Como estruturar o seu pós-vendas do zero
Cada vez mais as empresas estão preocupadas com a experiência do cliente após a compra de seus produtos e/ou serviços. E do outro lado, os clientes estão buscando por empresas que ofereçam diferenciação em seu atendimento.
Isso não seria diferente no mercado fotovoltaico, que está em constante expansão e se destacar entre os concorrentes vem ficando cada vez mais difícil.
A etapa de pós-vendas pode ser a chave para seu sucesso entre seus clientes. Então, antes de pensar em sua estruturação para o mercado fotovoltaico, entenda do que se trata e quais atividades fazem parte desta fase.
O que é o pós-venda?
São ações de marketing que sucedem a venda de um produto ou serviço, ou seja, são todas as ações realizadas pela empresa após a compra por um cliente, estendendo e estreitando o relacionamento com ele. Essas ações podem ser:
- pesquisa de satisfação: utilizada para avaliar a percepção do cliente;
- ações de fidelização/expansão: realizadas para garantir sua carteira de clientes e a expansão de seus negócios;
- serviços de manutenção: feitos para manter a qualidade do produto/serviço vendido;
- promoções: realizadas com o objetivo de aumentar as vendas de determinado produto/serviço, em um prazo pré-estabelecido.
Qual a sua importância?
Com o objetivo principal de otimizar a experiência do cliente, o pós-venda é importante para garantir seu sucesso, buscando soluções ágeis e eficientes para possíveis problemas e contribuindo para uma boa saúde financeira da sua empresa.
Como aplicar este conceito a negócios do setor fotovoltaico?
No setor fotovoltaico, o pós-vendas e o acompanhamento da jornada do cliente, envolvem principalmente a garantia da economia e do payback (retorno do investimento) ao cliente. Para isso, as pesquisas de satisfação, ações de fidelização e serviços de manutenção são ferramentas essenciais.
Através delas, você pode aproveitar ao máximo as informações levantadas sobre a(s) usina(s) no monitoramento fotovoltaico, mantendo seu cliente informado, entendendo sua satisfação e assim gerar valor para o seu negócio, estruturando-o contemplando essas ações de pós-vendas.
Na prática
Agora você saberá como utilizar essas ferramentas no seu negócio, com sugestões de ações específicas para o mercado fotovoltaico.
- Pesquisa de satisfação
Objetivo: medir a percepção do cliente;
Como implementar: formulário digital, ligação, software;
Benefícios: métrica concreta da percepção do cliente, críticas, sugestões, elogios para melhoria do produto;
Desafio: engajamento dos clientes.
Uma metodologia muito utilizada é o NPS (Net Promoter Score) que consiste na realização de apenas uma pergunta (contendo uma escala de 0 a 10) sobre a recomendação da empresa a alguém. Após a coleta das notas, elas são categorizadas e posteriormente deve-se aplicar a uma fórmula. Este resultado é avaliado de acordo com uma escala padrão e então é feita a análise para planejamento de ações de pós-vendas. Saiba mais aqui.
A partir dessa pesquisa de satisfação, é possível levantar o quão recomendável sua empresa é e consequentemente você pode planejar ações de fidelização, que é o assunto do próximo tópico.
- Ações de fidelização/expansão
Objetivo: garantir carteira de clientes, expandir;
Como implementar: novos produtos/serviços; produtos/serviços complementares, atualizações;
Benefícios: manter e aumentar as receitas;
Desafio: criar e gerir novos produtos e serviços, manter a qualidade no produto principal.
Acrescentar serviços como notificações de geração e consumo de energia, comparação entre faturas, relatórios periódicos da saúde da usina, entre outras, podem agregar valor ao seu serviço prestado, uma vez que você comprova ao cliente sua economia e o retorno do valor investido no sistema de geração de energia fotovoltaica.
- Serviços de manutenção
Objetivo: manter as condições para o sistema continuar gerando valor;
Como implementar: estruturação e realização de processos;
Benefícios: melhorar a experiência do cliente e possível fonte de receita;
Desafio: organizar a estrutura de custos para manter o equilíbrio financeiro.
Os serviços de manutenção podem ser:
- corretivos: após a ocorrência do problema;
- preventivas: ações anteriores ao problema, baseadas em ocorrências antecedentes;
- preditivas: ações anteriores ao problema, a partir da observação de ocorrências em tempo real.
O serviço ideal, varia de acordo com seu modelo de negócio. E ele pode ser estruturado seguindo os seguintes passos:
- Avaliação do contexto geral;
- Definição dos pontos de risco;
- Definição dos processo para os pontos de risco;
- Definição das regras de negócios;
- Implementação.
No blogpost “Estratégias para criar um modelo de negócios para integradores fotovoltaicos” você verá algumas ferramentas aplicadas às atividades do integrador para criar um modelo de negócios considerando o monitoramento, garantindo a performance das usinas e serviços de manutenção.
Benefícios
Ao utilizar o monitoramento e ferramentas de instalação/comissionamento nas usinas, você pode se beneficiar agregando valor aos seus serviços e garantindo o sucesso dos seus clientes. Além disso, você pode gerar uma fonte de renda recorrente, ter um nível de satisfação excelente entre seus clientes e ser recomendado por eles.
Concluindo
Então para ter uma jornada de sucesso, estruture seu modelo de negócio, de maneira que o pós-venda seja uma etapa efetiva, que garanta uma experiência otimizada ao seu cliente e traga benefícios reais à sua empresa.
Se você já utiliza essas estratégias, conte-nos como está sendo sua sua experiência. Estamos juntos para fomentar o mercado fotovoltaico brasileiro!
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