Conheça o Balanço Energético
Muitos instaladores de sistemas fotovoltaicos entendem a importância de acompanhar todos os detalhes do consumo, da geração e da injeção de energia na rede elétrica, mas ainda não conhecem uma forma para otimizar a gestão de todas essas informações.
O blog post de hoje, abordará uma solução que apresenta todos esses dados de forma facilitada, que pode ajudar no seu dia-a-dia e fortalecer o relacionamento com seu cliente.
Você já ouviu falar em Balanço Energético?
O Balanço Energético é, de maneira simples, um monitoramento dos fluxos de energia que acontecem entre unidade geradora, unidade consumidora e rede elétrica. Ele permite que identifique e monitore todas as parcelas do fluxo de energia da unidade prossumidora e compare com as informações da conta de luz.
Então, para conhecê-lo melhor, entenda sobre os fluxos de energia, o funcionamento do Balanço Energético, sua importância e seus benefícios.
Entenda quais são os fluxos de energia:
- Fluxo de energia gerada: parte da unidade geradora para a unidade consumidora e/ou rede elétrica, dependendo da quantidade de energia autoconsumida.
- Fluxo de energia total consumida: corresponde à soma da energia consumida, proveniente da rede elétrica, com a autoconsumida vinda da unidade geradora.
- Fluxo de energia consumida da rede: parcela de energia consumida diretamente da rede elétrica da concessionária.
- Fluxo de energia injetada na rede: parcela de energia gerada pela usina (não consumida pela unidade) que é injetada na rede da concessionária.
- Fluxo de energia autoconsumida: é a parte da energia gerada na usina e consumida instantaneamente pela unidade consumidora.
Figura 01: representação dos componentes de um sistema fotovoltaico
A partir disso, são gerados saldos, como:
- Saldo energético: como em um extrato bancário, é o saldo de energia gerada menos a energia que foi consumida, medida em kWh. Esse saldo pode ser visualizado através do balanço energético, de acordo com o período desejado.
Figura 02: exemplo de extrato de créditos
- Saldo financeiro: equivale ao valor em dinheiro do saldo energético. Ou seja, o saldo energético multiplicado pela tarifa vigente naquele período.
Mas, como são obtidas essas informações?
A rede de elétrica envia a energia elétrica para a unidade consumidora, que é medida pelo medidor de energia da concessionária, o qual registra somente a energia injetada na rede e a energia consumida.
Com o resultado da diferença entre a energia injetada e a consumida da rede, temos a Medição Líquida, e é a parcela de energia que será cobrada pela distribuidora na conta de luz.
Através do uso de um medidor de energia particular, chamado SmartMeter ou medidor inteligente, você obtém além dessas informações, o valor referente ao autoconsumo. Este medidor, capta os mesmos dados como o da concessionária, mas também, consegue calcular a geração e o consumo real da unidade, apresentando dados que são utilizados na elaboração do Balanço Energético.
Agora que já conheceu o que é mensurado no Balanço Energético e como ele é feito. Então, qual a sua importância?
A economia energética e financeira é uma realidade. Entretanto, como o proprietário da instalação recebe uma conta de energia com poucas informações esclarecedoras: o valor a pagar, a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida, surgem muitas dúvidas.
Geralmente, esse cliente pode questionar a quantidade de energia gerada pela sua instalação fotovoltaica e questionar também o retorno do investimento. Abaixo, seguem algumas perguntas e problemas mais comuns:
- Como são visualizadas na fatura de energia as mudanças após a instalação do sistema fotovoltaico?
Todas as mudanças no layout, as informações sobre a instalação, quantidade de energia consumida e injetada na rede, saldo de créditos com a concessionária, entre outras, explicamos neste blogpost .
- O que acontece quando há excedente de energia?
Quando há excedente de energia, ela é enviada para a rede distribuidora, que contabiliza para fornecer créditos e abatê-los em períodos futuros com maior consumo energético. Esses créditos são válidos por até 60 meses.
- Como é feito o rateio de energia em usinas de grande porte?
Em usinas de grande porte, como fazendas solares, há excedente de energia, o que gera dificuldades com relação à gestão de faturas e rateio de energia. Cada cotista possui um perfil de consumo diferente e com a medição do consumo de energia é possível realizar rateios automáticos da fatura para cada cliente.
Mas, para o instalador esclarecer as dúvidas dos consumidores finais e acompanhar todas as suas usinas é ainda mais complexo, pois demanda tempo e trabalho manual para checá-las.
Com o Balanço Energético, é possível sanar essas dúvidas com precisão e rapidez, pois identificando os detalhes do perfil de consumo de energia da instalação elétrica, seja uma residência, um comércio ou uma indústria, você conseguirá visualizar o histórico de horários de maior consumo de energia elétrica, além de esclarecer todos os fluxos energéticos.
Com o acesso às informações elétricas, de economia e de consumo, você poderá comparar se está correspondendo às expectativas do seu cliente e avaliar a redução na fatura de energia desde a instalação do sistema de Geração Distribuída.
Portanto, é essencial interpretar as informações coletadas na unidade consumidora e mensurar o consumo de energia para a otimização dos recursos das casas do futuro.
Se você se recorda de situações como essas, pode precisar de um auxílio para monitorar todos os detalhes dos fluxos de energia, o saldo energético (net metering) e os créditos de energia. Essas informações podem ser gerenciadas através do Balanço Energético.
Além disso, os principais benefícios da sua utilização são: a facilidade na compreensão sobre sobre o fluxo de energia da unidade; acompanhamento e comparação com as informações na fatura; e a economia de tempo ao utilizar uma ferramenta completa, clara e que facilita a explicação das informações para os proprietários.
Comente nesse post se gostou de conhecer o Balanço Energético!