SolarView

Como realizar o seu planejamento solar

Você planejou o 2022 da sua empresa?

O planejamento solar ajuda o integrador a vender mais e reduzir custos. A SOLARVIEW ajuda você a planejar 2022 para melhorar os seus resultados.

Algumas empresas planejam o ano no começo dele, ou então no fim do ano anterior. De uma forma ou de outra, gostaríamos de saber: Você planejou o ano da sua empresa? A SolarView pode te ajudar! Sabe como?

Através do DRE Solar! Mas você sabe o que é? O DRE Solar é uma planilha de planejamento que ajuda o integrador solar a melhorar os seus resultados, reduzindo custos e desta forma, vendendo mais.

Entre tantas ferramentas de planejamento o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) destaca-se por apresentar em detalhes os indicadores financeiros que irão facilitar a compreensão do negócio e a necessidade de realizar ações estratégicas para reduzir custos e aumentar receitas.

Vamos entender melhor como o DRE pode ajudar o integrador solar? Preparamos um vídeo com o passo a passo da planilha, mas se você preferir, logo abaixo do vídeo temos o passo a passo escrito, fica à seu critério!

O que é a DRE Solar e por que tão importante?

O DRE é a planilha de Demonstrativo de Resultado de Exercício do integrador ou da empresa de energia solar, que é muito importante para conhecer os indicadores financeiros do negócio e os detalhes da estrutura de custos e das fontes de receita que serão realizadas no período.

Quem faz o DRE Solar?

Fazer e analisar o DRE é uma responsabilidade da diretoria da empresa. Em geral, ela pode ser conduzida pelo Diretor Executivo ou Financeiro e requer a presença do Diretor Comercial (para trazer a previsão das receitas).

Onde e quando se deve fazer o DRE Solar?

Depende. Ela pode ser feita para um período específico, porém, de modo geral, ela é feita para o período de um ano. Por aqui, por exemplo, nós fazemos em novembro, buscando aprovação em dezembro. Após sua construção, o DRE precisa ser monitorada periodicamente. Exemplos de períodos mais praticados são mensal ou trimestralmente.

Sobre onde se fazer, muitas ferramentas podem ser utilizadas. Desde o bom e velho Excel (ou planilhas do google) até softwares online como o Accountfy. O mais importante é ter o registro acessível para ser acompanhado e gerido.

Como fazer o DRE Solar?

Há diferentes formas de começar o DRE solar, portanto, não há um único modo certo. Aqui na SolarView nós seguimos o seguinte caminho que vamos te guiar:

Primeiro, complete a estrutura do RH. Depois, Complete as despesas operacionais, ou seja, infraestrutura, materiais de consumo, equipamentos, por aí vai. Feito isso, agora é hora de completar as receitas de projetos, de serviços de pós-vendas, entre outras.

Tais receitas partem de informações históricas para Ticket Médio (considerando custo + margem %), histórico de vendas e taxa de crescimento desejada ou tamanho do mercado e taxa de conversão.

Agora analise a planilha e faça as modificações necessárias. Por exemplo: o resultado de lucro líquido está coerente? Se sim, siga adiante. Se não, é interessante que você reveja o que pode ser cortado nos custos e o que pode ser ampliado nas receitas.

Vale ressaltar que, apesar de haver variações, o mais importante é conseguir completar as informações e chegar nessa etapa de análise para fazer as correções necessárias no seu plano de ação.

Quanto custa fazer o DRE Solar?

Basicamente o custo é definido pelo tempo gasto para cada DRE. E o tempo vai depender da maturidade do time e da consistência das premissas (dados prévios) coletadas, logo, considerando apenas horas trabalhadas em grupo (sem contar o esforço individual), pode-se estimar um tempo de 2 a 10 horas de reuniões.

Quais são as dicas para fazer um bom DRE Solar?

  • Solicite aos responsáveis de cada área que entreguem as informações históricas e premissas organizadas;
  • Revise as premissas e consolide as informações;
  • Simule 3 cenários para o DRE:
    • Otimista
    • Realista
    • Pessimista
  • Busque trabalhar para atingir os resultados do otimista;
  • Esteja preparado para os resultados do pessimista;
  • Monitore periodicamente.

Ficou interessado? Dissemos lá no início do texto que iríamos te ajudar, você se lembra? Então, a SolarView disponibilizou uma planilha modelo DRE para você! Basta fazer o download no link abaixo e começar a planejar um ano incrível para você e sua empresa!

BAIXE A PLANILHA DRE SOLAR GRATUITAMENTE

E ah, não esqueça de incluir como fonte de receitas o PÓS-VENDAS. Eu ajudo você a transformar o pós-vendas de um centro de custo para uma fonte de receita lucrativa, portanto, eu recomendo que você continue ligado em nossos conteúdos e, se possível, deixe um comentário aqui sobre o que você achou desse conteúdo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    Iniciar Conversa
    Atendimento Online
    Olá, seja bem vindo à SolarView. Você pode entrar em contato conosco pelo atendimento online clicando no botão abaixo!