Bancos de Bateria para Energia Solar

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 2 de novembro de 20233,2 min read874 words

O mundo da energia solar está passando por uma evolução significativa, impulsionada por tecnologias inovadoras e estratégias inteligentes de gestão de energia. Uma abordagem que tem ganhado destaque é a de sistemas fotovoltaicos com banco de baterias. Vamos explorar o funcionamento dessa tecnologia e como está moldando o futuro da energia solar.

 

Sistema fotovoltaico híbrido: Sistema Fotovoltaico com Banco de Baterias e interface com a rede da concessionária

Os sistemas fotovoltaicos tradicionais são projetados para converter a luz solar em eletricidade e alimentar as casas ou empresas durante o dia. Qualquer excesso de energia produzida é exportado para a rede elétrica da concessionária. No entanto, quando a noite cai ou em dias muito chuvosos, a dependência da eletricidade da rede se torna necessária. É aí que entra o sistema fotovoltaico com banco de baterias.

 

Como Funciona

1. Geração Solar: Os painéis solares convertem a luz do sol em eletricidade em corrente contínua (CC);

2. Armazenamento: Um controlador de carga gerencia o carregamento das baterias, armazenando a energia gerada excedente;

3. Inversão: Um inversor solar transforma a corrente contínua (CC) das baterias em energia para uso doméstico (CA);

4. Fornecimento de Energia: A energia é distribuída para a casa, alimentando dispositivos e aparelhos;

5. Excesso de Energia: Qualquer excesso de energia é enviado de volta para a rede elétrica, gerando créditos.

Essa configuração permite que os consumidores tenham energia mesmo durante falhas na rede elétrica, como apagões, graças às baterias que armazenam o excedente de energia produzido.


O que é Preciso Saber

Tempo de Backup: A duração da energia armazenada no banco de baterias varia com base na quantidade e capacidade das baterias. Geralmente, o banco pode alimentar dispositivos essenciais por algumas horas.

Custo do Sistema: O custo de um sistema fotovoltaico com banco de baterias varia de acordo com a potência e a quantidade de baterias. Em média, esse sistema custa de 30 a 50% a mais do que um sistema solar tradicional.

Compatibilidade de Inversores: A maioria dos inversores solares pode ser usada em sistemas de baterias, desde que sejam capazes de operar tanto conectados à rede quanto desconectados dela.

Custo de Manutenção: O custo de manutenção depende do tipo de baterias utilizadas. Baterias de carro, por exemplo, precisam ser substituídas a cada 2-3 anos, o que pode encarecer a manutenção. Optar por baterias de maior durabilidade pode aumentar o custo inicial do sistema.


Aplicações de Banco de Baterias agregados aos Sistemas Fotovoltaicos

Existem inúmeras aplicações de banco de baterias. Aqui apresentamos algumas das mais comuns:

1. Autoconsumo Residencial: Uma aplicação comum para sistemas fotovoltaicos com bancos de baterias é o autoconsumo residencial. Nesse cenário, os painéis solares geram eletricidade durante o dia, enquanto o excedente de energia é armazenado nas baterias. À noite ou em dias nublados, quando a produção solar é reduzida, a energia armazenada nas baterias é usada para alimentar a casa, reduzindo a dependência da rede elétrica e, consequentemente, economizando nas contas de energia.

2. Alimentação de Sistemas Isolados (Off Grid): Em locais remotos ou onde a conexão à rede elétrica tradicional não é viável, os sistemas fotovoltaicos com bancos de baterias são essenciais. Eles fornecem uma fonte confiável de energia elétrica, permitindo a operação de eletrônicos, sistemas de comunicação e iluminação, sem depender da rede elétrica. Essa aplicação é comum em áreas rurais, cabines isoladas e até mesmo em embarcações.

3. Backup de Emergência: Os sistemas de energia solar com bancos de baterias também podem ser usados como fonte de backup em casos de falta de energia da rede elétrica. Em eventos como blecautes, as baterias entram em ação para manter os dispositivos essenciais funcionando, como geladeiras, sistemas de segurança e iluminação. Isso pode garantir conforto e segurança durante situações de emergência.

4. Uso Comercial e Industrial: Empresas e indústrias também se beneficiam dos sistemas fotovoltaicos com bancos de baterias. Além de reduzir os custos de energia durante o dia por meio da geração solar, esses sistemas ajudam a gerenciar a demanda de eletricidade durante horários de pico. As baterias podem armazenar eletricidade quando os preços são mais baixos e alimentar a operação da empresa quando a energia da rede é mais cara. Isso resulta em economias significativas nas contas de eletricidade e na redução da dependência de fontes de energia tradicionais.


Conclusão

Os sistemas fotovoltaicos com bancos de baterias representam uma solução para aproveitar ao máximo a energia solar. Com aplicações que variam do autoconsumo residencial à garantia de energia em situações de emergência, esses sistemas oferecem uma alternativa eficaz e sustentável para a geração e o armazenamento de energia. Embora os desafios, como custos iniciais e manutenção, precisam ser considerados, o potencial de economia de energia e a redução da dependência de fontes de energia convencionais tornam esses sistemas uma escolha promissora no cenário energético atual e futuro. 

 

Referências

Portal Solar
https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-o-sistema-fotovoltaico-com-back-up-de-baterias

Neo Solar
https://www.neosolar.com.br/aprenda/saiba-mais/bateria-solar

Compartilhar

Deixar um comentário