Por que os painéis solares geralmente são azuis?
Entre as dúvidas mais comuns sobre painéis solares, está a questão: por que a cor deles é azul. Afinal, essa coloração se diferencia muito das telhas brasileiras e pode causar um certo estranhamento à primeira vista.
Se você tem interesse em saber qual a diferença entre célula, painel e módulo fotovoltaicos. Assim como a resposta sobre o tom azul, siga com a SolarView!
Qual a diferença entre células, módulos e painéis solares?
É comum confundir os nomes dados aos materiais de instalação solar. Mas aqui está a explicação de cada uma:
Células
As células fotovoltaicas são as unidades básicas de conversão da energia solar em elétrica.
Módulos
Um conjunto de células compõe um módulo. Para isso, elas precisam estar conectadas eletricamente e encapsuladas para gerarem eletricidade.
Painéis
Um ou mais módulos interligados formam os painéis solares. Eles são organizados para formarem uma única estrutura.
Sistema FV
Por fim, um conjunto de painéis solares conectados a outros equipamentos, como cabos e inversores, formam um sistema FV.
Por que os painéis solares são azuis?
Depois de aprender as nomenclaturas de energia solar acima, é hora de entender por que a cor azul predomina entre os tipos de painel solar!
Mas antes, é importante deixar claro que nem todos os painéis são dessa cor. Há opções em tons de cinza ou cinza escuro, por exemplo. E isso depende do material com o qual cada modelo é produzido, e se a camada possui ou não antirreflexo.
Os painéis azuis são aqueles do tipo silício cristalino com antirreflexo. E essa cor é utilizada devido à sua alta eficiência de conversão. Com ela, a transformação da energia solar em elétrica se torna mais fácil.
Como os painéis solares se tornam azuis?
Normalmente, as camadas de silício que chegam às fábricas para serem aplicadas às demais camadas dos painéis são cinza esverdeadas. Isso porque esta é a cor natural do mineral.
Então, na última etapa de construção das placas, é agregada uma capa antirreflexiva de nanômetros de espessura – composta de nitrato de silício. Assim, elas se tornam azuis.