Entenda tudo sobre sua conta de luz com sistema fotovoltaico
A conta de energia ou conta de luz é a fatura que deve ser paga mensalmente pelos proprietários de imóveis interligados ao sistema de distribuição de energia elétrica brasileiro. Isso também se aplica a clientes que possuem usinas fotovoltaicas.
No entanto, esses ficam enquadrados no Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), que permite que a energia excedente gerada pelo imóvel seja injetada na rede da distribuidora, a qual funcionará como uma bateria, armazenando esse excedente. Mas, apesar de haver um sistema próprio de medição para esses clientes, várias informações da fatura se alteram após a instalação da usina fotovoltaica, o que deixa a interpretação mais complexa.
Nesse texto vamos aprender a fazer a leitura e compreender as informações da conta de luz, em unidades com usinas fotovoltaicas. Esse texto procura atender tanto o integrador solar quanto o cliente do mesmo. Entenda tudo sobre sua conta de luz com sistema fotovoltaico agora mesmo:
Modalidades do SCEE
Existem quatro modalidades presentes no SCEE, reconhecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica):
- Geração junto à carga:
Nesta modalidade, uma usina é instalada em uma residência, comércio ou indústria e somente este imóvel pode consumir a energia elétrica gerada pelo sistema.
- Autoconsumo remoto:
Caracterizado por dois ou mais imóveis consumidores da energia gerada pela usina, contanto que todas as unidades consumidoras sejam de titularidade de uma mesma pessoa Jurídica, incluídas matriz e filial, ou Pessoa Física que possua outras unidades. Além disso, todas as unidades consumidoras de energia devem estar dentro da mesma área de concessão ou permissão da concessionária de energia.
- Empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras:
Acontece quando em um mesmo imóvel ou imóveis vizinhos existem unidades consumidoras independentes e há uma usina para atender o gasto energético do uso comum. Por exemplo, para abater o consumo de energia de um salão de festas de condomínio.
- Geração compartilhada:
São vários consumidores de energia reunidos em uma cooperativa ou consórcio, onde ao menos um dos integrantes possui uma usina fotovoltaica e a energia gerada é compensada nas faturas dos outros integrantes do grupo.
Dentre as modalidades, a mais comum é a geração junto à carga. Portanto, neste texto nós exploraremos mais esta, para que você entenda tudo sobre a conta de luz.
Mudanças na conta de luz após instalação da usina
Após a instalação do sistema fotovoltaico, as mudanças na fatura são simples, no entanto normalmente há dificuldades em entender o significado de cada informação. Trazendo como exemplo uma fatura da CEMIG, do estado de Minas Gerais, estão destacadas as principais alterações:
- Dados de medição do relógio bidirecional da concessionária:
O relógio da concessionária mede quanto de energia foi consumida (1.1) da rede e quanto de energia foi gerada pela usina e chegou até a rede (1.2). Antes de analisar o consumo total da unidade, você deve considerar que parte da energia é consumida da rede e parte da energia é consumida diretamente do sistema fotovoltaico. Esse último é chamado de autoconsumo ou consumo simultâneo. - Dados da energia cobrada, compensada e injetada:
Dentre os valores faturados estão a energia injetada (2.2) na concessionária e a energia compensada (2.1) em relação ao valor da energia consumida (1.1). Caso a energia injetada seja maior que a consumida, deve-se pagar o custo de disponibilidade da rede, que varia de acordo com a classe (monofásica, bifásica ou trifásica). Caso contrário, paga-se a diferença entre a energia consumida e a injetada.
- Saldo atual de geração:
O saldo de geração (3.1) informa o total acumulado de créditos de energia disponíveis até a data da fatura.
Entendendo o autoconsumo ou consumo instantâneo
A conta de luz mostra todas as informações importantes que a concessionária de energia consegue obter. No entanto, o que torna o entendimento mais complicado após a instalação do sistema fotovoltaico é o fato de existirem informações que a concessionária não tem acesso em tempo real, como o autoconsumo.
Este parâmetro representa o consumo energético da unidade que vem direto da usina fotovoltaica. Em outras palavras, é a diferença entre a energia gerada pela usina e a energia injetada na rede da concessionária. Portanto, como as concessionárias só têm acesso a este último dado, mas não da energia gerada pela usina, ela não consegue calcular o autoconsumo para mostrar ao cliente qual o valor total de energia consumida pelo cliente em um certo período.
Em um exemplo prático usando a conta de luz já mostrada, sabe-se que a usina injetou na rede 270 kWh no mês. Caso essa usina tenha gerado 1000 kWh, pode-se calcular o autoconsumo:
Autoconsumo =Energia gerada -Energia injetada
Autoconsumo =1000 kWh -270 kWh = 730 kWh
Sabendo também que a unidade consumiu direto da rede 365 kWh, para calcular o consumo total da residência, deve-se somar o autoconsumo ao valor de energia consumido da rede:
Consumo total =Autoconsumo + Energia consumida
Consumo total =730 kWh + 365 kWh = 1095 kWh
Essas informações são valiosas para o proprietário da usina, porque possibilitam entender o nível de consumo energético da unidade e tomar providências caso esse esteja muito elevado ou muito baixo. No entanto, só é possível obtê-las se o monitoramento da usina estiver funcionando corretamente.
Nosso software pode ajudar
Além deste caso, existem outras variações que complicam mais os cálculos. Mas não se preocupe! Se você entende ser importante conhecer seu perfil de consumo ou do seu cliente, o software SolarView PRO consegue de forma automática cruzar os dados das contas de energia com os dados dos aplicativos de monitoramento, para entregar relatórios com todas essas informações. Veja um exemplo:
Para dúvidas sobre relatórios e serviços de pós-venda fotovoltaico, entre em contato com nossa equipe! Esperamos que agora tenha entendido tudo sobre a conta de luz com sistema fotovoltaico.
Tem como disponibilizar esse material explicativo em arquivo .pdf?
Olá, tudo bem? Sou o Coutinho e faço parte da JMA Eletric, representante de marcas nacionais do ramo elétrico.
Trabalhamos sempre com os melhores produtos elétricos e os melhores preços para levar à sua empresa o melhor negócio!
Venho com a JMA trazer produtos de excelente procedência
prezando sempre pela qualidade dos produtos e pela segurança do cliente.
Trabalhamos com os seguintes materiais:
” Conectores
” Cordoalha de Aço
” Eletro Ferragens
” Isoladores
” Para-Raios
” Materiais eletricos MEDIA TENSAO
Você também pode conferir nosso catalogo completo em http://www.jmaeletric.com.br
Estamos prontos para atende-los e tirar quaisquer dúvidas sobre nossa empresa e os produtos que representamos.
Solicite um orçamento agora mesmo.
Vamos conversar?
Coutinho
(11) 9 6458-7946 / (11) 9 4472-7014
contato@jmaeletric.com.br
Confira no LinkedIn e comprove nossa excelência: https://www.linkedin.com/company/jma-eletric-representa%C3%A7%C3%B5es-comerciais/