9 ferramentas de vendas que você precisa conhecer

Categorias: Gestão Solar, Pós Venda Solar, Sem categoria, Treinamentos, Venda SolarPor Published On: 14 de dezembro de 20225,4 min read1348 words

A tecnologia chegou para transformar o mercado, e para o setor comercial não é diferente.

Hoje, existem diversas ferramentas de vendas que você pode usufruir para organizar sua rotina, melhorar a gestão de dados, trabalhar a prospecção de clientes e até mesmo estruturar estratégias mais eficientes de pós-venda.

É possível, através do uso de softwares, identificar a jornada de cada cliente, acompanhando seu progresso desde o primeiro contato que foi realizado com a empresa, até o momento atual, avaliando seus progressos, principais dificuldades, reclamações, etc.

Imagine o quanto isso pode ajudar a melhorar a experiência dos consumidores, a performance do seu time comercial, a rotina do seu time de atendimento e, principalmente, a rentabilidade do seu negócio?

Continue a leitura e descubra como as ferramentas de vendas podem transformar sua empresa em uma máquina lucro e rentabilidade.

O que são ferramentas de vendas?

As ferramentas de vendas são plataformas ou aplicativos criados para melhorar a rotina do time comercial, transformando o processo em algo muito mais prático e eficiente.

Hoje, com o avanço da tecnologia e do mercado como um todo, existem ferramentas de vendas para as mais diversas necessidades e segmentos.

O que antes parecia algo focado exclusivamente em grandes empresas, hoje é possível identificar ferramentas específicas para as necessidades de empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, dos mais diversos setores.

Para energia solar, por exemplo, existem alternativas como a SolarView que trazem soluções diferenciadas: é possível acompanhar não só a jornada de cada cliente, como sua produção de energia solar, valor economizado, possíveis red flags e muito mais. Interessante, né?!

Quais são as principais tecnologias para vendas? 

Existem hoje no mercado três tipos de tecnologia de vendas que podem auxiliar diariamente na rotina do setor comercial:

  • Big Data;
  • Inteligência artificial;
  • Machine Learning.

Vamos entender cada uma delas a seguir.

1. Big Data

O Big Data é uma tendência no mundo dos negócios e está cada vez mais evidente.

É natural que, ao longo dos anos e das rotinas dentro da empresa, milhares de dados (estruturados ou não) surjam. Esses dados podem ser informações relacionadas aos perfis de clientes, padrões de consumo, etc.

Tudo isso, quando devidamente organizado e analisado de forma estratégica, pode trazer insights importantíssimos para a instituição. Com uma análise eficiente de dados, é preciso identificar as oportunidades da empresa, os pontos de atenção no relacionamento com o cliente e até oscilações no mercado.

2. Inteligência Artificial (AI)

A Inteligência Artificial é, como sabemos, uma inteligência das máquinas. Trata-se de uma imensa evolução na computação que permite que computadores sejam capazes de simular a inteligência humana na tomada de decisões e na resolução de problemas.

Um exemplo da aplicação da inteligência artificial para o aumento das vendas é a adoção de sistemas de atendimento automatizado, como os chatbots.

3. Machine Learning

Por fim, o Machine Learning é o que vem por trás da Inteligência Artificial. Trata-se do processo de aprendizado das máquinas para, futuramente, conseguirem tomar decisões cada vez mais assertivas (Inteligência Artificial).

Com o Machine Learning, é possível construir um modelo analítico, baseando-se na premissa de que as máquinas são capazes de aprender com base em dados, identificando os padrões e, a partir daí, tomando decisões com maior assertividade e menor intervenção humana.

Quando pensamos em chatbots, como citado anteriormente, é o Machine Learning que permite que os robôs identifiquem as melhores respostas a serem utilizadas a cada pergunta feita.

Quais são as melhores ferramentas de vendas do mercado?

Com tanta tecnologia e tantas opções no mercado, como identificar as melhores ferramentas de vendas para as suas necessidades?

O primeiro passo é buscar ferramentas com base no que você precisa. Hoje, podemos identificar ferramentas de CRM (que são fundamentais na gestão de relacionamento com os clientes), ferramentas de funil de vendas (para transformar desconhecidos em possíveis clientes) e ferramentas de prospecção e captação de leads (responsáveis por acompanhar todo o processo dos possíveis clientes em clientes efetivos).

