LTV – LifeTime Value : o que é, como mensurar e qual sua importância?
Dentre as diversas métricas fundamentais que precisamos acompanhar para entender a saúde da empresa, o LifeTime Value certamente é uma das mais significativas.
Imagine ter a capacidade de identificar qual é a média de lucro que cada cliente traz para a sua empresa e, a partir daí, mensurar qual é a média ideal de novos clientes por mês para garantir seu crescimento conforme o planejado.
O LTV traz esses valores de forma completa, e permite que os empresários sejam capazes de planejar cada vez mais o crescimento do negócio.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como o LTV (LifeTime Value) pode influenciar no dia a dia da sua empresa? Continue a leitura.
O que é LTV – Lifetime Value?
Em tradução literal, o LTV – Lifetime Value significa o valor vitalício que cada cliente pode trazer para a sua empresa, considerando o lucro líquido.
Calcula-se a relação ente o ticket médio dos seus consumidores e a frequência com que eles consomem na sua empresa.
Com esses dados, é possível encontrar a média de tempo de permanência de cada consumidor o lucro gerado durante esse período.Esse será, portanto, o LifeTime Value da sua empresa.
Como calcular o LifeTime Value?
O cálculo de LifeTime Value não é complexo. Através de uma fórmula simples, é possível identificar essa métrica.
LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento
Por que é tão importante acompanhar o LifeTime Value da sua empresa?
Saber qual é a média de lucro que cada cliente traz para o seu negócio é fundamental para se planejar. Afinal, é através desse tipo de informação que é possível medir a saúde da empresa e construir estratégias de crescimento a curto, médio e longo prazo.
Quando sabemos qual é, em média, o valor que cada cliente tende a gastar na empresa e por quanto tempo eles permanecem com uma frequência de compra, é possível:
- Definir de forma mais assertiva quais serão as estratégias de aquisição e manutenção desse cliente;
- Determinar o orçamento de marketing para que a quantidade de esforço tanto financeiro quanto de tempo da equipe seja devidamente utilizada, conforme necessidade e previsão do mercado;
- Identificar quais são os gargalos da sua empresa e em qual momento os clientes suspendem a frequência de compra. Ao entender isso, é possível criar estratégias para melhorar esse fator e aumentar o tempo de fidelidade do cliente junto à sua instituição;
- Conseguir determinar qual é a média de receita mensal, e saber o que esperar para os próximos meses, considerando não só a rentabilidade de modo geral, como também uma possível sazonalidade;
- Identificar possíveis oportunidades para melhorar não só a aquisição de clientes, como também todo o processo de retenção e fidelização dessas pessoas.
Assim como outras métricas fundamentais para o negócio, o LifeTime Value traz informações que irão nortear não só a curto, como a médio e longo prazo as estratégias de aquisição e retenção de clientes, além de ajudar a diagnosticar possíveis falhas e problemas que até então não estavam tão evidentes.
Como aumentar o LifeTime Value da sua empresa?
Para aumentar o LifeTime Value da sua empresa, algumas estratégias podem ser interessantes.
São elas:
- Atuar de forma eficiente para fidelizar seus consumidores;
- Implementar estratégias e um setor de Sucesso do Cliente;
- Usar a tecnologia como uma aliada para estreitar os laços e melhorar relações.
Fidelize seus consumidores
O primeiro passo para melhorar o LifeTime Value da sua empresa e aumentar o tempo de permanência dos seus consumidores junto ao seu negócio é conseguir criar estratégias de fidelização dessas pessoas.
Antes de qualquer coisa, avalie quais são os gargalos que fazem com que esses consumidores desistam de manter uma relação mais duradoura com a sua empresa: ela parou de gerar valor? Eles conseguiram encontrar soluções melhores na concorrência? Eles conseguiram resolver o problema e agora não dependem mais da sua solução?
Uma vez que você tem as respostas dessa pergunta e identificou quais são os gargalos da sua empresa, é hora de atuar diretamente em cada um deles para aumentar a fidelização e os resultados da sua empresa.
Não se esqueça de dar atenção para o atendimento e a estratégia pós-venda no dia a dia do seu negócio.
Implemente estratégias e o setor de Sucesso do Cliente
O próximo passo é implementar o Sucesso do Cliente dentro da sua empresa, principalmente se estivermos falando da prestação de serviços.
Esse setor será responsável por garantir que seu consumidor consiga aproveitar ao máximo os produtos que comprou, ou os serviços que contratou.
Se você é uma empresa de energia solar, por exemplo, e presta esse tipo de serviço para seus consumidores, pode ser interessante ter um setor de atendimento para garantir que todos eles estão aproveitando ao máximo a solução que contrataram – além de dar insights sobre como melhorar a performance no dia a dia.
Acompanhe a tecnologia – e use-a como sua aliada
A tecnologia é a sua maior aliada no processo de fidelização de clientes, e saber usá-la a seu favor é a melhor forma de construir estratégias eficientes e proativas para manter os clientes satisfeitos e fidelizados.
Quais outros indicadores-chave devem ser acompanhados junto com o LifeTime Value da sua empresa?
Como dito anteriormente, o LTV – LifeTime Value é uma das métricas mais importantes para o negócio.
No entanto, existem outras que precisam ser acompanhadas com atenção:
- Taxa de abandono (churn rate);
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Ticket médio.
Vamos entender cada uma delas a seguir.
Taxa de abandono (churn rate)
A taxa de churn, também conhecida como taxa de abandono, é uma métrica que acompanha a quantidade de pessoas que cancelaram seu produto ou serviço mensalmente.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC, Custo de Aquisição de Clientes, é uma das métricas mais importantes de se acompanhar também.
Saber qual é o custo de aquisição de cada cliente irá ajudar a identificar, também, a partir de quanto tempo esse cliente começa a dar lucro para a empresa e, com base nisso, comparar com o LTV.
Ticket médio
Por fim, entender o ticket médio também é importante.
Como explicado anteriormente, o LTV considera o ticket médio de cada cliente e o tempo de permanência desses clientes junto com a empresa para, então, conseguir mensurar o retorno que cada consumidor pode trazer para o negócio.
Agora que você já sabe o que é LTV – LifeTime Value, é hora de começar a acompanhar esse tipo de métrica dentro da sua empresa e descobrir, de uma vez por todas, como está a rentabilidade do seu negócio.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.