Vendedor de alta performance: como construir uma equipe eficiente
Ter um vendedor de alta performance na equipe exige bastante atenção e cuidado aos detalhes.
Para construir um time eficiente, é preciso entender quais são os desafios desses profissionais, quais são os desafios da área e, principalmente, como oferecer o suporte necessário para que seus colaboradores consigam driblar os desafios e ter excelentes resultados no setor comercial.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como construir uma equipe de sucesso, treinar vendedores de alta performance e transformar a rentabilidade da sua empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.
Os 3 desafios do setor de vendas
Sabemos que o setor comercial é recheado de desafios. Lidar com clientes, entendê-los e saber exatamente o que oferecer a cada um deles é um dos passos mais difíceis para o time de vendas.
No entanto, existem alguns desafios que se destacam diante as mais diversas particularidades dessa área:
- a dificuldade de prospecção;
- a dificuldade de entender as necessidades dos clientes;
- e a dificuldade de desenvolver habilidades comerciais.
Vamos entender cada um desses pontos a seguir.
1. Dificuldade de prospecção
Sem dúvidas, uma das maiores dificuldades do setor comercial é realizar a prospecção de clientes. Alcançar o cliente certo e saber oferecer a solução adequada para cada necessidade pode ser desafiador.
No entanto, o vendedor de alta performance que é capaz de identificar os clientes ideais e saber comunicar as melhores soluções para cada um deles, sem dúvidas, consegue uma posição de destaque (não só dentro da empresa, como também com os clientes).
2. Entender a necessidades do cliente
Não é tarefa fácil entender as necessidades do cliente. Por mais simples que pareça, nem sempre os clientes falam exatamente o que precisam, e por isso é importante que os vendedores sejam capazes de interpretar corretamente o que está sendo dito, além de fazer as perguntas certas.
É importante que o vendedor saiba alinhar as expectativas, criar valor para os consumidores e ser capaz de analisar a percepção do cliente sobre o produto, serviço ou a empresa, para nortear o diálogo da melhor forma possível.
3. Falta de habilidades de vendas
Muitos vendedores ainda enfrentam a dificuldade de entregar uma proposta de valor realmente atraente para os clientes.
Essa é a falta da combinação de todos os pontos que levantamos anteriormente, principalmente no que diz respeito à entender as necessidades dos consumidores, visto que, mesmo para os mesmos produtos ou serviços, as motivações podem ser diferentes de uma pessoa para outra.
Como construir uma equipe de vendas eficiente?
Para ser um vendedor de alta performance ou construir uma equipe de vendas eficiente, é preciso atuar em diversas frentes:
- ter um líder definido;
- ter o posicionamento e os objetivos da empresa bem claros;
- atuar como um mentor para a equipe;
- ser capaz de reconhecer os esforços do time;
- incentivar a conversa e a troca de experiências entre os membros da sua equipe comercial;
- realizar reuniões de alinhamento periodicamente;
- incentivar a realização de treinamentos;
- usar a tecnologia como sua principal aliada.
Vamos entender cada um desses pontos a seguir.
1. Tenha um líder definido
O primeiro passo para construir uma equipe eficiente é ter um bom líder, um profissional responsável por comandar o time e orientar os colaboradores no caminho para o sucesso no setor comercial.
Sem um líder definido, no entanto, é difícil conquistar uma equipe de alta performance. Isso porque, em todas as áreas, incluíndo nas vendas, e preciso que a equipe tenha uma pessoa de referência para orientar, auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades, manter a disciplina, delegar as tarefas e muito mais.
2. Tenha o posicionamento e os objetivos da empresa bem claros
É importante que todos os colaboradores estejam cientes do posicionamento e dos objetivos da empresa, uma vez que são esses valores que nortearão todas as atividades da instituição, incluindo o setor comercial.
Quando os membros da equipe entendem e focam no propósito da empresa, é mais fácil identificar os elementos que precisam ser trabalhados para gerar valor para os clientes, argumentar em uma negociação e até prospectar novos consumidores.
3. Atue como um mentor para sua equipe
Assim como é necessário ter um bom lider, é importante que você seja um mentor para a sua equipe. Ter um profissional capaz de coordenar não só o desempenho da empresa, como também o desenvolvimento dos colaboradores dentro da instituição é fundamental.
Entenda quais são as aspirações individuais de cada colaborador, quais são seus maiores desafios, quais são seus pontos fortes e ajude-os a trabalhar para se desenvolverem profissionalmente.
4. Reconheça os esforços dos colaboradores
O líder, além de orientar seus colaboradores, também precisa reconhecer os esforços de cada um deles.
É necessário que o gestor identifique os pontos fracos e fortes de cada um, e valorize seu trabalho para construir uma equipe segura, confiante e estimulada a melhorar dia após dia.
No entanto, não se esqueça: para conseguir orientar os colaboradores, passar feedbacks e saber se comunicar de forma individual com cada um deles, é preciso que o gestor se prepare para tal: estude e entenda sobre liderança, feedbacks, gestão de pessoas e gestão de carreiras.
5. Incentive conversas e trocas entre os membros da equipe
É importante que o time comercial seja unido, e que os colaboradores tenham boa interação entre si.
Isso permitirá que o processo seja cada vez mais aprimorado, que os desafios sejam compartilhados e a criação de soluções seja feita em conjunto, entre todos ali presentes.
6. Realize reuniões periódicas
As reuniões periódicas são necessárias para revisar as estratégias de venda das empresas.
A reunião recorrente, para repassar quais são os objetivos, os resultados alcançados e as estratégias utilizadas é fundamental para que seu time comercial atue de forma cada vez mais eficiente.
Aproveite também para realizar reuniões de feedbacks, como as reuniões one-on-one, que são tão importantes para o desenvolvimento dos funcionários.
7. Certifique-se de que sua equipe está realizando treinamentos
Um outro ponto extremamente importante para construir o perfil do vendedor de alta performance dentro da sua equipe é estimular a realização de treinamentos – não só para quem está começando a atuar agora, como também para reciclagem de colaboradores antigos.
É imprescindível que a equipe seja capacitada, não só do ponto de vista da empresa, como também para o crescimento profissional de cada um dos integrantes da sua equipe comercial.
8. Use a tecnologia como sua aliada
Não se esqueça que a tecnologia é a sua maior aliada.
Com o passar do tempo, surgiram diversas ferramentas que podem auxiliar não só na organização da empresa, como também na gestão de tarefas, gestão de clientes e no processo comercial.
Algumas ferramentas são responsáveis por automatizar processos, como o caso de automações e gestão de clientes. Outras, por sua vez, podem ser utilizadas para melhorar o dia a dia do time comercial, como as famosas ferramentas de CRM – Customer Relationship Management.
Essas ferramentas permitem que o time de vendas acompanhe cada passo dos prospectos: desde o momento que convertem em leads, até o momento em que se tornam clientes.
E, é claro, permitem a manutenção dessa relação: é possível identificar as redflags dos consumidores, os pontos de maior destaque e melhorar a experiência desses clientes, a fim de alongar a parceria com sua empresa.
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Gostei demais das orientações, seguirei na risca para me manter em alta performance comercial. Grata.