Por que organizar os processos do seu negócio solar em múltiplos funis de venda?

Categorias: Notícias do Mercado Solar, Venda SolarPor Published On: 30 de novembro de 20214 min read1063 words

O funil de vendas e o CRM para energia solar

 

O funil de vendas é uma metodologia que ajuda a compreender melhor o que acontece em cada uma das etapas da negociação, e permite que as empresas visualizem de forma bem mais clara os resultados que elas estão alcançando com as vendas e o que está sendo deixado para trás.

A “boca” do funil, mais larga, é por onde entram todos os seus possíveis clientes (leads), número que vai diminuindo a cada etapa: comercial, viabilidade, financeiro… até chegar na ponta, que é onde de fato esse lead se tornou seu cliente pagante.

Em geral, a maioria dos funis de vendas se assemelha na parte da prospecção comercial, e divide seus leads nas seguintes etapas:

  • Novo: Esse é o negócio que acabou de chegar na sua empresa e vai começar a ser trabalhado.
  • Qualificação: A qualificação é o estágio no qual você está analisando se realmente o cliente está pronto para realizar a compra. Esse termo pode ser estranho para muitos vendedores, pois parece que vamos “escolher” quem deve ou não  finalizar a compra. No entanto, a qualificação é uma etapa que tem como objetivo entregar para seu time de vendas        apenas os negócios que realmente têm chances de fechamento.
  • Apresentação: Aqui você apresenta seu produto ou serviço, faz uma demonstração ou o que se encaixar melhor no seu processo de vendas. Muitas vezes o contato chega sabendo muito pouco sobre o seu trabalho e essa é a oportunidade de captar a atenção desse possível cliente.
  • Envio de proposta: Nessa fase seu contato já está nutrido e preparado para comprar, e você sabe disso porque ele já demonstrou o interesse necessário para que você faça uma proposta com plano, valor, contrato, etc.
  • Ganhou/ Perdeu: Depois de percorrer as etapas, finalmente chega o momento da decisão. O “ganhou” é quando você fecha o negócio e ganha o cliente. Já o “perdeu”, como o nome já diz, é quando a venda não sai como o esperado.

 

Saiba quais são os benefícios de usar um CRM para a gestão solar


Não há dúvidas de que o funil de vendas seja uma ferramenta indispensável para as empresas. Entender como funciona o funil e se organizar a partir dele contribui para que a
gestão se otimize. As ações se tornam mais assertivas e o foco se volta para as etapas que precisam de mais atenção, o que colabora para que ocorra um salto na produtividade.

Dentro do CRM a noção de quantos negócios estão em cada fase do funil se torna mais gráfico, o que te ajuda a enxergar os gargalos do funil, permitindo que ações sejam pensadas para resolver esses problemas com um propósito mais do que nobre: aumentar suas vendas.

A estrutura do funil é muito importante para que os gestores, e até mesmo vendedores, consigam entender suas estratégias e objetivos. 

E essa ajuda não se restringe apenas ao campo comercial da empresa, já que é possível personalizar o funil de acordo com a jornada do cliente e as etapas que ele percorre por cada fase do funil. Toda a organização pode ser beneficiada por essa ferramenta, inclusive os departamentos de marketing, operações, financeiro e pós-vendas. 

E tem mais! Uma ferramenta de CRM, por organizar e gerir os dados, consegue apresentar informações importantes como, por exemplo, a taxa de conversão, distribuição de negócios e relatório de safra, permitindo uma melhor mensuração de resultados, análises de desempenho e acompanhamento de indicadores de produtividade.

 

Em que casos usar múltiplos funis em um CRM?

  • Empresas com um nível maior de maturidade ou com operações mais complexas, um único funil pode não ser o bastante.
  • Sua empresa trabalha com venda de produtos e serviços; serviços tendem a exigir um funil mais extenso
  • Sua empresa quer trabalhar com um funil diferente para qualificação e SDR – Sales Development Representative

 

Os funis de venda na gestão solar

Um negócio de energia solar tem muitos processos, muitas vezes complexos e executados por diferentes responsáveis. E mais: algumas destas etapas podem ser executadas paralelamente.

Por exemplo, ao fechar um negócio, você precisa disparar uma série de ações em diferentes áreas da sua empresa:

– O financeiro vai gerar o contrato.

– A engenharia vai dar início ao projeto junto à concessionária e fazer a visita técnica.

– Compras irá fazer a cotação com os distribuidores.

Os múltiplos funis integrados da SolarView Business

A SolarView Business vive diariamente a rotina dos 1.300 integradores solares que fazem a gestão dos seus processos pela nossa plataforma.

A gente conhece tão bem esta rotina que sabe que colocar todas as etapas em um único funil de vendas não é a melhor opção para a gestão solar.

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Um CRM com múltiplos funis proporciona uma gestão ainda mais efetiva do dia a dia do seu negócio solar. Saiba por quê:

✔️ Com um clique você acompanha o status de cada negócio em todas as áreas da sua empresa.

✔️ Você organiza e toca paralelamente os projetos em andamento.

✔️ Você agiliza, otimiza e evita atrasos nas instalações das suas usinas.

A SolarView Business é muito mais do que um CRM feito especificamente para o seu negócio de energia solar. Ele substitui ao menos 4 ferramentas do seu dia a dia por um preço inferior a apenas uma delas e otimiza seus processos, economizando tempo e dinheiro

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