Como gerar uma boa proposta comercial no mercado de energia solar
A proposta comercial é um documento essencial no processo de vendas, porque contém as principais informações referentes ao projeto do cliente, incluindo o orçamento. Portanto, é essencial que o time não só seja ágil na entrega dessa proposta, como também, que se atente a entregar informações claras e precisas, de forma que o cliente final não tenha dificuldade de compreendê-las.
Existem diversos detalhes que fazem toda a diferença na hora de fechar negócio. Então, se a sua proposta comercial não for adequada, ela vai te prejudicar perante o seu cliente, interferindo na sua negociação. Por ser um documento tão importante, precisa ser bem trabalhado. Para te ajudar com isso, listamos 5 dicas para te ajudar a gerar uma ótima proposta comercial.
1. Clareza nas informações
Lembre-se de que o seu cliente nem sempre terá um bom conhecimento sobre energia solar. Muitas pessoas buscam essa alternativa devido à economia gerada na conta de luz. Contudo, nem todos buscam estudar melhor sobre o assunto antes de consultar orçamentos para realizar a instalação.
Então, a clareza nas informações é extremamente necessária. Isso não significa apenas dizer que você deve inserir todos os dados, mas que também deve usar uma linguagem mais acessível para o seu cliente. Essa também é uma forma de evitar que ele fique com dúvidas e faça inúmeros questionamentos, o que acaba atrasando a negociação. Portanto, tente traduzir ao máximo tudo o que você puder, para que o seu cliente possa te compreender bem.
2. Boa apresentação
A forma de apresentação é essencial por diversos motivos. Além de inserir a identidade visual da sua empresa e demonstrar que vocês buscam entregar o melhor, até mesmo na produção da proposta, ainda é uma forma de tornar a leitura mais fluida e atraente.
Para isso, invista em uma boa diagramação, respeitando espaçamentos e alinhamentos, hierarquizando conteúdos e apostando em fontes legíveis e até mesmo em imagens.
3. Repasse todas as informações técnicas
É muito importante que você não deixe margens para dúvidas ao elaborar a proposta comercial. Ela precisa ser bastante esclarecedora, contando com as informações técnicas sobre a usina. Ou seja, é preciso apontar qual vai ser a potência do sistema, o quanto ele irá gerar de energia (considerando inúmeros fatores), os equipamentos que serão utilizados, suas devidas marcas e preços, a estrutura, etc.
Outro ponto que deve constar na proposta, é sobre a área em que a usina será instalada. Inicialmente, é preciso verificar as possibilidades em uma visita técnica inicial. Se o telhado onde se pretende instalar os módulos não consegue suportá-los, por exemplo, isso será um problema. Portanto, é correto conversar com o cliente antes, caso haja a necessidade de custos adicionais nesse sentido.
Além de enriquecer a sua proposta comercial, as especificações técnicas geram mais confiança para o cliente. Isso porque, ele vai ser informado com detalhes sobre o projeto da usina. É muito importante que todas as informações também sejam o mais precisas possível, de modo a evitar embates e questionamentos que possam gerar desconfianças.
4. Orçamento detalhado
Como citamos anteriormente, é muito importante que os preços e marcas dos equipamentos sejam informados. Mesmo que você não consiga repassar todo o orçamento em detalhes, é necessário justificar o preço estipulado no projeto. Além disso, essa parte financeira, é geralmente a mais analisada pelo cliente, e é a que mais pesa na decisão final.
Por isso, é muito importante que você deixe claro que a instalação da usina é um investimento, e não uma compra comum. Bem como, deixe possibilidades para que ele possa efetuar esse pagamento.
Por exemplo, insira parcelas do financiamento e o quanto ele irá economizar por mês com a conta de luz. Essa é uma forma de fazer com que ele entenda que irá fazer uma substituição de uma conta pela prestação do investimento em energia solar. Além disso, tente inserir quais são os bancos parceiros que podem acordar esse possível financiamento.
5. Agilidade na entrega
Por fim, outro detalhe muito importante, e que irá fazer toda a diferença, é a agilidade na entrega da proposta comercial. Nunca deixe o seu cliente na espera. Tente ser o mais ágil possível, e não deixe de conversar com ele no período em que essa proposta estiver sendo elaborada.
Deixar o seu cliente de lado fará com que ele se sinta esquecido por você. E isso irá contribuir para que ele desista da compra com a sua empresa. A comunicação é a chave do sucesso durante esse processo. Não esqueça que o cliente sempre busca outros orçamentos antes de fechar, e o tempo de espera para ele pode ser determinante na decisão.