A bandeira tarifária da escassez hídrica e a Energia Solar
Como o integrador solar pode vender mais com a nova bandeira tarifária
A chuva sumiu. O nível do reservatório da usina diminuiu. As térmicas foram ligadas. A bandeira tarifária aumentou quase 50%. E quem vai pagar essa conta? Eu, você e seus clientes (e os potenciais clientes também).
O presidente da ANEEL, André Pepitone, anunciou a nova bandeira tarifária, chamada de “bandeira da escassez hídrica”. O valor adicional desta bandeira é de R$0,1420 por cada quilo-watt-hora (kWh) consumido. Isto representa um aumento de 49,63% sobre o valor da bandeira vermelha patamar 2 que tinha um custo adicional de R$ 0,0949 por kWh. Pra saber ou relembrar como funcionam as bandeiras tarifárias, veja este artigo da ANEEL.
Qual a relação da bandeira tarifária com a energia solar fotovoltaica?
Na prática, a bandeira tarifária aumenta o preço do kWh fornecido de forma convencional pela distribuidora de energia elétrica através da rede elétrica.
Por consequência, um kWh convencional mais caro, torna a energia solar ainda mais atrativa porque o kWh gerado pelo sistema fotovoltaico fica ainda mais barato do que o kWh “comprado” diretamente da distribuidora.
O que acontece com os indicadores econômicos de energia solar?
Antes de tudo, os indicadores econômicos, que costumam ser apresentados na proposta comercial, melhorarão significativamente.
O payback vai reduzir, o VPL vai aumentar, a TIR vai aumentar, o LCOE vai diminuir.
Saiba mais ou relembre os indicadores econômicos de energia solar neste artigo.
Veja o exemplo comparativo para o mês de agosto nesta tabela:
Num. | Item | Variação % |
1 | Acréscimo da nova bandeira de Energia elétrica | +49,63 |
2 | SELIC | +23,53 |
3 | IBOVESPA | + 1,56 |
4 | IPCA | + 0,95 |
E como você, integrador, pode aproveitar este contexto para vender mais energia solar?
Algumas ações simples, são mais claras veja só:
- Inclua e/ou dê um destaque especial para os indicadores econômicos de energia solar na sua proposta comercial;
- Insira e treine muito bem o discurso comercial para aproveitar este contexto de aumento da energia elétrica junto aos seus clientes;
- Use mais um argumento positivo que a contribuição coletiva para ajudar o país a superar esta crise hídrica e energética;
- Crie e utilize estes argumentos nos materiais das ações de marketing;
Ou seja: é para aproveitar estas oportunidades que o Grupo SOLARVIEW existe.
Os indicadores econômicos de energia solar podem ser calculados e adicionados em suas propostas comerciais através da SOLARVIEW BUSINESS.
Todos os benefícios do sistema fotovoltaico podem ser acompanhados e garantidos através da SOLARVIEW PRO e você pode auditar a concessionária de energia com o Medidor Inteligente SMART METER SOLARVIEW.
Por último, integrador solar, conte com a SOLARVIEW.
Excelência na gestão solar. Do marketing ao pós-vendas.
[…] Ao ler que “O governo vai pagar para o seu cliente economizar” qualquer um de nós pensaria que é sensacionalismo, brincadeira ou fake news. Pois não! Esta é a mais factual verdade e ela está formalizada no Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. Este programa é uma iniciativa do Governo Federal, em resposta ao baixo nível dos reservatórios e à “escassez hídrica” – termo que descreve o momento que nomeou a nova bandeira tarifária, quase 50% mais cara que vermelha P2. […]