SolarView

Como otimizar os processos de manutenção para integrador fotovoltaico?


É sempre bom prevenir para não ficar surpreso com imprevistos técnicos que causam complicações na rotina de trabalho e gera desconfiança com o seu cliente. Por isso, nesse blogpost, vamos tratar da gestão da manutenção que é um processo com o objetivo de manter as condições de funcionamento para que o sistema continue gerando valor. 


O grande desafio enfrentado pela maioria das empresas é organizar a estrutura de custos para manter o equilíbrio financeiro. Entretanto, com um processo de manutenção bem definido pode melhorar a experiência do cliente e possivelmente se tornar uma fonte de receita.

Com esse conteúdo, você vai entender o que é, quais são os tipos de manutenção, quando deve prestar uma assistência ao seu cliente e como otimizar esse processo.

O que é a manutenção?

A manutenção é ação de manter o bom e correto funcionamento de um produto/serviço.  

Formada por um conjunto de atividades (cuidados, consertos) que buscam preservar ou voltar a ter o resultado esperado.

Os três tipos de manutenção

 

1) Preventiva – age antes da avaria a partir de dados históricos

Realizada para evitar surpresas desagradáveis.

 

 2) Preditiva – age antes da avaria a partir de dados e medições em tempo real;

Garante a redução de falhas no funcionamento.

 

3) Corretiva – age após a avaria;

 Atua no reparo para que o sistema retorne a função correta.

O gráfico abaixo mostra como deve ser estruturado o processo de manutenção considerando a posição de cada tipo existente:

Fonte: arquivo do autor

Como saber que é necessário prestar uma manutenção?

Os serviços de manutenção são prestados para melhorar a experiência do cliente diante de situações de mau funcionamento. No contexto de serviços fotovoltaicos, há alguns sinais que precisam ser avaliados para garantir o bom uso.

Ao observar a performance do sistema na plataforma SolarView, você consegue checar se está de acordo com a expectativa do projeto. Caso, identifique que está abaixo da estimado, é preciso verificar a causa do problema. Alguns deles e suas soluções são:

  • Sujeira no módulo: organize a limpeza manual.
  •  Sombreamento que não foi considerado no projeto: promova uma ação corretiva pois quando o módulo está sombreado pode comprometer 75% da geração de energia.
  • Danos em alguma das placas: substitua como manutenção corretiva para voltar ao bom funcionamento.
  • Problema em alguma das conexões dos strings (algum fio se rompeu): faça a substituição do fio.
  • O  inversor está mal configurado, com algum defeito ou com problema de parametrização: busque orientação da assistência técnica para auxiliá-lo na reconfiguração ou acione-os para uma ação corretiva.
  • O sistema de monitoramento ficou sem coletar dados em algum período: entre em contato com a empresa para saber os motivos e a previsão de normalidade. 

Em algumas plataformas como a SolarView existe a notificação de eventos que auxilia na verificação de quais usinas necessitam de atenção.

Esses são alguns exemplos de possíveis causas. Recomendamos que identifique o problema, tenha um pré-diagnóstico e planeje as ações de correção.

Então, como otimizar o processo de manutenção?


Um software de monitoramento pode auxiliar no pré-diagnóstico para ver como suas unidades estão performando. Assim, você consegue otimizar o seu processo de manutenção, iniciando por aquelas que estão com má performance.

O sistema de monitoramento da SolarView, por exemplo, tem recursos PRO que auxiliam na gestão, identificação da saúde das suas usinas, envio de relatórios e notificação de eventos que informam a unidade que parou de operar para você atender proativamente. Agora, veja um pouco como cada recurso pode te auxiliar:

Análise de performance

A primeira avaliação realizada é a produção da Usina selecionada e os seus indicadores de produtividade. Cada coluna exibe o valor produzido no dia ou mês indicado na barra de filtros indicado abaixo:

 

Fonte: Plataforma SolarView


Após auxiliar a Usina individualmente, um segundo recurso pode ser usado para avaliar duas usinas e ordenar qual está performando melhor é a comparação entre usinas. 


Comparação entre usinas

Possibilita a comparação de evolução da produção de duas unidades de Geração distintas.

Fonte: Plataforma SolarView
Fonte: Plataforma SolarView


O objetivo da Comparação de Produtividade é auxiliar na tomada de decisão ao fornecer dados quantitativos para possibilitar a avaliação entre os dois.


A terceira avaliação cruza dados de produção real com dados projetados pelo projetista e dados calculados pela SolarView:

Produção (Produzido): São os dados da produção real da Usina;

Projeto (Projetado): são as estimativas de produção geralmente obtidos através de softwares de projeto. Ao iniciar a análise o usuário pode inserir (opcional) as estimativas de produção mensal da Usina;

Calculados: são estimativas de produção calculados pela SolarView para a Usina.

Fonte: Plataforma SolarView

 

Além desses recursos, há funcionalidades como um relatório automático que é enviado pela SolarView para acompanhar o desempenho e evolução do portfólio de usinas. Também, notificação de eventos com informações como se o Datalogger está offline.

Outra dica interessante é possível visualizar pelo mapa onde se localizam as unidades que precisam de atenção e fazer uma rota de manutenção.

Como organizar seu time 

Para que os processos de manutenção sejam realizados com bons resultados, é necessário que sua equipe esteja alinhada, principalmente os setores de sucesso e suporte ao cliente.
Todo o percurso desde a identificação do problema até a manutenção deve ser desenhada e estruturada com todo o time para garantir que saibam suas funções dentro desses processos.

Dessa forma, você consegue agregar valor no seu serviço, manter o acompanhamento das usinas com qualidade, performance, economia e manutenção.

Além de entregar esses benefícios aos seus clientes, ele estará construindo um novo modelo de negócio com receita recorrente. Para que o seu negócio continue em alta, acompanhe esse conteúdo Como estruturar um modelo de negócios para integradores fotovoltaicos e fique por dentro das práticas atuais no mundo das startups.

Espero que essas informações sejam úteis para que o seu serviço alavanque no mercado!

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.