Saiba quais são os principais problemas nos sistemas fotovoltaicos que o seu cliente pode enfrentar
A energia solar se tornou um sonho para muitas pessoas, porque além de ser sustentável, ainda gera uma diminuição significativa na conta de luz. É fato, portanto, que isso vem trazendo inúmeros benefícios para unidades residenciais, indústrias, comércios, agricultura, entre outros. Afinal, quem não deseja se livrar da alta fatura de energia? Contudo, alguns problemas nos sistemas fotovoltaicos podem surgir com recorrência, se não houver o devido cuidado.
Esses problemas podem ter origem desde a instalação, se a empresa integradora não realizar um bom projeto ou cometer erros durante a obra, e até mesmo por desgastes e degradação nos equipamentos que compõem o sistema. Para descobrir quais são os problemas mais recorrentes nas usinas, confira o conteúdo que o time da SolarView preparou para te ajudar!
Problemas nos sistemas fotovoltaicos ocorridos por erros na instalação
Como citamos acima, é comum que alguns problemas possam ocorrer durante a própria instalação, seja devido a erros no projeto ou na obra. Muitas empresas ignoram problemas que podem resultar em grandes dores de cabeça em futuro próximo, como estes:
-
Sombreamento
Esse é, sem dúvidas, um dos problemas em sistemas fotovoltaicos mais recorrentes e que causa extrema insatisfação, pois impacta diretamente na geração de energia. Embora ele possa ocorrer devido a sujeira, árvores ou construções próximas, por exemplo, a falta de previsibilidade desse problema durante o desenvolvimento do projeto pode ocasionar na instalação dos módulos em localizações ou posições desfavoráveis, que resultarão nesse sombreamento.
Desse modo, é muito importante que os responsáveis pelo dimensionamento tomem todo cuidado com essa questão, pois é uma forma de evitar reclamações e até processos judiciais por parte do cliente final, uma vez que a geração não ocorrerá conforme o prometido na proposta.
-
Problemas de cabeamento
Conexões soltas, danificadas ou incorretas no sistema de cabeamento podem levar a perdas de energia e até mesmo a riscos de incêndio. Embora esse problema possa ser comum também após a instalação, advindo com o tempo, a falta de cuidado durante a obra ocasiona sérios problemas como esse. Por isso, a equipe deve se atentar ao máximo para evitar incidentes com danos físicos e materiais.
-
Problemas na Estrutura
Inadequações na estrutura que irá suportar o sistema fotovoltaico podem causar incidentes graves, principalmente em regiões que sofrem com fortes vendavais, furacões ou ciclones, por exemplo.
Portanto, é preciso escolher a estrutura certa para o tipo de usina que será instalada, e até mesmo de acordo com o tipo de telhado onde ela será fixada. A equipe responsável pela montagem também deve evitar adequações que coloquem em risco a segurança no sistema, por meio de “gambiarras”.
-
Desabamento do telhado
No caso das usinas que são instaladas em telhados, é preciso verificar já na visita técnica o estado em que ele está. Muitas empresas ignoram os riscos de uma instalação em um telhado já degradado, que não suporta o peso dos módulos. Isso resulta, consequentemente, em desabamentos com graves danos.
Sendo assim, é fundamental que haja essa avaliação. Bem como, que essa informação seja repassada para os donos do imóvel, antes mesmo do envio da proposta com o orçamento. Mesmo que o projeto saia mais caro do que o previsto, esse cuidado é imprescindível e não deve ser deixado de lado em hipótese alguma.
-
Problemas na Instalação elétrica
Muitos problemas nos sistemas fotovoltaicos que ocorrem durante a obra também estão ligados a questões da instalação elétrica. Então, é preciso verificar desde o início as configurações do padrão de entrada e até o local em que o inversor será colocado, de modo que ele não seja danificado pela chuva ou vento, e esteja fora do alcance de crianças ou de locais de riscos.
