Marketing no setor solar: 5 dicas infalíveis

Categorias: Pós Venda SolarPor Published On: 17 de março de 20234,3 min read1143 words

O mercado solar por si só é muito aquecido. O setor gerou mais de 150 mil empregos no ano de 2021 e, no ano passado, ultrapassou a Usina Hidrelétrica de Itaipu em potência instalada (sim, já são mais de 13 gigawatts!). Dito isso, é possível que você pense que um mercado com essas dimensões não necessite do apoio do marketing.

De forma alguma. Marketing no setor solar não é importante. É imprescindível.

A falta de tempo é uma das principais justificativas para não investir em marketing no setor solar. Mas eu te garanto: investir tempo será investir em dinheiro. E eu vou te mostrar como.

Integrador solar, se você ainda se pergunta se vale a pena investir em marketing para o seu negócio fotovoltaico, eu irei te dar cinco dicas infalíveis de como fazer marketing no setor solar.

1- Faça um bom branding

Você quer consolidar sua marca no mercado, certo? Você pode até prestar um bom serviço de atendimento e instalação de energia solar, mas sem o branding, muitos clientes ou interessados no seu produto sequer lembrarão de você.

Isso acontece porque sua empresa não realiza ações consistentes na Internet, ou não tem um logotipo que realça a identidade dela. Sua marca é muito mais do que um logotipo com o seu nome. Ela precisa representar conceitos e resgatar sentimentos únicos do cliente.

Pesquise o que outras marcas do mesmo setor têm feito (o famoso benchmarking) e procure se posicionar de forma coerente, mas encontrando um diferencial. Defina cores primárias e secundárias para a identidade da empresa, que converse com o logotipo e com os sentimentos que você quer transmitir.

2- Faça da sua presença digital algo marcante

Lembra do que falei sobre não ser lembrado? Bom, se você deseja alavancar suas vendas, você precisa mirar no oposto disso. Sendo assim, você precisa realizar ações consistentes na Internet.

Gere conteúdo de valor em suas redes sociais. Desmistifique o senso comum sobre energia solar, realce o retorno de investimento que ela dá aos seus clientes, escreva sobre curiosidades do setor solar. Assim, a sua presença digital se torna marcante.

Esse tipo de conteúdo não está levando um eventual lead para uma venda direta, mas está nutrindo-o, está conquistando-o. A chance de transformar esse lead em um cliente, e de fidelizar este mesmo cliente é bem maior, uma vez que ele consome seu conteúdo de valor e se sente envolvido com sua empresa de energia solar.

3- Experiência do cliente

Falando em fazer com que o cliente se sinta envolvido com sua empresa, investir em marketing para energia solar é também investir na experiência do cliente.

Ou seja: coloque-se no lugar do seu consumidor. Pense em como ele enxerga sua marca. A partir disso, defina quais tipos de experiências você quer proporcionar ao seu cliente. Invista em atendimento personalizado, em comunicação diferenciada, com um nível alto de escrita.

E lembre-se: Um CTA (chamada para a ação) bem feito não é a cereja do bolo. Ele é quase o bolo inteiro.

4- Comunicação no pós-venda

O pós-venda solar é tão essencial quanto qualquer outro pós-venda. Para garantir uma experiência do cliente completa, você não só precisa investir no pós-venda solar com um monitoramento de usinas unificado (e a gente oferece isso, sabia?), mas também precisa estabelecer uma comunicação de alta qualidade.

Segundo o “pai do marketing”, Philip Kotler, a retenção de um cliente atual gera uma economia de 5 a 7 vezes maior do que a conquista de um novo, portanto, você também precisa investir em manter o seu cliente satisfeito.

Algumas ações que funcionam:

  • Lembrar das datas comemorativas
  • Lembrar do aniversário dos clientes mais antigos
  • Pedir a avaliação dos seus clientes (testes grátis, acesso a pré-lançamentos, pesquisas de qualidade…)
  • Atendimento online personalizado

5- SEO

Investir em Google Ads, mas investir em SEO é ainda mais. O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas que fazem com o que o conteúdo seja melhor ranqueado no Google.

Ou seja, investir em SEO é investir no seu conteúdo digital no topo de forma orgânica. Um SEO bem estruturado e constantemente atualizado gera renda recorrente no segmento solar, uma vez que seu conteúdo é muito mais visto e aumenta as chances de conversão em venda.

Algumas dicas de SEO para o seu site:

  • Trace o perfil ideal do cliente e procure entender qual é o processo dele até chegar a um conteúdo solar
  • Crie conteúdo de valor sobre esse conteúdo e use palavras-chave
  • Crie uma página de captura (formulário para preenchimento de dados) para cada um de seus produtos ou de suas soluções
  • Vai usar imagens no site? Legende todas elas, acrescentando palavras-chave

Quais os benefícios do marketing no setor solar?

Atração de clientes

Investindo em marketing de qualidade no setor solar, você atrairá mais clientes. E quanto mais certeiro for o seu conteúdo, mais clientes realmente interessados no seu negócio irão aparecer.

CAC lá embaixo

CAC é o Custo de Aquisição do Cliente. Se você realiza um bom branding junto ao seu conteúdo de valor, a tendência é que seus clientes te recomendem para outros, sem que você precise fazer mais nada.

CPL lá embaixo também!

Já o CPL é o custo por lead. Com um bom investimento em marketing, o seu lead fica cada vez mais barato. Você gera tráfego e renda recorrente através do SEO (que vale lembrar, é orgânico) e de uma boa experiência do cliente através do atendimento e pós-venda, que atrai cada vez mais leads e, por consequência, clientes.

Fortalecimento da marca

Sua marca é fortalecida e se torna referência, logo, isso facilita na hora de fechar novos negócios e até mesmo parcerias, ou seja: marca fortalecida é lucro fortalecido.

Conclusão

Investir em marketing no setor solar é essencial para alavancar seu negócio. Claro que, não basta apenas seguir essas dicas. É necessário refinar, testar, atualizar. Existirão altos e baixos, erros e acertos. A temperatura do cliente muda e você precisa estar atento. Mas essas dicas são infalíveis no sentido de que elas irão te guiar até o fim dos dias do seu negócio fotovoltaico.

E uma vez que você define essas dicas como parte do seu processo de venda e prospecção, você otimiza tempo, automatiza processos e qualifica toda sua equipe. O resultado positivo chega.

Essas foram as 5 dicas infalíveis para você aplicar no marketing da sua empresa de energia solar. E aí, sentiu falta de alguma coisa? Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

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