Equipe de vendas: aprenda a formar um time de sucesso agora mesmo
Alcançar objetivos e atingir metas são conceitos básicos, mas que exigem um time de vendas bem estruturado e alinhado aos valores da empresa. Construir essa equipe pode ser uma tarefa desafiadora para gerentes em todo tipo de empresas.
Isso porque, atualmente, não basta selecionar os vendedores com melhor desempenho, afinal, os clientes possuem cada vez mais necessidades específicas.
Para que a venda seja efetivada, os vendedores devem atuar também como consultores e terem o discurso afinado com aquilo que a empresa prega.
Eles precisam estar atentos às necessidades dos clientes e prontos para solucionar os seus problemas de maneira eficaz.
As novas demandas
Devido ao aumento no acesso à internet e à facilidade que as vendas via redes sociais proporcionam, os clientes têm a oportunidade de ler sobre as soluções oferecidas pela sua marca e podem chegar ao vendedor tendo uma boa noção sobre os detalhes do produto.
Por isso, a equipe de vendas necessita receber treinamentos constantes, assim como um bom apoio tecnológico para obter sucesso em fechar negócios.
Pensando em todas essas questões, separamos as melhores sugestões para você montar um time de sucesso e garantir vendas constantes. Continue a leitura!
Estabeleça o Perfil de Cliente Ideal (PCI)
Também conhecido como ideal customer profile, este conceito é aplicado a fim de compreender qual o perfil dos clientes com potencial de compra. Ao defini-lo, formar a equipe se torna uma tarefa mais fácil porque você terá uma margem de volume de indivíduos que serão alcançados com cada ação.
Para isto, é necessário fazer e solucionar as seguintes perguntas:
- Quem compra mais de mim?
- Quais são as características destes clientes?
- Quais os tipos de problema que a sua empresa ajuda estas pessoas a resolver?
- Quais os canais que eles utilizam para se comunicar e se informar?
Determine um líder
Após a definição do PCI, é necessário escolher um líder que seja capaz de determinar o ritmo dos vendedores.
Esta pessoa será responsável por definir tarefas, garantir que o time está alinhado às ideias da empresa e acompanhar o fluxo de informações, assegurando o progresso dos resultados.
Equipes de alta performance possuem um bom exemplo de liderança a sua frente. E, para que o entrosamento entre a equipe e o líder aconteça e se mantenha, ele também precisará participar das vendas dentro da empresa.
Dessa forma, ele entenderá como como os processos de conversão e entrada de leads estão acontecendo e garantirá a excelência do trabalho da equipe.
Treine e qualifique os vendedores
Para estabelecer um time de vendas e consultoria especializado, realizar treinamentos e investir em qualificação são ações essenciais e devem ser feitas constantemente.
Manter todos atualizados permite a reciclagem dos conhecimentos, a dinamização da rotina e o aperfeiçoamento no desempenho dos vendedores.
Nos treinamentos, devem ser incluídas não apenas informações sobre produtos, serviços e qualidades de ambos, mas também é necessário falar sobre atualizações de técnicas de vendas e marketing.
A empresa não precisa necessariamente contratar programas terceirizados, ela pode desenvolver capacitações internas a partir da percepção do que precisa ser melhorado. O líder do time é um componente imprescindível desta etapa.
Faça reuniões periódicas
Esta sugestão está diretamente ligada à anterior porque, ao realizar reuniões com certa constância, o líder da equipe percebe quais pontos necessitam ser trabalhados. Com isso, se torna mais fácil avaliar e revisar as estratégias do grupo.
Nestas reuniões, é de suma importância que sejam expostos e analisados os resultados e feedbacks obtidos até o momento.
Durante estes encontros também é necessário abordar as novas metas, objetivos e métodos para alcançá-los.
Outra questão é deixar que os vendedores comentem problemas internos e sugiram soluções e melhorias para a empresa.
Feedbacks internos possuem grande relevância e não devem ser ignorados, para que não haja ruídos futuramente.
Estimule um ambiente colaborativo
O mundo corporativo possui uma cultura que incentiva a competição acirrada a fim de obter os melhores números. Porém, este pensamento nem sempre é o mais adequado para um time de vendas.
Vale a pena promover um ambiente em que todos os membros do grupo tenham a oportunidade de crescer juntos.
Ou seja, eles devem trabalhar com o objetivo de alcançar bons resultados em conjunto, não por mérito de um ou outro especificamente.
Fazer isso, estimula a criação de relacionamentos baseados em confiança.
Afinal, as pessoas não estarão investindo o seu tempo em superar a meta do colega, mas sim em garantir melhores resultados para a empresa como um todo.
Tendo todas essas dicas em mãos, todo o processo de montagem de uma equipe de vendas de sucesso se torna menos complicado e mais fácil de ser aplicado para as próximas ações.
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