SolarView

Conheça o Balanço Energético

Muitos instaladores de sistemas fotovoltaicos entendem a importância de acompanhar todos os detalhes do consumo, da geração e da injeção de energia na rede elétrica, mas ainda não conhecem uma forma para otimizar a gestão de todas essas informações. 

O blog post de hoje, abordará uma solução que apresenta todos esses dados de forma facilitada, que pode ajudar no seu dia-a-dia e fortalecer o relacionamento com seu cliente.

Você já ouviu falar em Balanço Energético?

O Balanço Energético é, de maneira simples, um monitoramento dos fluxos de energia que acontecem entre unidade geradora, unidade consumidora e rede elétrica. Ele permite que identifique e monitore todas as parcelas do fluxo de energia da unidade prossumidora e compare com as informações da conta de luz.  

Então, para conhecê-lo melhor, entenda sobre os fluxos de energia, o funcionamento do Balanço Energético, sua importância e seus benefícios.

Entenda quais são os fluxos de energia:

  • Fluxo de energia gerada: parte da unidade geradora para a unidade consumidora e/ou rede elétrica, dependendo da quantidade de energia autoconsumida.
  • Fluxo de energia total consumida: corresponde à soma da energia consumida, proveniente da rede elétrica, com a autoconsumida vinda da unidade geradora.
  • Fluxo de energia consumida da rede: parcela de energia consumida diretamente da rede elétrica da concessionária.
  • Fluxo de energia injetada na rede: parcela de energia gerada pela usina (não consumida pela unidade) que é injetada na rede da concessionária.
  • Fluxo de energia autoconsumida: é a parte da energia gerada na usina e consumida instantaneamente pela unidade consumidora.

Figura 01: representação dos componentes de um sistema fotovoltaico

A partir disso, são gerados saldos, como:

  • Saldo energético: como em um extrato bancário, é o saldo de energia gerada menos a energia que foi consumida, medida em kWh. Esse saldo pode ser visualizado através do balanço energético, de acordo com o período desejado.


Figura 02: exemplo de extrato de créditos
  • Saldo financeiro: equivale ao valor em dinheiro do saldo energético. Ou seja, o saldo energético multiplicado pela tarifa vigente naquele período.

Mas, como são obtidas essas informações?

A rede de elétrica envia a energia elétrica para a unidade consumidora, que é medida pelo medidor de energia da concessionária, o qual registra somente a energia injetada na rede e a energia consumida.

Com o resultado da diferença entre a energia injetada e a consumida da rede, temos a Medição Líquida, e é a parcela de energia que será cobrada pela distribuidora na conta de luz.

Figura 03: diagrama de medição de energia

Através do uso de um medidor de energia particular, chamado SmartMeter ou medidor inteligente, você obtém além dessas informações, o valor referente ao autoconsumo. Este medidor, capta os mesmos dados como o da concessionária, mas também, consegue calcular a geração e o consumo real da unidade, apresentando dados que são utilizados na elaboração do Balanço Energético.

Agora que já conheceu o que é mensurado no Balanço Energético e como ele é feito. Então, qual a sua importância?

A economia energética e financeira é uma realidade. Entretanto, como o proprietário da instalação recebe uma conta de energia com poucas informações esclarecedoras: o valor a pagar, a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida, surgem muitas dúvidas. 

Geralmente, esse cliente pode questionar a quantidade de energia gerada pela sua instalação fotovoltaica e questionar também o retorno do investimento. Abaixo, seguem algumas perguntas e problemas mais comuns:

  • Como são visualizadas na fatura de energia as mudanças após a instalação do sistema fotovoltaico?

Todas as mudanças no layout, as informações sobre a instalação, quantidade de energia consumida e injetada na rede, saldo de créditos com a concessionária, entre outras, explicamos neste blogpost .

  • O que acontece quando há excedente de energia?

Quando há excedente de energia, ela é enviada para a rede distribuidora, que contabiliza para fornecer créditos e abatê-los em períodos futuros com maior consumo energético. Esses créditos são válidos por até 60 meses.

  • Como é feito o rateio de energia em usinas de grande porte?

Em usinas de grande porte, como fazendas solares, há excedente de energia, o que gera dificuldades com relação à gestão de faturas e rateio de energia. Cada cotista possui um perfil de consumo diferente e com a medição do consumo de energia é possível realizar rateios automáticos da fatura para cada cliente. 

Mas, para o instalador esclarecer as dúvidas dos consumidores finais e acompanhar todas as suas usinas é ainda mais complexo, pois demanda tempo e trabalho manual para checá-las.  

Com o Balanço Energético, é possível sanar essas dúvidas com precisão e rapidez, pois identificando os detalhes do perfil de consumo de energia da instalação elétrica, seja uma residência, um comércio ou uma indústria, você conseguirá visualizar o histórico de horários de maior consumo de energia elétrica, além de esclarecer todos os fluxos energéticos. 

Com o acesso às informações elétricas, de economia e de consumo, você poderá comparar se está correspondendo às expectativas do seu cliente e avaliar a redução na fatura de energia desde a instalação do sistema de Geração Distribuída.

Portanto, é essencial interpretar as informações coletadas na unidade consumidora e mensurar o consumo de energia para a otimização dos recursos das casas do futuro.

Se você se recorda de situações como essas, pode precisar de um auxílio para monitorar todos os detalhes dos fluxos de energia, o saldo energético (net metering) e os créditos de energia. Essas informações podem ser gerenciadas através do Balanço Energético.

Além disso, os principais benefícios da sua utilização são: a facilidade na compreensão sobre sobre o fluxo de energia da unidade; acompanhamento e comparação com as informações na fatura; e a economia de tempo ao utilizar uma ferramenta completa, clara e que facilita a explicação das informações para os proprietários.

Comente nesse post se gostou de conhecer o Balanço Energético!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.