Ferramentas de gestão que ajudarão no crescimento da sua empresa no mercado solar
Otimizar tempo e processos é, sem dúvida, um dos maiores objetivos das empresas. E a tecnologia é a principal aliada nessa missão, oferecendo diversas ferramentas de gestão que ajudam a impulsionar os resultados, com mais precisão, segurança e até economia.
Essas ferramentas permitem que as atividades dos times sejam desenvolvidas com maior rapidez. Muitas delas, inclusive, armazenam dados e informações importantes, e organizam processos. Contudo, é preciso analisar quais delas atenderão melhor as demandas da sua empresa, levando em consideração a realidade dela, qual produto ou serviço está sendo oferecido, o tamanho da equipe, etc.
Listamos abaixo sete ferramentas de gestão que você pode adotar na sua empresa de energia solar, que trarão impactos positivos na rotina de produção do seu time.
1. SolarView
A plataforma de monitoramento da SolarView é essencial para as empresas de energia solar que desejam realizar um pós-venda ativo e de qualidade. Por meio dela, é possível fazer todo o acompanhamento das usinas solares dos clientes em uma única interface, pois essa ferramenta possui integração com diversos portais de inversores.
Desse modo, o time de pós-venda consegue visualizar o desempenho da usina, recebendo dados como os de geração e consumo, alertas de falhas e muitas outras informações importantes.
Com a SolarView, é possível otimizar o trabalho do time, pois o monitoramento é feito automaticamente, sem a necessidade de realizar um trabalho manual por meio de planilhas, o que demandaria muito mais tempo.
2. ClickUp
O ClickUp é uma das principais ferramentas de gestão utilizadas para inserir e organizar as demandas dos setores. Ela possibilita o gerenciamento de tarefas e projetos, ao permitir que o usuário insira todas as atividades que devem ser desenvolvidas e consiga visualizar todo o processo.
As demandas podem ser personalizadas dentro da plataforma, incluindo metas, controle de tempo, tags, cores, status de urgência e importância, checklist, etc. O usuário também consegue fazer interligações entre as demandas e adicionar mídias audiovisuais e documentos, por exemplo. Outra vantagem do ClickUp está na possibilidade de vincular uma demanda aos seus devidos responsáveis.
Cada setor pode ter o seu próprio espaço e criar diversos quadros, de acordo com os projetos que serão desenvolvidos. Portanto, ela acaba sendo uma ferramenta de gestão bastante útil, que contribui para a organização das tarefas dos times.
3. Trello
O Trello tem uma função semelhante ao ClickUp. Contudo, apresenta funcionalidades mais simples, embora bastante eficientes. Por meio dessa ferramenta, o usuário consegue criar quadros com projetos e adicionar cartões com demandas.
Dentro de cada cartão, é possível colocar as descrições das demandas, criar checklist, vincular membros, inserir capas, anexos e datas de conclusão, entre outras funções. Ele é bastante útil para gerenciar as demandas do time, pois também é possível acompanhar o andamento das tarefas e quais delas foram concluídas.
O Trello possui planos pagos, mas também permite o uso gratuito, que terá algumas limitações quanto às funcionalidades.
4. WhatsApp Business
O WhatApp também é uma das ferramentas de gestão indispensáveis. Afinal, essa é a rede social mais utilizada no Brasil, contando com 169 milhões de usuários. Sendo assim, não há como ignorar a importância que ela possui na comunicação.
Seja para estabelecer diálogos com os times ou mesmo para atuar como uma ferramenta de vendas, o WhatsApp com certeza vai ajudar bastante nos processos da sua empresa. E esse aplicativo possui a versão Business com diversas funcionalidades, que colaboram significativamente na gestão de leads, durante o atendimento.
Nele, é possível criar um perfil comercial, mensagens automáticas, etiquetas para organizar conversas, catálogos, anúncios e links, entre outros recursos.
5. Slack
O Slack também é uma excelente ferramenta de gestão voltada à comunicação. Porém, diferentemente do WhatsApp Business, ela visa o diálogo entre a equipe. Ou seja, é uma solução focada no ambiente interno corporativo.
Por meio dessa plataforma, os usuários podem criar canais com os setores ou estabelecer diálogos individuais. Ele é indicado para conversações entre as equipes, por trazer mais segurança, tanto com a proteção de dados, como também por evitar que as mensagens sejam perdidas facilmente. Também é possível fazer reuniões pelo Slack.
6. Plataformas de CRM
Uma boa plataforma de CRM é essencial para garantir que o seu processo de vendas seja mais eficiente e eficaz. Ele otimiza e organiza tarefas, armazena informações e dados importantes e permite o acompanhamento das jornadas de compras dos seus clientes.
Cada plataforma de CRM possui suas especificidades e funcionalidades de destaque. É muito importante que você avalie qual delas pode ser mais eficiente para a sua proposta de negócio e para o seu time.
7. RD Station Marketing
Essa com certeza é uma das melhores ferramentas de gestão voltadas ao marketing das empresas. Ela permite o envio de e-mail marketing, gestão de leads, criação de segmentações e fluxos, landing pages, entre outros.
Com o RD Station, você consegue acompanhar as métricas do seu marketing e pode integrar essa ferramenta com diversas outras, principalmente com redes sociais, de modo que consiga extrair dados e gerar relatórios.