-
Hot spots (pontos quentes)
Hot spots, ou “pontos quentes”, são áreas em um módulo fotovoltaico, onde a temperatura local é significativamente mais alta do que em outras áreas. Embora esses Hot spots possam ocorrer por defeitos de fabricação durante o transporte e instalação dos módulos, existem outras razões que ocasionam esse problema, como:
- Má conexão: conexões soltas ou defeituosas nos cabos que conectam os painéis solares podem criar resistência elétrica adicional, o que resulta em uma dissipação de calor concentrada na área da conexão com a célula solar.
- Degradação: à medida que os painéis solares envelhecem, sua eficiência pode diminuir. E à medida que a eficiência diminui, mais energia pode ser convertida em calor em vez de eletricidade, criando pontos quentes.
Tendo isso em vista, é muito importante tomar os devidos cuidados para evitar esses problemas que podem ser, inclusive, irreversíveis.
Problemas nos sistemas fotovoltaicos recorrentes após instalação
A falta de cuidado com os sistemas fotovoltaicos pode desencadear uma série de outros problemas ao longo do tempo de vida útil dos sistemas. Citamos alguns dele abaixo:
-
Baixo desempenho do sistema devido à sujeira
Não é novidade dizer que a sujeira impacta diretamente na geração de energia, pois causa sombreamentos. Ainda assim, muitos clientes não se atentam à limpeza dos módulos, que é bastante necessária, principalmente se a usina estiver instalada em um local com muitas árvores ao redor, e em regiões que sofrem com ventanias constantes ou com pouca incidência de chuvas.
Outra causa constante de sujeira nos módulos está nas fezes de animais, como os pássaros. Por isso, é preciso haver uma limpeza regular para evitar um baixo desempenho do sistema solar.
Muitas empresas integradoras também não oferecem esse serviço ou não orientam sobre a importância dessa tarefa ou como ela deve ser realizada. A consequência disso são as reclamações dos clientes, devido a uma interferência na geração de energia.
-
Danificação de módulos
Os problemas com a danificação dos módulos fotovoltaicos podem ser causados antes ou depois da instalação. Entre eles, podemos citar o impacto causado por pisadas, seja durante a obra ou na realização de limpezas e manutenções. Isso pode gerar microfissuras nas células fotovoltaicas, interferindo diretamente na performance do sistema.
Também há problemas causados por outros fatores, como a queda de pedras e galhos nos módulos fotovoltaicos, por exemplo, seja em usinas instaladas em telhados ou em solo. Além disso, a presença de animais que conseguem subir nas placas também se torna uma grande dor de cabeça, pois causa danos diretos.
-
Problemas ocasionados pela falta de manutenção
Embora a usina solar tenha garantia de 25 anos, é preciso realizar manutenções preventivas e corretivas com determinada frequência, para garantir uma melhor eficiência. Muitos problemas nos sistemas fotovoltaicos surgem pela falta de inspeções de rotinas e da realização dos devidos reparos.
É preciso verificar com regularidade se há algum defeito na estrutura ou nos equipamentos, que necessite de conserto ou substituição. Também é importante realizar o aperto de conexões elétricas e estruturas de fixação.
-
Falhas no inversor
Por fim, podemos citar as falhas nos inversores, que também são recorrentes problemas nos sistemas fotovoltaicos. Elas podem ocorrer pela falta de comunicação com o sistema de monitoramento, devido à falta de conexão com a internet ou outra questão do tipo, bem como, por problemas causados por sujeiras, exposição à chuva, ventos e maresia, entre outros.
Conclusão
Como vimos, muitos problemas nos sistemas fotovoltaicos podem surgir decorrentes de erros ou falhas na instalação, bem como, pelo desgaste do tempo e condições climáticas. Se atentar a isso é muito importante para evitar reclamações e processos judiciais por parte do cliente.
Portanto, além de realizar a obra com o máximo de excelência, é preciso fazer um pós-venda ativo, monitorando as usinas e oferecendo serviços como manutenções e limpezas. Tudo isso vai contribuir significativamente para o melhor desempenho do sistema fotovoltaico do seu cliente.