Como funciona o pós-venda no mercado de energia solar

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 9 de maio de 20243,3 min read905 words

O pós-venda no mercado de energia solar é a chave do sucesso para as empresas que desejam se solidificar no setor. Isso porque, além de evitar reclamações e insatisfações, antecipando as dores do cliente, ainda ajuda na fidelização e promove as vendas por indicação. Portanto, ignorar essa etapa do processo de vendas pode prejudicar bastante o seu negócio.

Mas é importante lembrar que o pós-venda deve ser estruturado de acordo com a necessidade de cada empresa, levando em consideração o produto ou serviço oferecido e o seu público-alvo. Para te ajudar com isso, separamos abaixo alguns tópicos que são cruciais para que você entenda como funciona o pós-venda e como estruturar esse setor dentro da sua empresa. Confira!

 

Análise das principais demandas do pós-venda no mercado de energia solar

O pós-venda funciona como o pilar da sua empresa no que diz respeito à assistência ao cliente. Afinal, é por meio desse setor que você conseguirá atender às diversas demandas que podem surgir ao longo do tempo de vida útil do sistema fotovoltaico do consumidor final. 

E o primeiro passo para saber como funciona um pós-venda no mercado de energia solar, é na busca por compreender as demandas que a sua empresa recebe após o cliente finalizar a compra e/ou a instalação ser concluída. Para isso, é necessário que você analise as principais reclamações recebidas ou situações que poderiam gerar problemas futuros.

Entre as principais demandas de clientes relacionadas ao pós-venda, podemos citar:

  • Desgaste ou falhas nos equipamentos que compõem o sistema;
  • Falha de comunicação no inversor, gerado por problemas de internet; 
  • Atrasos ou erros na instalação da usina solar;
  • Erros na leitura da fatura;
  • Interferências na geração de energia devido à sujeira;
  • Troca de titularidade;
  • Expansão da usina;
  • Substituição de componentes/equipamentos;
  • Adição de unidades consumidoras;

Tendo isso em vista, você conseguirá estruturar um setor que possa receber essas demandas e agir de forma ativa, antecipando as dores dos clientes.

 

A importância de definir uma equipe responsável

Após descobrir quais são as principais demandas que a sua empresa recebe dos clientes após a finalização da venda, é crucial que você defina responsáveis pelo trabalho de assistência. Ter uma equipe que realize exclusivamente essa função é importante, porque ajuda a solucionar as dores desses clientes de forma mais rápida e eficiente.

Além de tornar todo o processo mais organizado, ainda diminui o risco de deixar alguma demanda de lado. Bem como, a equipe consegue se especializar melhor no assunto e entregar um resultado mais satisfatório.

 

A escolha de ferramentas para o pós-venda

Outro ponto importante no pós-venda no mercado de energia solar, é a escolha de ferramentas que ajudarão nesse processo. É importante entender que essa etapa da venda é mais complexa que uma assistência técnica, porque é preciso agir de forma ativa.

Isso exige que você utilize a tecnologia ao seu favor para otimizar certas tarefas. A primeira delas é o uso de um CRM, que será fundamental para automatizar e organizar processos, de modo que o time tenha maior controle sobre as tarefas a serem realizadas.

Além disso, é indispensável que a sua empresa contrate uma plataforma de monitoramento de usinas. Essa ferramenta te ajudará a identificar antecipadamente possíveis falhas nos sistemas fotovoltaicos. Desse modo, é possível solucionar o problema o mais rápido possível, evitando a insatisfação dos clientes.

Outra vantagem está na possibilidade do acompanhamento da geração e do consumo de energia, por meio dos relatórios. Isso deixa o cliente consciente sobre o funcionamento da própria usina, levando mais segurança para esse consumidor.

 

Como estruturar o pós-venda no mercado de energia solar para gerar receita recorrente

Agora que você já entendeu como funciona a estrutura base para um setor de pós-venda dentro da sua empresa, é importante compreender como ele pode ser oferecido ao cliente, gerando receita recorrente.

Com base nas principais demandas que chegam no dia a dia, você pode definir planos que serão ofertados, contando com alguns serviços específicos, como:

  • Seguro do sistema fotovoltaico (pode ser fechado antes ou após a venda);
  • Manutenções preventivas e corretivas;
  • Suporte junto à concessionária;
  • Limpeza dos painéis;
  • Monitoramento com relatórios mensais de geração e consumo; 
  • Entre outros.

Com isso, é possível cobrar valores diferentes de acordo com a quantidade de serviços oferecidos em cada plano, ou a quantidade de vezes que eles serão executados, como nos casos das manutenções e limpezas, por exemplo. Bem como, por prazos, como é o caso do seguro e do monitoramento. 

 

A importância das pesquisas de satisfação

Por fim, é muito importante que sua empresa também realize pesquisas de satisfação, como NPS e feedbacks. Lembre-se que o seu cliente deve se tornar um embaixador da sua marca, e esse é um passo essencial para que ele a indique para amigos e parentes. 

Então, para que você compreenda melhor quais são as demandas desses clientes e como tem sido a experiência deles com a sua empresa, é necessário ouvi-los.

O pós-venda no mercado de energia solar é extremamente necessário, porque estamos falando de um relacionamento que vai durar, em média, 25 anos. Portanto, precisa ser priorizado.

Compartilhar

Deixar um comentário