Atendimento personalizado: como fidelizar e atrair clientes?

Categorias: Canais de Atendimento e Suporte Técnico, Canais de Relacionamento, Pós Venda Solar, Treinamentos, Venda SolarPor Published On: 7 de dezembro de 20224,3 min read1151 words

O atendimento personalizado não é mais um diferencial, e sim uma necessidade para as empresas destacadas, competitivas e sustentáveis – no curto, médio e longo prazo.

Houve um tempo em que ter apenas um produto ou serviço de qualidade era o suficiente para que o cliente se mantivesse fiel e engajado com a empresa. No entanto, com o aumento da concorrência e a mudança dos hábitos de consumo, é indiscutível: você precisa ter um atendimento personalizado e diferenciado para seus consumidores, garantindo a atração e a fidelização desses clientes.

Quer saber mais sobre o tema e ver como adequar sua empresa de energia solar ao atendimento personalizado? Continue a leitura.

O que é o atendimento personalizado?

O atendimento personalizado é uma modalidade de atendimento focada nas demandas e necessidades dos clientes.

ISe coloque no lugar do consumidor ou cliente de uma empresa que presta serviço. Quando o atendente conhece o seu histórico, sabe quais são suas necessidades e como você utiliza os produtos ou serviços, ele poderá oferecer um tipo de atendimento muito mais focado naquilo que você precisa, aumentando seus níveis de satisfação.

Esse modelo se distingue consideravelmente dos atendimentos padronizados, que não são focados no consumidor e que não se preocupam com a experiência do usuário.

Solução

Nesse sentido, a melhor maneira de conseguir conquistar uma equipe capaz de oferecer um atendimento personalizado é através do uso de plataformas de CRM, por exemplo, que centralizam todas as informações relevantes sobre o cliente.

Dessa forma, quando o profissional de atendimento for dar início a uma interação com consumidores, poderá pesquisar rapidamente sobre seu histórico, seus desafios, quais foram as últimas interações com a empresa e em que pé estão algumas questões.

A partir daí, é possível oferecer um atendimento personalizado e diferenciado, mostrando que o atendente realmente conhece o cliente e todas as suas particularidades.

Qual a importância de ter uma boa equipe?

Ter uma boa equipe de atendimento é o pilar para construir esse bom relacionamento com seus consumidores.

Uma equipe devidamente treinada, é capaz de estruturar uma rotina de atendimento diferenciada e personalizada para os consumidores, que por sua vez pode ser a melhor forma de conquistar a clientela e manter esses consumidores satisfeitos e engajados com o seu negócio.

É importante lembrar que, além da qualidade dos produtos ou serviços que são comercializados pela empresa, o atendimento hoje é considerado algo de extrema importância no momento da decisão de compra.

Os clientes que são fidelizados e bem atendidos, sem dúvidas, são também excelentes indicadores. Quando surge a oportunidade de indicar alguma empresa para um colega que precisa da mesma solução, são grandes as chances do seu negócio ser mencionado.

Passo a passo para criar um atendimento de sucesso

Para ter um setor de atendimento personalizado capaz de fidelizar os clientes e ser um grande diferencial de mercado, existem alguns cuidados interessantes:

  • estabelecer um padrão de atendimento que reflita os valores da sua empresa;
  • ter uma equipe bem treinada;
  • utilizar as ferramentas e plataformas necessárias para oferecer um atendimento personalizado;
  • acompanhar os resultados dos clientes;
  • construir um bom relacionamento com seus consumidores.

Vamos entender cada um desses pontos a seguir.

1. Estabeleça um padrão de atendimento

O primeiro ponto para construir um atendimento personalizado na sua empresa é estabelecer um padrão que deverá ser seguido por todos os profissionais que irão atuar na área.

Esse padrão de atendimento é importante para garantir que todos os clientes tenham a mesma experiência positiva, mesmo sendo atendidos por pessoas diferentes.

Estabeleça o padrão seguindo sempre as melhores práticas para a sua empresa. Algumas sugestões de padrão de atendimento são: 

  • Sempre avaliar o histórico do cliente para oferecer um atendimento personalizado;
  • Acompanhar os resultados dos clientes;
  • Perguntar sobre possíveis dúvidas, problemas ou novos desafios; 
  • Estar apto para identificar novas oportunidades e sugerir melhorias para os clientes;

2. Treine sua equipe

Após estabelecer o padrão de atendimento da sua empresa, é hora de treinar sua equipe.

Nesse momento, dois pontos merecem atenção:

  • é preciso que todos os colaboradores que irão atuar com o atendimento estejam devidamente alinhados com as boas práticas apresentadas nesse treinamento;
  • também é necessário criar um procedimento para treinar novos colaboradores, para manter a qualidade do atendimento e os resultados da empresa.

Além disso, também é importante ter em mente a necessidade de realizar repescagens de treinamento. Isso porque, inevitavelmente, em alguns momentos poderão surgir demandas de atualizações nos procedimentos, ou até mesmo reforçar algumas coisas que foram perdidas pela equipe no dia a dia.

3. Utilize ferramentas de CRM

Como citado anteriormente, as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) são fundamentais para garantir um atendimento personalizado, uma vez que são essas plataformas que concentram todas as informações dos consumidores.

Quando o atendente for realizar um novo atendimento, ele conseguirá se preparar previamente, acompanhando o histórico dos clientes, possíveis problemas que enfrentaram, suas expectativas com a parceria, os resultados alcançados e muito mais.

4. Acompanhe os resultados dos clientes

Se a sua empresa presta serviços de energia solar, é importante que os atendentes responsáveis por realizar esse acompanhamento de pós-vendas junto com os clientes estejam cientes dos resultados alcançados, desafios enfrentados e, a partir daí, consigam traçar um plano de contenção para melhorar os resultados e alcançar os objetivos.

Supondo que você seja uma empresa de energia solar que está atuando diretamente com empresas ou pessoas que passaram a produzir a própria energia, é interessante acompanhar como está sendo a capacidade de produção dessas empresas e quais são as melhores alternativas para otimizar essa produção e aumentar a economia, por exemplo.

5. Construa um bom relacionamento

Por fim, a cereja do bolo de um bom atendimento personalizado é a capacidade de criar relacionamentos agradáveis com seus clientes. A relação de confiança e parceria entre a empresa e seus clientes é primordial para aumentar a fidelização e a indicação de novos consumidores para o seu negócio.

O atendimento personalizado, como citado anteriormente, é uma das principais alternativas para a construção de uma empresa promissora e sustentável, capaz de se manter em crescimento ano após ano.

Para isso, no entanto, uma equipe bem treinada, com processos redondos e rotinas estabelecidas pode ser a melhor alternativa para conseguir construir essa nova perspectiva e aumentar os resultados da sua empresa.

A SolarView possui ferramentas diferenciadas, que podem ajudar a sua empresa de energia solar a oferecer o melhor atendimento e acompanhamento junto aos clientes. Quer saber como podemos te ajudar? Acesse nosso site e entre em contato conosco.

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