Case de sucesso: torne sua empresa em referência no mercado solar

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 23 de setembro de 20204,8 min read1292 words

Um dos maiores objetivos de uma empresa é conquistar novos públicos constantemente. Afinal, essa é uma maneira de expandir as vendas e gerar clientes que confiem na marca. E uma ótima maneira de fazer isso é montar e divulgar um case de sucesso. Ele deve ser baseado em resultados positivos alcançados pela sua firma. 

Também chamado de estudo de caso, ele pode ser obtido a partir de uma pesquisa sobre os números do seu negócio com excelentes repercussões. Ou, uma outra forma, é o relato de experiência de um cliente sobre como o seu produto mudou para melhor a situação dele: uma história de sucesso do consumidor. 

Portanto, ao fazer o seu próprio case, a intenção é aumentar a credibilidade do seu serviço, promovendo aquilo que você oferece de melhor. Descubra como isso pode mudar a realidade do seu setor de vendas!

 

Como o case de sucesso ajuda o meu negócio?

Pessoa apontando para níveis de satisfação. Imagem ilustrativa sobre case de sucesso.

Destaca a sua marca da concorrência

Quando uma instituição produz um case e consegue formas eficientes de divulgá-lo, ela se sobressai em relação a outras. Por exemplo, se você possui uma loja de kits fotovoltaicos e elabora um mini documentário com o dono de um grande hotel que é seu cliente. E, ao instalar o seu produto, ele economizou drasticamente nas contas de energia, as chances do seu negócio se destacar crescem.

Com isso, o impacto das suas campanhas é maior e possíveis clientes te enxergam como um diferencial no mercado.  

 

Melhora a imagem da sua empresa para o público

A tática anterior está diretamente relacionada a esta. Uma vez que o seu serviço se destaca, as pessoas que se identificam com o problema apresentado no case tendem a procurar imediatamente pela sua empresa. 

Outra questão importante ligada à imagem é o fato da sua equipe buscar o ponto de vista do cliente. Dessa forma, ele acredita que vale mais a pena contratar o seu serviço porque vê um consumidor real opinando e contando sobre a experiência que teve com a sua marca. Quanto mais próximo à realidade, melhor. 

 

Transforma o seu negócio em referência

Para tornar-se referência é necessário que você divulgue cases de sucesso com uma certa periodicidade. Ao fazer isto, o gatilho mental de prova social é estimulado na mente dos seus clientes. 

Desse modo, a sua empresa gera autoridade no nicho fotovoltaico, fortalece a presença da marca no mercado e faz com que o nome seja reconhecido por mais pessoas. Tornando, assim, o seu negócio em uma referência. 

 

Rompe possíveis objeções de clientes

Quando as pessoas que têm interesse pelo seu tipo de produto entram em contato com o material do case e percebem quão transformador ele é, diversas barreiras são rompidas.

Isso acontece porque, ao apresentar um case de sucesso visualmente atrativo e dinâmico, você faz com que certos preconceitos sejam quebrados. Por exemplo, quando o cliente procura pela sua marca no Google, ele costuma ter acesso a resultados textuais. E estes não têm tanto impacto quanto um vídeo ou um conjunto de artes.

Já quando ele se conecta com a história de sucesso de um consumidor como ele, se sente mais seguro para investir na sua marca. Por isso, a seguir falaremos sobre os formatos que você pode utilizar para aumentar o alcance da campanha. Confira!

 

Qual formato eu devo escolher para divulgar o case de sucesso?

Pessoa sendo entrevistada por uma equipe de TV. Imagem ilustrativa de case de sucesso.

Antes de decidir a forma como o seu case será apresentado ao público, lembre-se: ele funciona como uma vitrine do seu trabalho ou como um portfólio da sua marca. Portanto, ele deve ser publicado em diferentes plataformas e redes sociais. 

Texto escrito

O texto escrito é o formato mais básico de divulgação e, apesar de ele ser feito com mais facilidade e menos investimento financeiro, não atinge tantas pessoas como um vídeo publicado em redes sociais, por exemplo. Ele pode ser pensado como um complemento de outro produto visual.

Podcast

Outra opção é: a partir da entrevista, montar um podcast com o áudio do encontro. Este formato está em expansão no mercado atualmente e pode ser divulgado em plataformas como Spotify e SoundCloud. 

Para redes sociais

Além do texto e do áudio, um outro jeito de ampliar o alcance do seu case é fazer artes e/ou infográficos para serem compartilhados na redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Por possuírem imagens e números compostos de maneira simples, este formato tende a ser facilmente compartilhado e assimilado pelo público.

Audiovisual

Por fim, o formato audiovisual se mostra como o mais efetivo. Se você parar para pensar, irá notar que a maior parte dos conteúdos visuais que chegam até você pelo celular hoje em dia são vídeos. Isso se dá em função do fácil consumo — é só abrir e assistir —  e porque ele pode ser divulgado nas redes sociais da sua empresa ou até mesmo ser anunciado em plataformas como o YouTube. 

A partir do que foi comentado, vale a pena conversar com suas equipes de vendas e de marketing e buscar a forma que melhor se adapta ao seu público, à sua marca e à condição financeira da sua empresa.

 

Quero montar um case de sucesso. Por onde começo?

Imagem ilustrativa sobre onboarding.

#1 Pesquise qual projeto se relaciona melhor com o seu público alvo

Pergunte-se: Dentre os melhores resultados e histórias de sucesso de clientes ligados à minha empresa, qual se conecta melhor com o público que eu quero atingir? Como este projeto em específico pode atrair novos clientes?

A partir das respostas a estes questionamentos, você irá selecionar o exemplo que melhor conversa com a sua audiência e faz com que ela se envolva com a sua marca. Porque, assim, as chances de conversão aumentam.

 

#2 Aborde a jornada do cliente 

Tendo definido qual projeto será a base do case, é hora de entrevistar o cliente. Fazer com que ele fale da forma mais natural possível sobre como ter adquirido o seu produto mudou a realidade dele. 

Durante a conversa, questione quais problemas ele tinha antes, quais desafios enfrentou e como a sua empresa o ajudou a passar por estas etapas até atingir o sucesso. Também é interessante que ele comente como conheceu e por que optou pelo seu negócio. 

É válido ressaltar que, a pessoa da sua equipe responsável pela entrevista não deve “roubar o papel” de protagonista do cliente. Ou seja, ao fazer as perguntas, ela está ali para direcionar o caminho da conversa. E não para impor certo tipo de respostas. 

 

#3 Destaque os resultados quantitativos

Após a etapa da entrevista, é necessário organizar todas as informações e lembrar que os dados quantitativos são um ponto muito importante do case. São eles que realmente indicarão que a história contada pelo cliente é real e garante excelentes resultados. 

Os infográficos citados podem estar em formato de artes para redes sociais, site ou blog. Mas também podem aparecer nos textos e como recursos de animação nos vídeos. Isso porque, quando o cliente associa a história a números factíveis, ele se convence sobre o poder dos seus serviços

 

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