Como transformar feedbacks em vendas?

Categorias: Canais de Atendimento e Suporte Técnico, Canais de Relacionamento, Curiosidade, Treinamentos, Venda SolarPor Published On: 11 de dezembro de 20225,1 min read1323 words

Você ja ouviu falar no termo “feedback” e a importância dele para o crescimento da sua empresa? 

Esse assunto tem se tornado cada vez mais comum, e por isso é fundamental que diretores e gestores estejam por dentro das melhores práticas do mercado.

O que antes era algo que muitas vezes passava batido dentro das empresas, hoje é uma ferramenta poderosa de gestão de colaboradores, construção de uma equipe eficiente e muito mais motivada, focada nos resultados e na melhora da performance dia após dia.

O segredo para construir essa equipe de alta performance, no entanto, é ter bem estruturado um processo de feedback dentro da sua empresa: constância de feedbacks, a gestão eficiente de pessoas e um time alinhado são as peças-chave para a criação de uma empresa de sucesso.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.

O que são feedbacks?

Nesse conceito o feedback é uma avaliação do seu cliente com relação ao seu produto ou serviço.

Em outro contexto, quando pensamos no feedback empresarial, trata-se da avaliação entre gestor e colaborador, onde são analisadas as atividades realizadas, os comportamentos no período em questão, as expectativas para a próxima etapa e muito mais.

Ao contrário do que muitos pensam, o feedback não consiste apenas no foco em resultados. Muitos gestores aproveitam esse momento para identificar quais são os pontos mais fortes e mais fracos de cada colaborador, e traçar um plano de ação para o desenvolvimento individual de cada um deles.

É através desse desenvolvimento das habilidades dos colaboradores que construímos uma equipe focada em resultados, performance e que explora cada vez mais seu potencial dentro da instituição.

Como funciona a estratégia do feedback 1:1?

O feedback 1:1, ou one-on-one, é uma das formas mais comuns aplicadas atualmente no universo empresarial.

Trata-se de conversas rápidas e periódicas entre os líderes e gestores com membros do seu time, de forma individual e focada.

Um ponto interessante sobre essa modalidade de feedback é a construção de uma conversa de via dupla: ao mesmo tempo em que o gestor traz os pontos fortes e pontos de melhoria para o colaborador, ele também pode pontuar os desafios que enfrentou, fazer sugestões, trazer alguns problemas e muito mais.

O one-on-one se destaca pelo caráter dinâmico da conversa. As instituições que adotam esse modelo de feedback mantém uma recorrência de conversa entre os gestores e colaboradores, para acompanhar o desenvolvimento de habilidades e a resolução de problemas.

Os benefícios do one-on-one

A popularização do feedback no modelo one-on-one se dá pelos diversos benefícios que essa modalidade traz para as empresas.

Dentre as principais vantagens, estão:

  • o fortalecimento da relação entre os gestores e sua equipe;
  • consistência nos feedbacks;
  • o fluxo de informações dentro da empresa tende a melhorar;
  • colaboradores se comprometem mais a desenvolver determinadas habilidades;
  • os colaboradores se mantém alinhados com os objetivos da empresa;
  • aumenta o senso de responsabilidade para os colaboradores;
  • com o desenvolvimento de habilidades, aumenta-se também a produtividade;
  • por ser uma rotina de feedbacks e acompanhamentos, é possível monitorar a performance e a melhora do desempenho de cada colaborador de forma mais efetiva.

Como fazer uma boa análise e interpretação de dados?

Além da importância do feedback em si, precisamos considerar também a importância de analisar corretamente a performance dos colaboradores e os dados que estão sendo apresentados mês a mês.

Uma forma eficiente de acompanhar os resultados de cada colaborador é registrar os feedbacks a cada nova reunião, bem como os pontos fortes, as melhorias e as tarefas que ficaram em aberto para serem desenvolvidas nos meses seguintes.

Com isso em mãos, é possível analisar os dados e acompanhar a evolução do time com relação aos objetivos propostos.

