SolarView

Como funciona o datalogger para sistemas fotovoltaicos?

Em um conceito geral, o datalogger é um dispositivo eletrônico que faz o registro de dados ao longo do tempo. Aplicado à geração de energia fotovoltaica, ele se comunica com os inversores de energia, captando dados que são utilizados no monitoramento de usinas.

O datalogger como um dispositivo de registro de dados, tem a função fundamental de registrar e memorizar os dados, mas não necessariamente ele terá conexão online para enviá-los para um banco de dados, nuvem, ou um programa, por exemplo. No mercado fotovoltaico, os dataloggers possuem conexão com a internet, seja via cabeamento (Ethernet), rede móvel 3G, ou Wi-Fi.

Os dataloggers podem ser internos ou externos aos inversores fotovoltaicos e precisam de três conexões básicas: alimentação, sensores e internet, display ou outro meio de transmissão/saída de dados. Quando a transmissão é feita via internet, normalmente, a função de monitoramento está conectada a um serviço de monitoramento online que pode ser gratuito ou não.

 

Utilização


Todos os dataloggers podem ser multidispositivos, ou seja, podem se conectar com mais de um equipamento simultaneamente. O datalogger multi-inversor faz a captação de dados de mais de um inversor na mesma instalação e sua conexão deve ser feita em Daisy Chain (em cadeia), mas deve-se observar que este tipo de conexão só pode ser realizada em inversores da mesma família (para os dataloggers convencionais).

Fonte: SolarView
Figura 1: Instalação do datalogger em Daisy Chain

Caso sua rede de internet saia do ar, ou se desconecte por um período de tempo, o datalogger continua captando dados e os mantém armazenado por um período que pode variar de alguns dias até alguns meses, dependendo do número de dispositivos conectados, de variáveis coletadas e da marca do dispositivo. Então, quando a conexão se restabelece, os dados são direcionados ao portal que faz seu registro e os apresenta normalmente.

 

Como instalar um datalogger?

Para os dataloggers que já são integrados aos inversores, o monitoramento só é permitido através da plataforma da mesma marca. Para iniciar seu funcionamento é necessário apenas fazer a configuração da rede Wi-Fi, cadastrar-se no software de monitoramento e os dados já serão coletados.

Nos casos de o datalogger ser externo ao inversor, seja do próprio fabricante ou, o do datalogger universal, o processo de instalação possui três passos principais: o planejamento, a instalação e a configuração. É importante saber o que é necessário em cada uma dessas etapas.

  • No Planejamento:

Ao planejar uma instalação, você deve verificar se tem em mãos todos os componentes  do datalogger, a distância entre o inversor e o dispositivo (caso o cabo não alcance, é necessário fazer um cabo de comunicação maior), se há um ponto de energia próximo, se há sinal Wi-Fi de qualidade no local e as ferramentas necessárias. Além disso, observe se o mesmo estará protegido do sol e chuva e somente fixe-o após concluir a instalação.

Dica: baixe o aplicativo de configuração para facilitar o próximo passo e tenha o guia de instalação do datalogger para o respectivo inversor.

  • Instalação:

Verifique as configurações de comunicação do inversor, ligue o cabo de comunicação e energize o datalogger.

  • Configuração:

Configure a conexão Wi-Fi e a conexão com o inversor.
Atente-se para problemas que podem ocorrer nesta etapa, como: com a internet, a alimentação ou o inversor:

 

Internet

  • Não comunica com o roteador;
  • Senha tem caracteres especiais;
  • Rede oculta;
  • Rede local não possui acesso à internet;
  • Portas bloqueadas.

Dicas: Melhore a intensidade da rede, coloque letras e números fáceis de recordar nas senhas, utilize  rede não oculta, desbloqueie portas no roteador, caso não funcione contatar a operadora de internet e solicitar liberação das portas.

 

Alimentação

  • Tomada próxima ao inversor;
  • Fonte queimada.

 

Inversor

  • Inversor desconfigurado;
  • Datalogger configurado incorretamente;
  • Cabo invertido;
  • Cabo crimpado incorretamente;
  • Cabo sem continuidade;
  • Ruído na comunicação.

Dica: Busque a assistência técnica do fabricante para verificar e solucionar o problema.

 

Aplicativo de Configuração


Para facilitar a configuração do datalogger com o inversor e a rede Wi-Fi, existem aplicativos para smartphones que facilitam procedimentos, como:

  • Configuração do datalogger;
  • Atualização de firmware;
  • Configuração a conexão Wi-Fi;
  • Configuração conexão do datalogger com inversores.

 

Como é o acesso no portal de monitoramento

Ao ser associado em um portal de monitoramento e adicionado à unidade fotovoltaica, é possível ter acesso aos dados da usina. Os dados coletados pelo datalogger, em geral, não são apresentados no display dos inversores. Contudo, alguns dados podem ser apresentados nos aplicativos de configuração ou através de um acesso remoto realizado por computador, ou ainda, através de uma conexão física (como USB, por exemplo). Mas sem dúvida, a grande maioria dos dataloggers permitem são conectados aos portais de monitoramento online onde os dados são apresentados.

 

Benefícios de utilizar o datalogger  

O principal benefício do datalogger é a coleta de dados, que permite entender o que está acontecendo com o dispositivo com o qual ele está conectado.

Existem 2 tipos de datalogger, que são:

  • datalogger convencional: coleta dados exclusivamente dos inversores de determinada marca;
  • datalogger universal:  pode ser integrado com diversas marcas de inversores.

O datalogger geralmente, é um produto compacto, prático e com o tipo universal é possível comunicar com modelos diferentes de inversores. Além disso, a gestão unificada é o seu principal benefício, pois facilita o gerenciamento de várias usinas em uma mesma plataforma.

Conte-nos como o datalogger ajudou no monitoramento de suas usinas!

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários 🙂

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.