Como fidelizar seu cliente?
Você sabe o que você ganha ao fidelizar o seu cliente?
Antes disso, você precisa saber que fidelizar um cliente é simplesmente garantir a recompra através de estratégias de modo que os consumidores, além de comprarem, se tornem promotores da sua marca.
Dito isso, a fidelização impacta diretamente na imagem da sua empresa ou “branding” como alguns costumam chamar.
Além do crescimento do faturamento, ter consumidores fiéis pode ser uma excelente estratégia para crescer sua empresa constantemente e conseguir se destacar dentro do mercado.
Afinal, quem poderia te dar informações mais valiosas sobre mercado, comportamento do consumidor, novos produtos e serviços e tantos outros detalhes se não seus próprios clientes?
Pensando nisso, decidimos esclarecer quais são os benefícios da fidelização de clientes de energia solar e como realizá-la.
Continue a leitura.
Por que é tão importante fidelizar os clientes da sua empresa?
A fidelização de clientes pode trazer diversos benefícios para as empresas. Independente do segmento em que a instituição se adequa, ter consumidores fiéis pode ser a chave para a construção de um negócio consistente.
Dentre os diversos benefícios da fidelização de clientes, destacam-se:
- o aumento da quantidade de clientes;
- o aumento da recorrência de compra;
- a possibilidade de realizar pesquisas e conhecer melhor o seu público;
- melhor posicionamento da marca pela recomendação.
Vamos entender cada uma delas a seguir.
1. Aumento da quantidade de clientes
Clientes satisfeitos e “bem cuidados” são ferramentas poderosas de venda. Eles são a prova sociail do seu negócio e podem fácilmente fortalecer seu pitch de vendas, torná-lo irrecusável além de servirem como intermediadores no processo de venda pela indicação.
Assim sua base de clientes tende a aumentar.
2. Aumento da recorrência de compra
Quando uma empresa possui clientes fidelizados, a recorrência de compra é maior por parte desses clientes.
Se você está vendendo algum produto, é comum que os clientes fiéis mantenham uma frequência de compras, o que aumenta ainda mais a rentabilidade da empresa.
Se seu negócio presta serviços, um cliente fiel continuará renovando o plano periodicamente, para garantir a recorrência da prestação daquele serviço.
Explicaremos a seguir qual é a implicação financeira da fidelização de clientes, principalmente se considerarmos a recorrência de compra.
3. Conhecer cada vez mais o cliente
Um consumidor fiel, sem dúvidas, está mais disposto a colaborar com a sua empresa, principalmente no que diz respeito a pesquisas de satisfação, pesquisas sobre novos produtos ou até mesmo com sugestões e feedbacks realmente construtivos.
Quanto melhor você se comunicar com essas pessoas e entender como elas são, o que elas buscam e como se comportam, maiores são as chances de você construir uma estratégia mais eficiente, aumentando assim o alcance das suas campanhas e, claro, a quantidade de clientes para o seu negócio.
4. Melhor posicionamento da marca
Cuidar do pós-venda gera clientes satisfeitos que geram recomendações, que resulta em um aumento nas vendas. A causa disso tudo é a experiência de qualidade, ou seja, você oferece uma experiência além de um simples produto, logo sua marca impacta positivamente e ganha escala. Afinal, quando você assiste um filme bom você recomenda para algum amigo certo? Bem como um restaurante e por aí vai…
Ofereça uma experiência!
Como a fidelização de clientes de energia solar pode impactar na renda da sua empresa?
Um detalhe que muitos empresários infelizmente ainda não se atentam é sobre os efeitos financeiros da fidelização de clientes.
Não se trata apenas de vender mais para o mesmo cliente, e sim do que isso representa.
Vamos a um exemplo prático. Supondo que você gastou R$1.000,00 na aquisição de clientes no último mês e conseguiu converter 10 pessoas. Dessa forma, cada novo cliente custou R$100,00 para a sua empresa, certo?