Como aplicar o feedback na sua empresa?

Agora que você já sabe a importância do feedback para o crescimento da sua empresa, é hora de aprender a aplicá-lo na sua rotina.

Infelizmente, não é raro encontrarmos empresas onde o feedback não possui muita aceitação entre os colaboradores. Isso se dá porque, muitas vezes, o gestor está despreparado para cumprir com essa tarefa, o que reduz as chances de engajamento da equipe e da melhora da performance.

Para evitar que isso aconteça, trouxemos algumas dicas para preparar sua equipe de gestores e aplicar o feedback dentro da sua empresa:

  • faça atas;
  • avalie os colaboradores individualmente;
  • defina o tempo de duração;
  • faça elogios;
  • elabore planos de ação;
  • seja claro na comunicação;
  • organize-se com antecedência;
  • trabalhe com empatia.

Vamos entender cada um deles a seguir.

Fazer atas

O primeiro ponto para realizar um feedback de sucesso é fazer atas de cada reunição/discussão. Além de ajudar a organizar melhor as perguntas e pontos que serão trabalhados, também é uma ótima forma de documentar os progressos, dificuldades e melhora na performance individual de cada colaborador.

Avalie os colaboradores individualmente

Durante o processo de feedbacks, é importante avaliar cada colaborador individualmente. Isso porque, naturalmente, cada um deles terá pontos positivos e negativos específicos, e habilidades próprias para desenvolver.

Eventualmente, cabe um feedback amplo para toda a equipe. No entanto, é preciso que exista esse momento individual para conseguir entender cada um deles e direcioná-los dentro das suas necessidades.

Defina o tempo de duração

Para manter o processo devidamente organizado, defina o tempo de duração dos feedbacks – e replique esse modelo para todos os colaboradores.

Faça elogios

Uma forma de conseguir pontuar os elogios é definir os pontos fortes / destaques do mês e, a partir daí, dar início ao processo de feedback.

Com elogios em meio aos pontos de melhoria, o colaborador se sente reconhecido pelos seus feitos, ao mesmo tempo em que entende a necessidade de melhorar em outras questões.

Elabore planos de ação

Ao realizar conversas individualmente com cada colaborador, é possível identificar os pontos que precisam ser desenvolvidos e os pontos de maior destaque de cada um deles.

Com essas informações, é possível elaborar planos de ação para que os objetivos e as melhorias sejam alcançadas. Se o colaborador é desorganizado, elabore um plano de ação para resolver esse problema. Se o colaborador leva jeito com liderança mas ainda não se arrisca muito no dia a dia, elabore um plano de ação para estimulá-lo a desenvolver ainda mais essas habilidades.

Seja claro na comunicação

Um dos pontos mais importantes do feedback é ter clareza na hora de comunicar. Sem firulas e sem floreios: tenha certeza de que a sua comunicação está sendo de forma clara, efetiva e fácil de entender.

Organize-se com antecedência

Com o registro de cada reunião com seus colaboradores, você terá em mãos material sobre os progressos de cada um deles e os pontos que ficaram pendentes nos últimos encontros.

Com isso, se organize com antecedência para trazer questões relevantes para a mesa: avalie a rotina, a performance, a postura, o comprometimento e tudo o que for necessário. 

Quanto mais norteada for a reunião, mais proveitosa ela será.

Trabalhe com empatia

Por fim, trabalhe com empatia. Essa é a palavra da vez quando o assunto é gestão de pessoas.

É preciso que o líder seja capaz de desenvolver sua empatia para conseguir identificar a melhor forma de se comunicar com cada colaborador, bem como as mudanças de comportamento que cada um deles pode apresentar.

Seja na gestão de empresas quanto na gestão de clientes, é preciso se atentar para a tecnologia e a melhor forma de otimizar seu trabalho.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário.

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Um Comentário

  1. Robson 14 de agosto de 2023 at 10:57- Responder

    Execelente! Ótimas sugestões de usar o feedback.

    https://blog.inboarding.co/

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