Técnicas de venda de energia solar

Categorias: Venda SolarPor Published On: 5 de junho de 20233,2 min read845 words

O mercado de energia solar tem crescido muito nos últimos anos. O Brasil caminha rumo ao Top 5 Mundial de energia solar instalada, que, por sua vez, vai se tornando uma das maiores fontes de energia no país.

Com isso, mais oportunidades vão surgindo, novos clientes em potencial se interessam por informações a respeito de energia solar, e como o acesso a informação só aumenta, a exigência aumenta também.

Aqui, na SolarView, falamos muito sobre pós-venda, afinal, é o que oferecemos para você, integrador solar. Mas antes do pós-venda, existe justamente a venda, não é? É preciso saber vender energia solar. Você sabe?

Neste artigo, abordaremos técnicas de venda de energia solar para você que está começando agora no mercado, ou você que procura aprimorar ainda mais as suas técnicas para obter mais lucro. Vamos lá?

Conhecimento do produto e do mercado

Para ter sucesso nas vendas de sistemas fotovoltaicos, é crucial ter um profundo conhecimento do produto e do mercado. Antes mesmo de vender, você precisa compreender as especificidades dos painéis solares. Inversores, baterias, regulamentações… estar de fato antenado nas tendências do mercado, como qualquer outro.

Identifique as necessidades do cliente

Tendo conhecimento do produto e do mercado, hora de partir para o conhecimento do cliente. Traçando um PIC (Perfil Ideal do Cliente), você compreende melhor o tipo de cliente e suas necessidades, direcionando sua venda para ele. Entenda os perfis de consumo (inclusive falamos sobre isso aqui), entenda os padrões de uso deles, faça perguntas se necessário. Pode não parecer, mas esta também é uma ótima técnica de venda de energia solar.

Abordagem consultiva

Uma abordagem consultiva é uma técnica fundamental para conquistar a confiança dos clientes e fechar vendas no mercado fotovoltaico. Os vendedores devem atuar como parceiros e consultores, buscando entender as necessidades específicas de cada cliente e oferecendo soluções que atendam a essas demandas. Ao fornecer orientações claras e transparentes, os vendedores estabelecem um relacionamento de longo prazo com os clientes, gerando confiança e satisfação, ou seja: variáveis que podem gerar lucro.

Benefícios financeiros

Outra grande técnica de venda de energia solar está relacionada à finanças, ou seja, dinheiro. Procure destacar os benefícios financeiros de investir em um sistema fotovoltaico. 

Explique como a instalação de painéis solares pode reduzir significativamente os custos de energia a longo prazo. Mostre como os clientes podem economizar dinheiro em sua conta de energia elétrica ou até mesmo gerar créditos de energia que podem ser vendidos de volta à rede elétrica.

Inclusive, em nosso portal de monitoramento, você, integrador solar, consegue mostrar para o seu cliente o ROI, o retorno sobre o investimento que ele tem ao investir em energia solar. Sabia disso? Saiba mais aqui: SolarView PRO.

SPIN Selling

Conhecendo o seu cliente e suas necessidades, uma boa técnica para se aplicar na sua venda é o SPIN.

O SPIN é um acrônimo que representa quatro tipos de perguntas estratégicas: Situação, Problema, Implicação e Necessidade.

Ao utilizar o SPIN Selling para vender sistemas fotovoltaicos, você pode começar fazendo perguntas de Situação, buscando entender a situação atual do cliente em relação ao consumo de energia elétrica e sua conscientização sobre a sustentabilidade.

Em seguida, você pode passar para perguntas de Problema, indagando sobre os desafios que o cliente enfrenta em relação aos altos custos de energia e à dependência de fontes não renováveis. 

As perguntas de Implicação exploram as consequências e impactos desses problemas, dando ênfase no alto custo financeiro que é causado no bolso do cliente.

Por fim, temos a Necessidade, ou seja, o momento em que você ajuda a identificar o que o cliente valoriza e quais benefícios específicos ele procura em um sistema fotovoltaico.

Garanta um pós-venda de qualidade

Para aumentar a confiança do cliente, ofereça garantias sólidas para o sistema fotovoltaico, como garantias de desempenho dos painéis solares e garantias de longevidade do equipamento. Ofereça um pós-venda de qualidade antes mesmo da venda, para que o cliente saiba que você se preocupa com ele.

E com a SolarView, você garante um serviço de pós-venda solar impecável, através do nosso portal de monitoramento, nosso super aplicativo para você monitorar usinas de qualquer lugar.

Conclusão

O domínio das técnicas de venda de energia solar vai impulsionar o seu negócio. Para você que está começando, aplique essas dicas e, se possível, volte aqui para nos dizer se deu certo.

Você que procura se renovar no mercado: esperamos que esse blogpost seja útil para você também.

Por favor, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse texto, para que possamos entender que fomos úteis para o seu negócio.

E que tal conhecer mais sobre nossa plataforma? Confira:

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4 Comments

  1. Ricardo 7 de junho de 2023 at 15:31- Responder

    Ótimo, parabéns 👏👏👏

    • Matheus Alonso 15 de junho de 2023 at 15:01- Responder

      Agradecemos seu comentário, Ricardo!

  2. Valdinei 7 de junho de 2023 at 14:19- Responder

    Excelente informação

    • Matheus Alonso 15 de junho de 2023 at 15:01- Responder

      Que bom que ajudamos, Valdinei!

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