A bandeira tarifária da escassez hídrica e a Energia Solar

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 12 de setembro de 20211,7 min read469 words

Como o integrador solar pode vender mais com a nova bandeira tarifária

A chuva sumiu. O nível do reservatório da usina diminuiu. As térmicas foram ligadas. A bandeira tarifária aumentou quase 50%. E quem vai pagar essa conta? Eu, você e seus clientes (e os potenciais clientes também).

O presidente da ANEEL, André Pepitone, anunciou a nova bandeira tarifária, chamada de “bandeira da escassez hídrica”. O valor adicional desta bandeira é de R$0,1420 por cada quilo-watt-hora (kWh) consumido. Isto representa um aumento de 49,63% sobre o valor da bandeira vermelha patamar 2 que tinha um custo adicional de R$ 0,0949 por kWh. Pra saber ou relembrar como funcionam as bandeiras tarifárias, veja este artigo da ANEEL.

 

Qual a relação da bandeira tarifária com a energia solar fotovoltaica?

Na prática, a bandeira tarifária aumenta o preço do kWh fornecido de forma convencional pela distribuidora de energia elétrica através da rede elétrica.

Por consequência, um kWh convencional mais caro, torna a energia solar ainda mais atrativa porque o kWh gerado pelo sistema fotovoltaico fica ainda mais barato do que o kWh “comprado” diretamente da distribuidora.

O que acontece com os indicadores econômicos de energia solar?

Antes de tudo, os indicadores econômicos, que costumam ser apresentados na proposta comercial, melhorarão significativamente.

O payback vai reduzir, o VPL vai aumentar, a TIR vai aumentar, o LCOE vai diminuir.

Saiba mais ou relembre os indicadores econômicos de energia solar neste artigo.

Veja o exemplo comparativo para o mês de agosto nesta tabela:

Num. Item Variação %
1 Acréscimo da nova bandeira de Energia elétrica +49,63
2 SELIC +23,53
3 IBOVESPA + 1,56
4 IPCA + 0,95

 

E como você, integrador, pode aproveitar este contexto para vender mais energia solar?

Algumas ações simples, são mais claras veja só:

  • Inclua e/ou dê um destaque especial para os indicadores econômicos de energia solar na sua proposta comercial;
  • Insira e treine muito bem o discurso comercial para aproveitar este contexto de aumento da energia elétrica junto aos seus clientes;
  • Use mais um argumento positivo que a contribuição coletiva para ajudar o país a superar esta crise hídrica e energética;
  • Crie e utilize estes argumentos nos materiais das ações de marketing;

 

Ou seja: é para aproveitar estas oportunidades que o Grupo SOLARVIEW existe.

Os indicadores econômicos de energia solar podem ser calculados e adicionados em suas propostas comerciais através da SOLARVIEW BUSINESS.

Todos os benefícios do sistema fotovoltaico podem ser acompanhados e garantidos através da SOLARVIEW PRO e você pode auditar a concessionária de energia com o Medidor Inteligente SMART METER SOLARVIEW.

 

Por último, integrador solar, conte com a SOLARVIEW.

Excelência na gestão solar. Do marketing ao pós-vendas.

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Um Comentário

  1. […] Ao ler que “O governo vai pagar para o seu cliente economizar” qualquer um de nós pensaria que é sensacionalismo, brincadeira ou fake news. Pois não! Esta é a mais factual verdade e ela está formalizada no Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. Este programa é uma iniciativa do Governo Federal, em resposta ao baixo nível dos reservatórios e à “escassez hídrica” – termo que descreve o momento que nomeou a nova bandeira tarifária, quase 50% mais cara que vermelha P2. […]

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