Instalação de painel solar: qual a inclinação correta dos módulos?

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 30 de outubro de 20204 min read1046 words

O crescimento do mercado solar no Brasil tem levado novos públicos a considerarem os painéis solares como uma opção às altas contas de luz. A solar é uma fonte limpa e renovável que se mostra como uma excelente alternativa, devido à sua baixa manutenção e vida útil extensa – cerca de 25 anos. 

Nesse cenário de, surgem dúvidas em relação a como e onde fazer a instalação de painel solar. Por isso, separamos as melhores dicas e informações sobre o tema. Confira!

 

O que preciso saber antes de instalação de painel solar?

Antes de instalar as placas, você precisa buscar uma empresa que ofereça o serviço e tenha boa reputação no mercado. Isso porque, além de ser arriscado fazer a instalação sozinho, será necessária a autorização da distribuidora de energia. E este documento só pode ser pedido por eletrotécnicos ou engenheiros. 

Além disso, a forma como os painéis são instalados e inclinados tem influência direta na forma como eles recebem a radiação solar e, consequentemente, em como ocorrerá a distribuição de energia. 

Por isso, invista em uma empresa especializada que realize um projeto personalizado de acordo com as suas necessidades, proporcione os equipamentos e realize instalação. 

 

Quais são os melhores pontos para a instalação?

Além de contratar uma empresa qualificada, é indispensável observar o local onde você pretende colocar os painéis solares. 

Aspectos como sombreamento, temperatura, material e tamanho da instalação interferem na eficiência de atuação dos módulos. 

As placas podem ser instaladas em coberturas de estacionamento, postes, lajes ou telhados, mas o importante é que os pontos sejam altos. 

Também lembramos que elas devem ser colocadas o mais próximo possível do local de onde será consumida a energia. 

 

Imagem ilustrativa sobre instalação de painel solar.

 

Tríade básica: condições para a instalação de painel solar 

Além dos aspectos citados anteriormente, existem três condições que influenciam diretamente a eficiência dos sistemas solares. São elas: área, orientação e  inclinação. 

Caso alguma delas seja pensada de maneira equivocada, pode haver efeitos negativos em um futuro próximo. Para evitar que isso ocorra, leia as nossas considerações sobre!

 

Área da instalação

Estabelecer o número de módulos solares que serão instalados, é necessário pensar que a área está diretamente ligada à energia gerada e, portanto, à potência de todo o sistema. 

Dessa forma, o projeto deve considerar o consumo de energia mensal do local em que será instalado, contando com o uso dos moradores. 

 

Orientação do painel solar

Determinar a orientação é essencial para garantir que os painéis captem a radiação dos raios solares pela maior quantidade de tempo possível durante o dia. Para isso, é preciso considerar a posição do nosso em que estamos: o Hemisfério Sul. 

Imagem ilustrativa sobre inclinação de módulos fotovoltaicos.

Créditos: Daniel Bueno

A partir disso, destacamos que a melhor orientação é o norte geográfico, ou seja, aquele que resulta do movimento de rotação do nosso planeta. Mas cuidado para não confundi-lo com o norte magnético, aquele que é apontado pela bússola e está relacionado ao movimento do metal presente no núcleo metálico da Terra. 

A diferença entre eles costuma variar entre 20º a 30º. Portanto, é super importante ter atenção a este cálculo. 

 

Inclinação dos módulos solares

Para decidir qual a melhor inclinação dos painéis, devem ser consideradas as condições atmosféricas, assim como o ângulo solar e a posição dos telhados. Saiba por que cada um destes fatores pode interferir na eficiência do seu sistema!

 

Condições atmosféricas e a influência sobre a instalação do painel solar

Tempo nublado, nevoeiros, neblina são algumas das condições que podem afetar a forma como as placas trabalham. Tendo em vista isso, é preciso informar-se sobre a quantidade de luz incidente na região e calculá-lo, também chamado de índice solarimétrico. 

Para calcular o índice, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Google Maps e insira o seu endereço;
  2. Clique com o botão direito sobre o pin vermelho da sua localização;
  3. Quando aparecem as opções, clique em “O que há aqui?”;
  4. Na parte inferior do navegador aparecerão as coordenadas, copie e cole os dados;
  5. Depois, acesse o site do CRESESB e cole os dados: longitude e latitude;
  6. Por fim, clique em buscar e confira os resultados. 

Em seguida, compartilhe os resultados com a empresa que irá realizar a instalação de painel solar para você. Eles saberão como lidar com as informações e agregá-las ao projeto. 

 

Imagem ilustrativa sobre instalação de painel solar.

 

Ângulo solar 

Este fator varia ao longo do ano, devido às estações. Normalmente, para a instalação dos painéis, é considerada a inclinação dos telhados, uma vez que a união dos dois aspectos auxilia na redução dos efeitos do vento sobre as placas.

Contudo, os ângulos solar e de inclinação do telhado podem não coincidir. Desse modo, é necessário que seja feita uma conta sobre a latitude local. Saiba como:

Inclinação = latitude + (latitude/3)

O produto do cálculo será aproximado e pode conter variação entre 25º e 30º. 

 

Inclinação dos telhados

Pensando a partir da orientação norte, as instalações que tiverem inclinação menor apresentarão melhor performance durante o verão. Já aquelas com inclinação maior, serão mais eficientes no inverno. Associe esta informação ao cálculo citado acima.

E, caso a posição dos telhados não seja suficientemente favorável, vale a pena pensar na aplicação do sistema solar no nível do solo. Lembrando que todos os detalhes devem ser vistos e aprovados pela empresa que realizará o procedimento.

 

Após todas essas explicações, esperamos tê-lo ajudado a compreender como funciona a instalação de painel solar e que comece a desfrutar dos benefícios da energia solar o mais breve possível!

Compartilhar

Deixar um comentário