O que é venda consultiva e quais são seus benefícios?
A venda consultiva é uma modalidade de venda em que os profissionais comerciais também atuam como consultores.
São comumente mais recomendadas para produtos ou serviços complexos, ou muito técnicos e específicos. Nesses casos, o profissional escuta do cliente quais são suas maiores necessidades, os desafios que enfrenta e, a partir disso, conseguem sugerir as soluções mais eficientes para cada situação.
A venda consultiva é hoje utilizada por diversos mercados, e o setor de energia solar pode se beneficiar bastante dessa metodologia.
Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura.
O que é venda consultiva?
Como explicado anteriormente, o que difere um processo de venda tradicional da venda consultiva é a atuação do vendedor que, nesse momento, atua como um verdadeiro consultor para o cliente, oferecendo as soluções mais eficientes para todas as demandas que possam aparecer.
Esse novo modelo de venda é fundamental para garantir maior satisfação e aproveitamento por parte dos clientes que, muitas vezes, chegam aos vendedores sem saber exatamente qual é a solução ideal para os problemas que enfrentam.
Imagine um cenário em que você precisa adquirir um produto ou contratar um serviço e encontra o apoio e respaldo de um vendedor para identificar qual é a solução mais adequada para as suas necessidades.
Naturalmente, além de contratar uma solução que vai entregar ainda mais aproveitamento, é comum que o cliente se sinta mais próximo da empresa contratada, uma vez que houve um processo de consultoria, entendimento das demandas e, claro, cuidado na escolha da solução adequada.
Para o vendedor, por outro lado, a venda consultiva exige atenção e cuidado: é preciso se preparar antes de atender os clientes para conseguir prestar o melhor serviço possível, tanto como vendedor quanto como consultor.
É preciso conhecer seu cliente e, principalmente, conhecer todas as particularidades de seus produtos e serviços, para ser capaz de encontrar as soluções mais adequadas para cada situação.
Quais são os benefícios da venda consultiva?
Sem dúvidas, a venda consultiva se destaca dos modelos tradicionais de venda, principalmente por estreitar os laços com os clientes e aumentar ainda mais a confiança desses consumidores com a sua marca.
Dentre os maiores benefícios, destacam-se:
- clientes mais satisfeitos;
- menor taxa de cancelamento;
- aumento do número de indicações;
- aumento do valor do ticket médio da empresa.
Vamos entender cada um desses pontos a seguir.
Clientes mais satisfeitos
A satisfação dos clientes é um dos índices mais importantes para as empresas e, sem dúvidas, o aumento desse número é uma consequência das vendas consultivas.
Quando um consumidor adquire um produto ou serviço que atenda 100% às suas necessidades, é natural que ele esteja ainda mais satisfeito com sua contratação. Isso significa não só a continuidade desse cliente junto à sua empresa, como também possivelmente o aumento de indicações, dois outros benefícios dessa prática.
Menos cancelamentos
Com o aumento da satisfação dos clientes, o número de cancelamentos (ou a famosa taxa de churn) acaba diminuindo consideravelmente.
Quando o cliente consome exatamente aquilo que precisa, e está satisfeito com a sua nova aquisição e/ou contratação, as chances de um cancelamento são menores.
Isso significa que ele permanecerá por mais tempo na sua empresa e aumentará periodicamente o lucro que traz para o seu negócio.
Mais indicações
Quando estamos satisfeitos com produtos ou serviços que contratamos, é comum que divulguemos as empresas para as pessoas ao nosso redor – e no caso do mundo corporativo não é diferente.
Um cliente satisfeito, naturalmente, indica a sua empresa para outros possíveis clientes. Ao mesmo tempo, clientes vindos de indicação, ou seja, que não possuem um custo de aquisição elevado, tendem a ser mais rentáveis para a instituição, e passam a trazer lucro de forma mais rápida para o seu negócio.
Aumento do ticket médio
O aumento do ticket médio da sua empresa pode trazer diversos benefícios – e esse é um dos “efeitos colaterais” de investir em venda consultiva.