Vamos conhecer cada uma delas!

1. RD Station CRM

O RD Station CRM é uma das opções mais populares do mercado. Uma ferramenta especializada na gestão de relacionamento com clientes, permite que seja realizado um controle do funil de vendas, criação de automações do processo comercial da empresa, gestão de leads, gestão de oportunidades, gestão de clientes e uma série de dados que permitem avaliar o histórico de cada lead e consumidor.

2. Hubspot CRM

O Hubspot CRM, concorrente direto do RD Station, é uma opção interessante para as empresas que querem trabalhar com gestão de relacionamento em um painel simples e super intuitivo.

Através dele é possível realizar a análise de relatórios, criar um pipeline de vendas, avaliar possíveis insights da empresa e acompanhar dados de milhares de contatos. 

3. Pipedrive

O Pipedrive é uma das ferramentas mais conhecidas de gestão de vendas no Brasil. Através de suas funcionalidades, é possível configurar as etapas do funil de vendas e personalizar todo o processo comercial da sua empresa.

Assim, o time de vendas poderá ter tempo para ser mais estratégico, enquanto a ferramenta auxilia a identificar as oportunidades mais favoráveis, possíveis problemas no processo, etc.

4. Pipefy

O Pipefy também é uma ferramenta focada no processo de vendas. Através dele, é possível criar um funil de vendas do zero para acompanhar o status de cada lead.

Além disso, é possível customizar as etapas do seu funil de vendas de forma simples e rápida, melhorando não só a rotina do setor comercial, como também a experiência dos clientes.

5. Outreach

A Outreach combina tecnologia e inteligência artificial da melhor forma possível. Através dessa combinação, é possível otimizar o processo comercial da empresa através da criação de fluxos de vendas, realização de análises preditivas e muito mais.

6. monday.com

A monday.com é uma ferramenta capaz de combinar a gestão de vendas com a gestão de relacionamentos (CRM) em um só lugar.

Além de gerir o pipeline da empresa, também é possível acompanhar a qualificação dos leads, os clientes com maior prioridade e muito mais.

7. SolarView

A SolarView é uma ferramenta completa, que traz soluções diversas para as empresas. 

Além de possuir uma tecnologia capaz de auxiliar na gestão das usinas de energia solar, é possível gerenciar também os contratos vigentes, oportunidades em aberto, gerar relatórios de performance dos clientes e muito mais.

8. Ramper

A Ramper é uma empresa focada em negócios B2B, Business to Business, e permite que seja realizada uma prospecção eficiente de leads.

Através da tecnologia da Ramper, é possível criar uma lista de possíveis clientes através das suas personas e, a partir disso, realizar contatos diretos, personalizados com cada necessidade e demanda dos possíveis novos clientes.

9. Popconvert

A Popconvert é uma ferramenta de vendas, que auxilia na captação de leads através de uma experiência diferenciada para os usuários.

Através do sistema de gamificação, ela permite que os visitantes do seu site se “divirtam” enquanto navegam e, nesse processo, acabem se tornando clientes potenciais, compatíveis e interessados na sua empresa.

A tecnologia é um dos pilares das empresas de sucesso, e as ferramentas de vendas são fundamentais nesse processo.

Se você sonha com um time comercial eficiente, produtivo e uma empresa extremamente rentável, encontrar as ferramentas de vendas adequadas para as suas necessidades é o primeiro passo para transformar sua empresa.

A SolarView possui ferramentas diferenciadas, que podem ajudar a sua empresa de energia solar a oferecer o melhor atendimento e acompanhamento junto aos clientes. Quer saber como podemos te ajudar? Acesse nosso site e entre em contato conosco.

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2 Comments

  1. Kátia Rezende Moreira 22 de dezembro de 2022 at 15:09- Responder

    Muitas novidades do setor comercial, ferramentas essenciais para um desenvolvimento padrão e personalizado. Não conhecia e achei muito interessantes essas tecnoligias.Gostaria de saber mais sobre essas tecnologias de vendas. Grata

  2. Kátia Rezende Moreira 22 de dezembro de 2022 at 15:05- Responder

    Confesso que todas as informações são novidades, muito interessante saber das ferramentas disponíveis no mercado comercial e gostaria de conhecer mais a fundo e melhor essas tecnologias de vendas. Grata.

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