Entenda por que o marketing da sua empresa não está gerando resultados

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 23 de maio de 20244,3 min read1184 words

Embora seja ignorado por muitas empresas, o marketing é fundamental para dar visibilidade ao negócio, gerar autoridade e trazer resultados. E não estamos falando apenas de publicidade paga, como propagandas em rádios, televisão, jornais e internet etc. O trabalho do marketing é mais extenso e envolve uma série de atividades e de profissionais.

 

Contudo, a demanda do marketing é variável de acordo com o mercado que a sua empresa está inserida, os produtos ou serviços oferecidos e o público-alvo. Por isso, é muito importante estudar bastante sobre o assunto, antes de contratar uma equipe e definir projetos, metas e objetivos.

 

Afinal, de nada adianta estruturar todo um setor, se as estratégias não forem adequadas. Quando falamos de marketing para energia solar, a situação não é diferente. Por se tratar de uma venda complexa, é preciso, inicialmente, educar o seu cliente sobre o assunto e criar o desejo do consumo em torno do produto/serviço oferecido.

 

Contudo, alguns erros cometidos no marketing são fatais, porque não geram os resultados esperados. Separamos abaixo alguns deles, para que você evite cometê-los na sua empresa.

 

1. Não conhecer o seu o público-alvo

 

Como já citamos anteriormente, conhecer o seu público-alvo é fundamental para conseguir dar andamento a todo e qualquer planejamento de marketing. Portanto, esse é o primeiro passo que deve ser seguido pelos gestores que desejam estruturar esse setor em uma empresa.

 

Desse modo, você consegue visualizar quem é o seu cliente (definindo uma persona) e como ele vai se comportar na jornada de compras. Além disso, ainda é possível montar estratégias mais assertivas para alcançá-lo e persuadi-lo, uma vez que você conhecerá melhor as dores e necessidades desse potencial cliente.

 

2. Não traçar objetivos e metas

 

Outro erro comum nos setores de marketing das empresas está em não traçar objetivos e metas. Essa falta de previsibilidade sobre o que se deseja alcançar, quando e como fazer para que dê certo, faz com que o time fique perdido e não saiba por qual caminho seguir.

 

Isso prejudica diretamente nas avaliações e balanços. Afinal, como você vai conseguir analisar seus resultados, se nem ao menos sabe onde deseja chegar? 

 

Levando isso em consideração, é muito importante definir objetivos claros e mensuráveis, e traçar metas que estipulem em quanto tempo o seu time deve alcançar determinados resultados. 

 

3. Falta de estratégias de marketing

 

Para que o marketing traga retorno, é preciso que o time estruture estratégias eficientes, considerando o público-alvo da empresa, o produto ou serviço oferecido, as tendências e novidades do mercado, os diferenciais competitivos, quais os canais mais eficientes e que, de fato, a empresa consegue investir, entre outros.

 

Até mesmo o que parece um simples post no Instagram, deve ser publicado com algum objetivo e com um conteúdo que faça sentido. É preciso pensar em qual tipo de conteúdo o seu público se interessa e engaja, por exemplo. Bem como, se ele é esclarecedor e persuasivo. 

 

Nesse momento, é importante olhar para os objetivos e metas e pensar em qual posicionamento a sua empresa deseja ter. A partir disso, será possível definir demandas e profissionais necessários para obter os resultados almejados.

 

4. Falta de investimento em novas tecnologias e bons profissionais 

 

Bons profissionais custam caro, mas é inegável que eles fazem a diferença na sua empresa. É muito importante contratar funcionários que realmente sejam qualificados para as funções que o marketing da sua empresa exigirá.

 

Um dos grandes erros das empresas está em achar que qualquer um pode fazer o trabalho do marketing e que não há necessidade de investimento. O resultado disso será desastroso.

 

Por isso, em primeiro lugar, é necessário entender que esse setor pode exigir profissionais com especialidades diversas, como designer, copywriter, social media, videomaker, gestor de tráfego, entre outros. Além disso, é importante ter alguém com bastante experiência na coordenação desse time.

 

Se você já sabe exatamente qual trabalho deseja realizar, tem tarefas definidas, baseadas nos objetivos e metas do seu marketing, agora é a hora de definir quem irá compor o seu time. 

 

Investir em boas tecnologias também é essencial para garantir uma maior qualidade do trabalho que será realizado. Seja em equipamentos, como câmeras, microfones, luzes e cenários para vídeos e fotos, por exemplo, ou mesmo em softwares para design e edições, entre outros.

 

5. Falta de otimização dos conteúdos 

 

Para que o seu conteúdo tenha um alcance orgânico, é necessário que ele seja otimizado com as técnicas de SEO. Desse modo, haverá mais chances de ele ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google. 

 

E isso envolve, inclusive, a produção de conteúdos com alta qualidade que, de fato, retenham a atenção do leitor, para que ele continue a leitura. Muitas empresas esquecem de otimizar os materiais produzidos e publicados na internet, e acabam perdendo diversos leads que poderiam vir de forma orgânica, trazendo ainda mais economia e autoridade para a empresa. 

 

Logo, o time de marketing deve se atentar a isso, e buscar gerar mais eficiência, usando palavras-chave, imagens, hiperlinks, títulos e subtítulos, por exemplo. Além de cuidados com a pontuação, uso de palavras de transição, tamanhos de parágrafos e outras diversas técnicas de SEO.

 

6. Falta de integração com o time comercial

 

Um dos erros mais comuns e mais nocivos para o marketing e a empresa como um todo, é a falta de integração com o comercial. Isso prejudica o processo de vendas, porque não há comunicação sobre os fluxos percorridos pelos leads. 

 

O que impede que o comercial receba leads qualificados e possa prospectar. Bem como, interfere no processo de qualificação e nutrição desses leads por parte do marketing. Portanto, é necessário que haja essa integração, pois embora as metas de ambos sejam definidas de forma diferentes, existe uma interligação entre elas. 

 

7. Não testar conteúdos e métodos diferentes

 

Nem toda estratégia ou ação que funciona bem em uma empresa, funcionará bem em outra. Além disso, com o tempo, algumas atividades ficam obsoletas ou deixam de gerar resultados, principalmente quando esse trabalho é realizado na internet.

Se as empresas não testam novos conteúdos ou métodos, tendem a estagnar em algum momento. É preciso que haja uma constante atualização, com uso de novas tecnologias.

 

8. Não realizar análises das métricas

 

Por fim, é muito importante pontuar sobre a importância de analisar todas as métricas referentes ao marketing. Bem como, fazer esse balanço juntamente com o comercial e, posteriormente, para comparar os resultados, observando se os leads estão chegando e cumprindo à jornada de compras.

 

Assim, é possível observar aquilo que está ou não funcionando. Se você ignora essa etapa, nunca vai conseguir fazer uma avaliação real sobre o seu marketing e adequar ou mudar estratégias.

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