É sempre bom prevenir para não ficar surpreso com imprevistos técnicos que causam complicações na rotina de trabalho e gera desconfiança com o seu cliente. Por isso, nesse blogpost, vamos tratar da gestão da manutenção que é um processo com o objetivo de manter as condições de funcionamento para que o sistema continue gerando valor.
O grande desafio enfrentado pela maioria das empresas é organizar a estrutura de custos para manter o equilíbrio financeiro. Entretanto, com um processo de manutenção bem definido pode melhorar a experiência do cliente e possivelmente se tornar uma fonte de receita.
Com esse conteúdo, você vai entender o que é, quais são os tipos de manutenção, quando deve prestar uma assistência ao seu cliente e como otimizar esse processo.
O que é a manutenção?
A manutenção é ação de manter o bom e correto funcionamento de um produto/serviço.
Formada por um conjunto de atividades (cuidados, consertos) que buscam preservar ou voltar a ter o resultado esperado.
Os três tipos de manutenção
1) Preventiva – age antes da avaria a partir de dados históricos
Realizada para evitar surpresas desagradáveis.
2) Preditiva – age antes da avaria a partir de dados e medições em tempo real;
Garante a redução de falhas no funcionamento.
3) Corretiva – age após a avaria;
Atua no reparo para que o sistema retorne a função correta.
O gráfico abaixo mostra como deve ser estruturado o processo de manutenção considerando a posição de cada tipo existente:

Como saber que é necessário prestar uma manutenção?
Os serviços de manutenção são prestados para melhorar a experiência do cliente diante de situações de mau funcionamento. No contexto de serviços fotovoltaicos, há alguns sinais que precisam ser avaliados para garantir o bom uso.
Ao observar a performance do sistema na plataforma SolarView, você consegue checar se está de acordo com a expectativa do projeto. Caso, identifique que está abaixo da estimado, é preciso verificar a causa do problema. Alguns deles e suas soluções são:
- Sujeira no módulo: organize a limpeza manual.
- Sombreamento que não foi considerado no projeto: promova uma ação corretiva pois quando o módulo está sombreado pode comprometer 75% da geração de energia.
- Danos em alguma das placas: substitua como manutenção corretiva para voltar ao bom funcionamento.
- Problema em alguma das conexões dos strings (algum fio se rompeu): faça a substituição do fio.
- O inversor está mal configurado, com algum defeito ou com problema de parametrização: busque orientação da assistência técnica para auxiliá-lo na reconfiguração ou acione-os para uma ação corretiva.
- O sistema de monitoramento ficou sem coletar dados em algum período: entre em contato com a empresa para saber os motivos e a previsão de normalidade.
Em algumas plataformas como a SolarView existe a notificação de eventos que auxilia na verificação de quais usinas necessitam de atenção.
Esses são alguns exemplos de possíveis causas. Recomendamos que identifique o problema, tenha um pré-diagnóstico e planeje as ações de correção.
Então, como otimizar o processo de manutenção?
Um software de monitoramento pode auxiliar no pré-diagnóstico para ver como suas unidades estão performando. Assim, você consegue otimizar o seu processo de manutenção, iniciando por aquelas que estão com má performance.
O sistema de monitoramento da SolarView, por exemplo, tem recursos PRO que auxiliam na gestão, identificação da saúde das suas usinas, envio de relatórios e notificação de eventos que informam a unidade que parou de operar para você atender proativamente. Agora, veja um pouco como cada recurso pode te auxiliar:
Análise de performance
A primeira avaliação realizada é a produção da Usina selecionada e os seus indicadores de produtividade. Cada coluna exibe o valor produzido no dia ou mês indicado na barra de filtros indicado abaixo:

Após auxiliar a Usina individualmente, um segundo recurso pode ser usado para avaliar duas usinas e ordenar qual está performando melhor é a comparação entre usinas.
Comparação entre usinas
Possibilita a comparação de evolução da produção de duas unidades de Geração distintas.


O objetivo da Comparação de Produtividade é auxiliar na tomada de decisão ao fornecer dados quantitativos para possibilitar a avaliação entre os dois.
A terceira avaliação cruza dados de produção real com dados projetados pelo projetista e dados calculados pela SolarView:
Produção (Produzido): São os dados da produção real da Usina;
Projeto (Projetado): são as estimativas de produção geralmente obtidos através de softwares de projeto. Ao iniciar a análise o usuário pode inserir (opcional) as estimativas de produção mensal da Usina;
Calculados: são estimativas de produção calculados pela SolarView para a Usina.

Além desses recursos, há funcionalidades como um relatório automático que é enviado pela SolarView para acompanhar o desempenho e evolução do portfólio de usinas. Também, notificação de eventos com informações como se o Datalogger está offline.
Outra dica interessante é possível visualizar pelo mapa onde se localizam as unidades que precisam de atenção e fazer uma rota de manutenção.
Como organizar seu time
Para que os processos de manutenção sejam realizados com bons resultados, é necessário que sua equipe esteja alinhada, principalmente os setores de sucesso e suporte ao cliente.
Todo o percurso desde a identificação do problema até a manutenção deve ser desenhada e estruturada com todo o time para garantir que saibam suas funções dentro desses processos.
Dessa forma, você consegue agregar valor no seu serviço, manter o acompanhamento das usinas com qualidade, performance, economia e manutenção.
Além de entregar esses benefícios aos seus clientes, ele estará construindo um novo modelo de negócio com receita recorrente. Para que o seu negócio continue em alta, acompanhe esse conteúdo Como estruturar um modelo de negócios para integradores fotovoltaicos e fique por dentro das práticas atuais no mundo das startups.
Espero que essas informações sejam úteis para que o seu serviço alavanque no mercado!