Como funciona o pós-venda no mercado de energia solar
O pós-venda no mercado de energia solar é a chave do sucesso para as empresas que desejam se solidificar no setor. Isso porque, além de evitar reclamações e insatisfações, antecipando as dores do cliente, ainda ajuda na fidelização e promove as vendas por indicação. Portanto, ignorar essa etapa do processo de vendas pode prejudicar bastante o seu negócio.
Mas é importante lembrar que o pós-venda deve ser estruturado de acordo com a necessidade de cada empresa, levando em consideração o produto ou serviço oferecido e o seu público-alvo. Para te ajudar com isso, separamos abaixo alguns tópicos que são cruciais para que você entenda como funciona o pós-venda e como estruturar esse setor dentro da sua empresa. Confira!
Análise das principais demandas do pós-venda no mercado de energia solar
O pós-venda funciona como o pilar da sua empresa no que diz respeito à assistência ao cliente. Afinal, é por meio desse setor que você conseguirá atender às diversas demandas que podem surgir ao longo do tempo de vida útil do sistema fotovoltaico do consumidor final.
E o primeiro passo para saber como funciona um pós-venda no mercado de energia solar, é na busca por compreender as demandas que a sua empresa recebe após o cliente finalizar a compra e/ou a instalação ser concluída. Para isso, é necessário que você analise as principais reclamações recebidas ou situações que poderiam gerar problemas futuros.
Entre as principais demandas de clientes relacionadas ao pós-venda, podemos citar:
- Desgaste ou falhas nos equipamentos que compõem o sistema;
- Falha de comunicação no inversor, gerado por problemas de internet;
- Atrasos ou erros na instalação da usina solar;
- Erros na leitura da fatura;
- Interferências na geração de energia devido à sujeira;
- Troca de titularidade;
- Expansão da usina;
- Substituição de componentes/equipamentos;
- Adição de unidades consumidoras;
Tendo isso em vista, você conseguirá estruturar um setor que possa receber essas demandas e agir de forma ativa, antecipando as dores dos clientes.
A importância de definir uma equipe responsável
Após descobrir quais são as principais demandas que a sua empresa recebe dos clientes após a finalização da venda, é crucial que você defina responsáveis pelo trabalho de assistência. Ter uma equipe que realize exclusivamente essa função é importante, porque ajuda a solucionar as dores desses clientes de forma mais rápida e eficiente.
Além de tornar todo o processo mais organizado, ainda diminui o risco de deixar alguma demanda de lado. Bem como, a equipe consegue se especializar melhor no assunto e entregar um resultado mais satisfatório.
A escolha de ferramentas para o pós-venda
Outro ponto importante no pós-venda no mercado de energia solar, é a escolha de ferramentas que ajudarão nesse processo. É importante entender que essa etapa da venda é mais complexa que uma assistência técnica, porque é preciso agir de forma ativa.
Isso exige que você utilize a tecnologia ao seu favor para otimizar certas tarefas. A primeira delas é o uso de um CRM, que será fundamental para automatizar e organizar processos, de modo que o time tenha maior controle sobre as tarefas a serem realizadas.
Além disso, é indispensável que a sua empresa contrate uma plataforma de monitoramento de usinas. Essa ferramenta te ajudará a identificar antecipadamente possíveis falhas nos sistemas fotovoltaicos. Desse modo, é possível solucionar o problema o mais rápido possível, evitando a insatisfação dos clientes.
Outra vantagem está na possibilidade do acompanhamento da geração e do consumo de energia, por meio dos relatórios. Isso deixa o cliente consciente sobre o funcionamento da própria usina, levando mais segurança para esse consumidor.
Como estruturar o pós-venda no mercado de energia solar para gerar receita recorrente
Agora que você já entendeu como funciona a estrutura base para um setor de pós-venda dentro da sua empresa, é importante compreender como ele pode ser oferecido ao cliente, gerando receita recorrente.
Com base nas principais demandas que chegam no dia a dia, você pode definir planos que serão ofertados, contando com alguns serviços específicos, como:
- Seguro do sistema fotovoltaico (pode ser fechado antes ou após a venda);
- Manutenções preventivas e corretivas;
- Suporte junto à concessionária;
- Limpeza dos painéis;
- Monitoramento com relatórios mensais de geração e consumo;
- Entre outros.
Com isso, é possível cobrar valores diferentes de acordo com a quantidade de serviços oferecidos em cada plano, ou a quantidade de vezes que eles serão executados, como nos casos das manutenções e limpezas, por exemplo. Bem como, por prazos, como é o caso do seguro e do monitoramento.
A importância das pesquisas de satisfação
Por fim, é muito importante que sua empresa também realize pesquisas de satisfação, como NPS e feedbacks. Lembre-se que o seu cliente deve se tornar um embaixador da sua marca, e esse é um passo essencial para que ele a indique para amigos e parentes.
Então, para que você compreenda melhor quais são as demandas desses clientes e como tem sido a experiência deles com a sua empresa, é necessário ouvi-los.
O pós-venda no mercado de energia solar é extremamente necessário, porque estamos falando de um relacionamento que vai durar, em média, 25 anos. Portanto, precisa ser priorizado.