COM PREVISÃO DE REAJUSTE, ENERGIA SOLAR É ALTERNATIVA AOS CONSUMIDORES

Categories: CuriosidadeBy Published On: 25 de fevereiro de 202115,1 min read332 words0 Comments

Análise feita pelo Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (Sete) projeta aumento nas 53 distribuidoras do país. Dados já demonstram aumento da procura e adesão pela energia solar.

A pandemia de Covid-19 trouxe grandes impactos às companhias fornecedoras de energia elétrica, tendo em vista que com o isolamento social, surgiu também uma diminuição no consumo de energia dos setores industriais, comerciais e de serviços.

Com isso, as distribuidoras passaram a correr o risco de entrarem em falência, o que prejudicaria o fornecimento de energia em todo o país. Empréstimos foram feitos e, ao todo, a dívida chegou a R$ 15,3 bilhões: a chamada Conta Covid.

Para arcar com a dívida, um aumento médio de 14,5% foi anunciado na segunda semana de fevereiro, que passará a ser aplicado aos consumidores a partir de março de 2021. Ao todo, o reajuste será aplicado nas 53 distribuidoras do Brasil, além de outras sete licenciadas.

BUSCA POR NOVAS ALTERNATIVAS

  Ainda que a energia convencional esteja passando por turbulências, um mercado que tem despontado é o de energia solar. Mesmo com a pandemia, o mercado fotovoltaico apresentou recordes no Brasil durante 2020; de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a potência instalada em energia solar no país atingiu a marca de 7,5 GW em 2020.

Em comparação ao ano anterior, o mercado teve um crescimento de 64%. Foram mais de R$ 13 bilhões em investimentos, que resultaram na geração de milhares de novos empregos, além da promoção de energia limpa e renovável.

  Muitos têm visto a instalação de energia solar como um grande investimento. Por ter um longo período de vida útil, uma usina fotovoltaica depois de instalada necessita apenas de gastos com manutenções e limpezas preventivas. Com uma frequente busca por alternativas econômicas e sustentáveis, a adesão e escolha pela energia solar tende a crescer ainda mais.

Compartilhar

Artigos relacionados