7 estratégias de vendas online de energia solar

Categorias: Sem categoriaPor Published On: 22 de abril de 20224 min read1099 words

Você investe em estratégias de vendas online? Para o mercado de energia solar, esse modelo de comunicação pode ser uma excelente alternativa para aumentar a clientela e construir uma marca presente no mercado.

No entanto, muitos empresários da área de energia solar ainda não sabem como estruturar uma boa estratégia de vendas online, como se comunicar com o cliente nesses canais e quais são as melhores formas de aumentar a rentabilidade utilizando esses recursos.

Para te ajudar nessa missão, decidimos criar um artigo com 7 estratégias de vendas online de energia solar.

Continue a leitura!

1. Invista em comunicação com seu consumidor

O primeiro passo para aumentar as vendas da sua empresa de energia solar é investir em comunicação com o seu consumidor.

Dentro do leque de estratégias de vendas online, existem alguns modelos que podem ser interessantes para o seu negócio:

  • ter um bom site;
  • atuar nas redes sociais com conteúdos educativos;
  • criar conteúdos com foco em engajamento, como stories, caixas de perguntas no Instagram e reels, sempre focando em temas que estão mais “em alta” e que aumentam as chances de compartilhamento e interação;
  • atuar no blog do site com conteúdos mais elaborados e educativos;
  • criar uma estratégia de e-mail marketing para se comunicar com seus possíveis novos clientes; etc.

2. Tenha um bom site

Para que as suas estratégias de vendas online funcionem da melhor forma possível, é preciso ter um bom site.

Nesse sentido, existem alguns cuidados fundamentais para que o seu site seja capaz de aumentar a conversão em leads e em vendas:

  • ser um site pensado na experiência do usuário, com layout intuitivo;
  • ter informações mais importantes sobre o seu produto ou serviço;
  • criar uma arquitetura de site capaz de permitir uma fácil navegação pelas páginas;
  • ter uma aba de perguntas frequentes, em que as maiores dores e dificuldades do seu cliente estejam respondidas;
  • oferecer atendimento online através de chat ou Whatsapp, para tirar dúvidas;
  • ter conteúdos de qualidade;
  • trabalhar corretamente o SEO das suas páginas;
  • ter uma aba de “quem somos” para compartilhar informações sobre a sua empresa; etc.

3. Tenha um bom atendimento online

Um dos detalhes mais importantes para que as suas estratégias de vendas online realmente funcione é ter um bom atendimento.

Você já deve ter observado vários sites que possuem opção de chat ou Whatsapp para tirar dúvidas e conversar com um representante.

No caso do mercado de energia solar, esse tipo de atendimento online se torna muito interessante, principalmente porque abre as portas para que um possível novo cliente tire todas as suas dúvidas e, possivelmente, feche negócio.

Para ter um bom atendimento online, é preciso treinar a sua equipe. Defina quem são os profissionais que serão responsáveis por essa função, crie um modelo de atendimento e certifique-se de que todos os envolvidos estão devidamente treinados, para que o atendimento seja realizado mantendo o mesmo padrão de qualidade.

4. Entenda quem é o seu cliente e suas principais dúvidas e desafios

Saber quem é o seu cliente é primordial para o sucesso de qualquer negócio.

Parece algo simples, né? Afinal, quem é que não conhece o próprio cliente?

A verdade é que cada consumidor possui suas necessidades e dores específicas, e por isso entender como eles pensam, o que demandem, quais são suas principais necessidades é uma forma de conseguir desenhar as melhores abordagens e estratégias de vendas.

Se o seu cliente possui uma necessidade X, o seu argumento de venda precisa estar alinhado às demandas dessa pessoa.

Se o outro cliente possui uma necessidade Y, você precisa ter argumentos de venda que abordem esse ponto e se alinhe à essa necessidade também.

Para tanto, é necessário que você realize um estudo para conhecer seu público alvo, identifique quais são os perfis de clientes mais comuns e representativos na sua empresa, quais são as particularidades de cada um deles e como o seu produto ou serviço pode ajudá-los no dia a dia.

Com essas informações em mãos, é possível construir diferentes abordagens de vendas, adequando sempre para cada persona.

5. Invista em mídia paga

A mídia paga, ou os chamados “anúncios no Google”, são uma excelente alternativa para as empresas que querem alcançar aquelas pessoas que já estão interessadas em fechar negócio.

Os anúncios também podem ser feitos nas redes sociais, como LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo.

Para saber o modelo de mídia paga e canal mais interessante para o seu negócio, entender quem é o seu público alvo, como citamos anteriormente, pode te ajudar!

Defina quais serão os canais trabalhados, quais serão os argumentos de venda a serem trabalhados nesses anúncios e crie os conteúdos focando sempre em vendas!

6. Invista em marketing digital

O marketing digital deixou de ser uma opção e agora é uma estratégia fundamental para as pessoas que querem construir uma empresa de sucesso.

Dentre as estratégias de marketing digital, existem várias vertentes que você pode avaliar e escolher:

  • mídias sociais;
  • mídia paga;
  • e-mail marketing
  • SEO;
  • marketing de conteúdo;
  • inbound marketing.

É natural que as empresas escolham atuar em todas essas frentes. Para isso, pode ser interessante contratar uma agência de comunicação especializada — ou montar uma equipe interna para atender as demandas da sua empresa.

7. Utilize ferramentas de apoio

Para conseguir atuar com mais tranquilidade e assertividade no dia a dia, o uso de ferramentas de apoio é fundamental.

Atualmente, é possível encontrar ferramentas como CRM, ferramentas de marketing, plataformas de gestão de empresas, gestão de contratos, gestão de documentos e tantas outras funcionalidades que, sem dúvidas, otimizam o dia a dia das empresas.

A Solarmarket, antiga SolarView, é uma ferramenta que atua no dia a dia das empresas de energia solar para otimizar e melhorar os processos de venda online.

As estratégias de vendas online permitem que a empresa atue em diversas frentes, melhorando sua presença digital e aumentando as chances de ser encontrada por novos possíveis clientes e, claro, finalizar contratos com essas pessoas!

Com o apoio de uma boa ferramenta de gestão de vendas, gestão de clientes, CRM e outras funcionalidades, é possível automatizar algumas tarefas e otimizar a rotina da equipe comercial.
Quer saber como a SolarMarket pode te ajudar? Entre em contato conosco.

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Um Comentário

  1. Rafael Carvalho 1 de junho de 2022 at 16:57- Responder

    Beleza, Adorei seu texto, Tem um aplicativo chamado: Software PCG, esse aplicativo é um agregador de sites de anuncios, nesse programa tem mais de 340 sites de anuncios onde você pode anunciar de graça, usando esse aplicativo você pode fazer divulgação do seu conteudo de forma automática nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, da pra anunciar de tudo. Sempre uso esse programa para fazer anuncios. Fica ai a dica. Seu texto foi muito útil. Ate logo ;).

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