Quando o consumidor adquire seu produto ou serviço e fica satisfeito após o processo consultivo, é mais comum que os vendedores consigam atuar com um upsell ou cross-sell, o que consequentemente aumentar o valor do ticket médio da sua empresa.
Com o aumento do ticket médio, aumentamos também a rentabilidade do seu negócio.
Passo a passo para uma venda consultiva
Para aplicar a venda consultiva na sua empresa de energia solar, é preciso seguir alguns passos fundamentais:
- pesquisa;
- realização do primeiro contato;
- diagnóstico do cliente;
- proposta personalizada para as demandas de cada cliente.
Vamos entender cada uma delas a seguir.
Pesquisa
Antes de abordar o seu cliente, é fundamental fazer uma pesquisa para entender um pouco mais sobre a empresa, suas estratégias, formas de atuação e muito mais.
Nem sempre os clientes são receptivos no primeiro contato, então quando você consegue abordá-los com mais informações e precisão em alguns dados, pode ser mais fácil conseguir abertura para conversar sobre as demandas e necessidades da empresa.
Com informações relevantes em mãos, é mais fácil abordar o cliente para conversar sobre questões mais estratégicas.
Um outro fator que pode facilitar o processo da venda consultiva é analisar os clientes que já foram atendidos antes. Se houver um padrão de perfil, ou segmentos semelhantes, pode ser interessante revisitar esses processos para entender a jornada de compra.
Primeiro contato
Durante o primeiro contato, é interessante saber coordenar a comunicação, para absorver o máximo de informações valiosas possível.
Nesse sentido, uma boa prática é realizar perguntas mais abertas, que permitem que o cliente fale por mais tempo e explique questões estratégicas do negócio. Por exemplo, perguntas que começam com “Como” ou “Por que” podem ser interessantes, visto que para respondê-las é necessário elaborar um pouco mais, sem se resumir apenas à respostas curtas, como “sim” e “não”.
Um outro detalhe importante para que a comunicação flua da melhor forma possível é personalizar os questionamentos, e não seguir apenas um roteiro pré-definido.
A conversa precisa ser fluida, e caminhar de acordo com as necessidades de cada um dos clientes.
Diagnóstico
O momento do diagnóstico é onde ocorre, de fato, a consultoria do vendedor.
Após realizar uma boa pesquisa e conversar com o cliente, esse é o momento para identificar quais soluções são as mais eficientes para o negócio.
Para conseguir fazer um bom diagnóstico e começar a construir uma relação de confiança com seus clientes, é preciso pontuar exatamente quais são suas dificuldades e necessidades e, a partir disso, mostrar como cada uma das soluções apresentadas seriam eficientes para essas demandas.
Proposta
Esse é o momento de mostrar que você realmente sabe do que está falando. Durante a apresentação da proposta, o vendedor precisa ter domínio do que fala, não só no que diz respeito às soluções oferecidas, como também referente aos problemas apresentados pelo cliente.
Ao realizar a oferta, foque nos resultados que o cliente pretende alcançar, e ouça tudo o que ele tem a dizer. Se necessário, ajuste a proposta e reapresente conforme considerações.
A venda consultiva é um ponto de extrema importância para as empresas, principalmente as prestadoras de serviço.
O vendedor precisa ser capaz de trabalhar com pesquisa, análise, ser um bom comunicador e, principalmente, ter jogo de cintura para apresentar possíveis soluções e lidar com as objeções de compra.
Já pensou em aplicar esse modelo de venda no seu negócio?
Como esta estou visitando sua pagina tem um aplicativo que tem se destacado, chamado PCG Programa Classificados Grátis, com ele você pode fazer divulgação de seu produto ou serviço em mais de 340 sites de Classificados de forma semi-automática, com certeza você vai vender muito mais usando essa ferramenta de divulgação, basta pesquisar no Google: Programa Classificados Grátis e você vai encontrar esse agregador de sites classificados automatizado. Tchal Tchal