomes da tecnologia no mundo.
Gates reforça que nossos clientes mais insatisfeitos são nossa maior fonte de aprendizado e que, por isso, é preciso que saibamos ouvir suas reclamações e usá-las para construir uma experiência cada vez melhor para cada um deles.
O resultado desse cuidado é a possibilidade de aprender com os erros e conseguir entregar ainda mais valor para seus clientes.
Afinal, quem melhor do que seus consumidores para dizer como seu negócio pode entregar mais valor para eles?