SolarView

Empreendedorismo solar: veja por onde começar

Em maio de 2020, a geração distribuída atingiu 3GW no Brasil. Além disso, com o incentivo governamental propondo zerar os impostos de importação de equipamentos de energia solar, mostrando que o mercado de empreendedorismo solar é um dos mais que cresce em território nacional. 

Também este ano, nosso país entrou para o grupo dos 20 países líderes em energia solar, ocupando o 16º lugar e alcançou 6 GW de potência da fonte solar FV, gerando mais de 180 mil empregos no processo, desde 2012. Com isso, empreendedores se veem em uma corrida pela melhoria de seus serviços e da gestão de suas empresas. 

Pensando na realidade de crescimento do setor no país e na importância do empreendedorismo para esta área, separamos algumas dicas para quem quer começar um negócio no mercado solar. Siga com a leitura!

 

Por onde começar no empreendedorismo solar?

Busque qualificação

O mercado solar exige uma boa noção técnica acerca de equipamentos e suas funções. Por isso, investir em qualificação para toda a equipe é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio.

Tenha em mente que o atendimento prestado pela equipe de vendas, assim como a qualidade dos serviços oferecidos e a gestão do pós-venda são áreas que devem estar alinhadas com os valores da empresa. Dessa forma, os clientes percebem que seu time de vendas sabe o que está fazendo e que ele poderá auxiliá-los de maneira eficaz. 

Portanto, pense que as qualificações devem ser promovidas constantemente de acordo com as atualizações de mercado solar.

 

Estude o modelo de empreendedorismo solar

Começar a atuar no mercado solar exige organização e planejamento. Por isso, analise a situação do mercado, perceba as oportunidades que ele oferece e as falhas que ele possui. Pergunte-se: O que vou fazer? Para quem? Como? E quanto vou gastar?

A partir das respostas, você irá gerar a proposta de valor, definir o público-alvo e como relacionar-se com ele. Também refletirá sobre os recursos e parceiros que têm e perceberá quais as receitas e estruturas necessárias para viabilizar o negócio. 

A partir disso, desenvolva uma estratégia que esteja de acordo com os seus objetivos e que trace o seu caminho no setor solar. 

 

Conheça o seu público-alvo

Os clientes do mercado de energia solar costumam ter uma boa noção sobre o que precisam, eles têm o hábito de estudar sobre o assunto antes de entrar em contato com os distribuidores. Portanto, saber atuar com autoridade sobre o seu negócio é essencial. 

Por ser uma área em expansão, é comum haver diferentes tipos de clientes, com exigências de níveis distintos. Então, para que o processo de vendas ocorra de forma natural e de acordo com as demandas, estudar o público-alvo se mostra fundamental. Conheça as dificuldades dos clientes, necessidades e desafios enfrentados pelo cliente e ofereça exatamente aquilo que ele precisa. 

 

A gestão do empreendedorismo solar

Organize o setor financeiro da empresa

Uma boa gestão financeira faz toda a diferença para o funcionamento de um negócio. Realizar análises e avaliações constantes, decidir estratégias para a captação conscientemente e promover uma boa administração e manutenção dos recursos econômicos a fim de fortalecer os ganhos da empresa são requisitos básicos para isso.

Desse modo, o empreendedor do mercado solar deve ter um fluxo de caixa organizado e pensar na projeção da empresa, seja a situação atual ou a dos meses seguintes. Com isso, a forma de lidar com possíveis barreiras no futuro se torna mais tranquila. Afinal, se o planejamento estiver em dia, será mais fácil contornar a situação. 

 

 

Agregue valor à marca

Saiba calcular o valor dos seus serviços e produtos, mas também da sua marca. Assim, você faz com que o seu negócio tenha uma margem de lucro prudente e se diferencie da concorrência presente no mercado solar brasileiro.

 

Formalize o negócio

Tornar o seu empreendimento formal gera mais oportunidades e ganhos. Isso porque, gera mais segurança aos clientes, aumenta as chances de parcerias, assim como facilita o acesso a linha de créditos e subsídios governamentais. 

Além disso, a legalização garante que haja menos riscos em relação à apreensão de produtos, prestação de serviços, por exemplo. Pesquise as diferentes modalidades e possibilidades de acordo com o seu estado e escolha a que melhor se encaixa ao perfil da sua empresa.

 

Empreendendo no mercado solar

Tenha um bom planejamento de marketing

O plano de marketing é uma ferramenta da empresa para auxiliar na gestão da competitividade no mercado. Ele funciona como um guia de crescimento, ou seja, serve para aumentar a participação do negócio solar no mundo das vendas. 

Para que o plano seja feito, você deve conhecer o mercado em que irá atuar com segurança. Isso se deve a que as decisões dele irão nortear planejamentos em diferentes setores da empresa e, consequentemente, na aplicação de campanhas

Assim sendo, estude a realidade e as futuras tendências do mercado e descubra como o seu negócio pode se posicionar nele. 

 

 

Desenvolva seus canais de comunicação 

Assim como o plano de marketing, as redes sociais são poderosas ferramentas para posicionar o empreendimento no mercado e aumentar as taxas de conversão. Por isso, vale a pena investir em estratégias que destaquem a sua marca.

Redes sociais bem estruturadas fazem com que clientes vejam a sua empresa e pensem nela como uma referência no mercado solar. Contate empresas de marketing digital que te auxiliem na administração das mídias virtuais e produzam conteúdos de interesse para os clientes. 

 

Seja um bom negociador

Ouça atentamente às demandas e aprenda a negociar. Um empreendedor precisará lidar com mão de obra especializada e fornecedores, além de outros profissionais do ramo de energia solar. Para tal, ter conhecimento sobre técnicas de negociação é indispensável. 

Leia o nosso texto sobre técnicas de negociação e desenvolva as competências necessárias para se tornar um bom negociador!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.