Qual a importância do pós-venda para o integrador solar?
Para conseguir destaque em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente o mercado de Energia Solar, é muito importante que as empresas adotem medidas voltadas para fortalecer o relacionamento com o cliente. Ou seja, desenvolver formas cada vez mais eficientes para conseguir prestar o melhor atendimento ao cliente. Muitas empresas se preocupam com os processos de negociação e vendas, porém costumam dar pouco foco no processo de pós-venda, o que no longo prazo pode levar ao completo fracasso do negócio!
Mais de 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda” de acordo com Nielsen.com. E recentemente, uma pesquisa da BzzAgent, comunidade internacional de compartilhamento de opiniões e experiências, revelou que os defensores de uma marca têm 50% mais chances de influenciar uma compra. Resumindo, a experiência do cliente e uma boa gestão do pós-venda influencia totalmente nos resultados e sustentabilidade do negócio.
O pós-venda é uma forma de mostrar ao cliente que a satisfação com o produto/serviço é importante para toda a empresa. Inclusive, a satisfação do cliente é tão importante quanto a compra efetuada! Esse posicionamento torna a experiência com a marca mais humana e próxima. Já que demonstra que a sua empresa está realmente preocupada em atender o cliente da melhor maneira e não somente comercializar um produto ou serviço.
Conheça algumas estratégias simples e importantíssimas para construção de um pós-venda de sucesso:
1ª Tenha Bons Canais de Atendimento:
É importante que a empresa tenha canais de atendimento de fácil acesso e bem estruturados para atender seus clientes. Seja via e-mail, chat, whatsApp, telegram, Instagram, Facebook e etc. É fundamental que o cliente seja bem tratado e que tenha suas solicitações respondidas, independentemente do canal de relacionamento. Esses canais devem ser sempre divulgados para a base de clientes e para todo o público interessado. Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado.
2º Acompanhante e mensure o desempenho destes canais:
Crie indicadores de acompanhamento e mensure todas as informações fornecidas pelo cliente: NPS, elogios, reclamações, opiniões sobre o time comercial, opiniões sobre o produto, além de avaliar a sua possibilidade de recompra. Todos esses dados devem ser analisados, estudados e discutidos para que a empresa seja capaz de desenvolver ações comerciais e estratégicas para aumentar a satisfação dos clientes.
3º Trate seu cliente sempre como exclusivo:
De acordo com o tempo, relação e histórico de compras, ofereça aos seus clientes, vantagens exclusivas, sejam eles assinantes ou compradores sazonais. Construa a persona do seu cliente e crie ações de fidelização, personalizando a sua experiência. Descontos em novas compras, brindes, produtos adicionais, infoprodutos, canais exclusivos de atendimento, materiais exclusivos, treinamentos e mentorias são alguns exemplos de várias ações que podem contribuir para uma melhor experiência.
E você? Quais dessas estratégias já utilizou na sua empresa? Quais foram os resultados? Conte pra gente nos comentários abaixo e não deixe de nos seguir nas redes sociais @solarviewbr