SolarView

Marketing e vendas: por que devem caminhar juntos?

 

Apesar da união de marketing e vendas ser imprescindível no ambiente corporativo, é importante destacar que as áreas têm funções distintas. E, para mostrar qual a diferença entre esses setores e por que aliá-los, produzimos este artigo. 

Descubra como tornar o vendarketing, ou em inglês smarketing, possível na sua empresa. Dessa forma, garantimos que as conversões aumentarão rapidamente. 

Além disso, ao fazer com que os profissionais das duas áreas trabalhem em conjunto, o time se torna mais diverso e se complementa, agregando conhecimentos de ambas as partes. Saiba mais!

 

O que é marketing?

Antes de comentar a união de marketing e vendas, falaremos sobre o marketing. Ele pode ser entendido como ações que visam a recepção do público à sua marca, serviço ou produto. Sua proposta é fazer estratégias direcionadas aos consumidores e à maneira como eles percebem o que você apresenta ao mercado. 

O foco está no consumidor e o objetivo principal é desenvolver necessidades, a fim de que ele feche negócio com a sua empresa. Ou seja, esse setor atua para gerenciar o relacionamento entre o seu empreendimento e possíveis clientes. 

 

Marketing digital

Destacamos aqui a aplicação digital do marketing, devido à sua atualidade e funcionalidade em tempos de internet 4.0. 

Uma das teorias mais aplicadas nesse cenário é o funil de vendas. A partir dele, pretende-se definir relacionamentos de longa duração com os clientes e, assim, criar uma lealdade deles com a sua marca.

Desse modo, ao ganhar a confiança do cliente, há grande probabilidade que ele te indique para outras pessoas e convença elas a comprarem o que você vende. É um efeito de redes de opiniões e influências

Para saber mais sobre esse novo modelo de marketing, recomendamos o livro Marketing 4.0: Do tradicional ao digital, de Philip Kotler e Iwan Setiawan.

 

Pessoas discutindo marketing e vendas.

 

O que são vendas?

A noção desta área pode ser mais clara e aplicada no dia a dia. Mas reforçamos uma vez mais a importância de saber a distinção entre marketing e vendas.

As vendas são as transações feitas entre pelo menos duas partes a fim de trocar um serviço ou produto por uma quantia de dinheiro. 

 

As vendas atualmente

Antigamente, os melhores vendedores podiam apenas fechar o negócio na loja e alcançar metas propostas. No entanto, hoje em dia, eles devem não só fazer esse trabalho como também atuar como consultores

Ou seja, com as novas demandas trazidas à tona pela internet e o comércio online, os vendedores também precisam estar aptos a responder os clientes com rapidez e eficiência.

Além disso, os processos de vendas precisam gerar recomendações, fidelidade, renovação e otimizações constantes. Com isso, a ideia é transformar os leads “conquistados” pela área de marketing em negócios. 

 

Grupo de pessoas fazendo cálculos.

 

Por que aliar marketing e vendas?

Tendo em vista as diferenças entre marketing e vendas, agora é o momento de compreender como a sua união pode favorecer a sua empresa. 

Antes, o marketing oferecia apoio às vendas, ao anunciar seus serviços e disponibilizando gráficos e recursos visuais para apresentações. Contudo, com a evolução da internet e o surgimento de novas tecnologias, a forma de consumir mudou.

Essa nova forma de consumo permitiu que os consumidores tivessem mais acesso à informação e passassem a pesquisar mais antes de comprar. E fez com que os setores de marketing e vendas precisassem se adaptar. 

Isso porque, anteriormente eram os vendedores que faziam a gestão da maior parte do processo de vendas. Já agora, a trajetória dos clientes se dá majoritariamente pela internet e nos mecanismos de busca, como o Google. 

Entra em campo, então, o marketing, que faz com que os seus produtos apareçam primeiro nesses buscadores e tenham mais acessos. Assim, nota-se que as áreas de marketing e vendas passam a dividir melhor todo esse processo. 

 

O funil de vendas

Como dito anteriormente, os consumidores têm percorrido um funil de vendas. Nesse contexto, o marketing está presente no início da jornada dos leads e os direciona para que o time de vendas finalize a trajetória com a compra. 

E assim, a equipe de vendedores envia feedbacks para que o marketing melhore suas estratégias de engajamento de novos leads. Constrói-se um ciclo saudável de trabalho. 

 

Veja como a SolarView pode te ajudar nesse processo!

Agora que você já compreendeu a importância do alinhamento entre duas áreas tão importantes das empresa, conheça as nossas soluções de vendas e pós-vendas!

Com elas, você acelera seus processos e permite que os vendedores invistam mais tempos em outras estratégias. Conheça nossas plataformas e comece a vender mais!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.