Agora é hora de analisar o seu ticket médio. Nesse exemplo, vamos trabalhar com um ticket médio de R$50,00.
Sendo assim, você pagou R$100,00 por cada cliente, e cada um deles gastou aproximadamente R$50,00 na sua empresa. Em um cálculo simples, observamos que o custo de aquisição de cada cliente é superior ao ticket médio da empresa, o que significa que, se esse cliente não fizer mais nenhuma compra na empresa, ele terá dado prejuízo.
Se um cliente custou R$100,00 para a sua empresa e o ticket médio é de R$50,00, temos três possíveis cenários:
- Se o cliente fizer apenas uma compra de R$50,00, ele deu um prejuízo para a empresa pois não pagou o valor gasto para sua aquisição;
- Se o cliente fizer duas compras de R$50,00 na empresa, totalizando R$100,00, ele terá pago o seu custo de aquisição, mas ainda não deu nenhum lucro para a empresa;
- Se o cliente fizer três compras ou mais, no valor de R$50,00 cada, após a segunda ele finalmente começará a dar lucros reais para a sua empresa.
Seguindo esse cálculo, percebemos que a fidelização de clientes é importante por diversos motivos, mas principalmente porque é fundamental que cada cliente passe a dar lucros reais para que a instituição cresça de forma sustentável e economicamente saudável.
Como realizar a fidelização de clientes de energia solar?
A fidelização de clientes pode acontecer de diversas formas. Tudo vai depender da estrutura que a sua empresa possui, o tipo de produto ou serviço que ela presta e, principalmente, quem é seu público.
Existem algumas estratégias mais comuns que são interessantes e podem ser adaptáveis para diferentes mercados:
- planos anuais com valores especiais, para prestadores de serviço;
- descontos progressivos ou sistema de pontos, que poderão ser trocados por descontos futuramente, para empresas que comercializam produtos;
- a construção de uma comunidade.
Vamos entender cada uma delas.
1. Planos anuais com valores especiais
Claro que apenas um contrato de um ano não é capaz de assegurar um cliente. É preciso ter um bom serviço, um atendimento excelente e um suporte diferenciado.
Mas quando você possui um processo eficiente, onde o serviço é bem feito, os clientes conseguem aproveitar o que é contratado e existe um pós venda eficiente, os planos anuais podem ser a cereja do bolo para reter a clientela.
2. Descontos progressivos ou sistema de pontos
No caso de empresas que trabalham com produtos, os descontos progressivos ou sistema de pontos podem ser interessantes.
Mesmo que o consumidor não possua uma recorrência de compra muito grande, por ser um produto que possui maior tempo útil, é possível criar um modelo que induza a garantir a realização das próximas compras junto ao seu negócio.
Mais uma vez reforçamos a importância de trabalhar com um bom produto e um bom atendimento pós venda para que essa estratégia funcione.
3. Construção de uma comunidade
A sensação de pertencimento é muito poderosa, e pode ser uma excelente maneira de fidelizar os consumidores.
Cresce cada vez mais o número de empresas que criam comunidades, um espaço onde clientes, empresários e entusiastas compartilham muitas informações sobre um tema específico.
No caso da energia solar, imagine que seus consumidores, parceiros e alguns profissionais da área estejam presentes em uma comunidade trocando dicas, informações interessantes e aprendendo diariamente.
Esse modelo de comunidade ajuda a estreitar os laços com os clientes, aumentar a confiança, reforçar a relevância da sua marca e, sem dúvidas, torná-la a primeira opção na mente do consumidor.
A fidelização de clientes deixou de ser uma estratégia optativa, e passou a ser algo extremamente importante e primordial para que a sua empresa cresça de forma eficiente e sustentável.
Com o aumento da concorrência, aumenta-se também a necessidade de se diferenciar no mercado e, principalmente, manter os clientes que você já possui, ao mesmo tempo que conquista novas possibilidades.
Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário.