Quais são as melhores técnicas de vendas para o mercado solar?

Categorias: Notícias do Mercado Solar, Venda SolarPor Published On: 28 de julho de 20213,2 min read872 words

Quais são as melhores técnicas de vendas?

Olá integrador, agora que você compreendeu uma boa parte da teoria das vendas, que tal descobrir como elas funcionam no dia a dia? Afinal, é importante adotar técnicas para aumentar as suas chances de converter um lead em cliente. Listamos para você algumas práticas fundamentais para fechar bons negócios.

1. Conheça o produto

Pode parecer óbvio, mas acredite: alguns vendedores não sabem exatamente aquilo que estão vendendo. Quem lida de forma direta com o cliente deve conhecer a fundo o produto ou serviço porque precisa oferecer soluções que estejam adequadas às necessidades daquela pessoa ou empresa.

Conhecer o que está sendo vendido envolve saber cada detalhe e a aplicação mais adequada do produto ou serviço. É dessa forma que o vendedor pode selecionar, dentre as opções disponibilizadas, a que se enquadra com perfeição àquilo que o cliente está buscando, sem ficar “empurrando” o que ele não precisa

2. Ouça o cliente

É muito importante ter em mente que o conceito de vender passou por algumas mudanças. Antes, o interesse era fazer com que o cliente adquirisse a maior quantidade de produtos ou serviços, ou seja, o foco era o valor que ele deixaria para a empresa.

Hoje, existe uma preocupação maior em entender o que essas pessoas estão precisando, conforme explicamos. As empresas têm mais vantagens adotando essa postura do que tentando fazer uma venda a qualquer custo usando a estratégia do convencimento.

É por isso que uma técnica importante é escutar o que o cliente tem a dizer. Você precisa saber quais são as queixas dele, seus desafios e suas dificuldades. Assim, associado ao conhecimento que tem do seu próprio produto ou serviço, vai propor a solução ideal.

Quando a gente ouve o cliente, não se passa pelo vendedor chato que só quer empurrar produtos. O cliente percebe a diferença de abordagem e fica mais satisfeito porque existe o real interesse em atender às suas necessidades, e não apenas gerar uma boa comissão.

3. Use a técnica de Rapport

A técnica de Rapport envolve um pouco de psicologia para ganhar a simpatia e a confiança do cliente em potencial. Afinal, se ele “não for com a cara” do vendedor, digamos assim, terá muito mais resistência em fechar uma compra.

Para aplicar essa técnica, é preciso aos poucos criar um relacionamento com o cliente por meio, por exemplo, de declarações empáticas durante as conversas. É assim que o vendedor vai apontar a direção dessa transação, bem como o ritmo dela, garantindo total controle.

Muitas vezes é possível quebrar o gelo do primeiro contato abordando de forma despretensiosa algum assunto que esteja fora do contexto daquela reunião. Além disso, o foco deve ser mantido sempre no cliente. Mas não se trata de bajulação, e sim de mostrar que você está ouvindo e entendendo o que ele precisa.

4. Tenha resiliência

Cada cliente é único, sendo assim, o desafio do vendedor é manter a essência da empresa, mas de modo que o seu discurso e a sua abordagem estejam adequados ao perfil de cada uma dessas pessoas ou empresas. Por isso, é preciso ter resiliência.

Essa habilidade consiste em saber se adequar a diferentes cenários. Envolve raciocínio rápido, flexibilidade e adaptabilidade. Ela também vai ajudar a estruturar argumentos quando houver uma mudança de postura por parte do cliente, a fim de não perder um negócio por causa de uma nova decisão tomada por ele.

5. Documente processos e estratégias

É muito importante manter o registro de tudo aquilo que está sendo feito. Ao documentar processos e estratégias, você tem uma visão das abordagens que estão sendo adotadas e pode fazer um comparativo com os resultados que foram alcançados.

E não é só isso. Essa prática ajuda a nortear a postura do time de vendas, uma vez que mostra aquilo que funciona bem ou não. Ainda, possibilita fazer adequações quando são identificadas falhas ou etapas que estão atrapalhando concretizar as vendas.

6. Foque os benefícios do produto que vão a favor do cliente

Seus produtos ou serviços podem ter inúmeros benefícios, mas talvez nem todos eles sejam interessantes para todos os clientes. Então, você precisa conhecer muito bem aquilo que está vendendo e saber como fazer um paralelo com o que o cliente está buscando.

Não é necessário se aprofundar em tudo o que o seu produto ou serviço oferece de bom. Foque o que realmente favorece o cliente. Ele precisa perceber na prática como o que você está oferecendo resolve os problemas que ele tem. Ir direto ao ponto faz toda a diferença para influenciar a decisão de compra.

Conseguiu repensar sobre as suas vendas a partir deste artigo? Então, que tal ter acesso a mais dicas e informações úteis? Acesse nosso Blog e tenha acesso a vários conteúdos que com toda a certeza irão agregar muito ao seu negócio. 

 

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