Mercado solar: os desafios do negócio sob a visão do CEO da L8 Energy

Categories: Notícias do Mercado SolarBy Published On: 7 de julho de 202151,8 min read1139 words1 Comment

Durante a conversa no quarto episódio do SunPartners, Guilherme Nagamine falou sobre os principais desafios e conquistas no mercado de energia solar do Brasil

O quarto episódio da SunPartnes trouxe uma conversa com o CEO da L8 Energy, Guilherme Nagamine, sobre as histórias de sucesso e aprendizados no mercado solar. Nagamine é formado em engenharia elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e trabalhou, por quase quatorze anos, com medição de energia em uma empresa multinacional da área. Após contar um pouco sobre a sua trajetória até chegar na L8, ele falou sobre os desafios que ele e o sócio enfrentaram  quando decidiram investir na industrialização e na distribuição de Sistemas Fotovoltaicos em todo o território nacional.

O CEO da empresa comentou sobre a evolução do mercado solar e como as pessoas têm se interessado cada vez mais pelos sistemas fotovoltaicos. No início, eles pensaram em seguir como integradores solares, mas perceberam que a área de distribuição de equipamentos é o gargalo desse negócio. Foi assim que decidiram que trabalhando na área de distribuição, eles conseguiriam suprir toda a demanda necessária para os integradores. 

PRIMEIRO DESAFIO: O PREÇO

Hoje, a distribuição de Sistemas Fotovoltaicos ainda depende da maior indústria do mundo: a China. Os insumos da China são caros, e por isso precisavam colocar um valor considerável na frente para poder reverter em negócios. Caso não fizessem, precisariam gerar dividida. Nesse ponto, começam as objeções dos clientes. Uma pessoa física, comércio ou uma indústria, faz um grande investimento para ter um retorno, futuramente, um investimento, ao longo de vinte e cinco anos. “Quando você tem que fazer um investimento visando os lucros lá para a frente, é difícil de convencer. Nosso país ainda trabalha com preço e não com valor, né? Então, eles não conseguem compreender esse investimento”, explica Guilherme.

 

SEGUNDO DESAFIO: O DESCONHECIMENTO

Apesar do crescimento constante do mercado solar, os consumidores finais ainda têm muitas dúvidas. A divulgação massiva na mídia acende o alerta para todo o mundo, mas, segundo o CEO, existem clientes que ainda não sabem a diferença do aquecimento solar e da energia solar. Quando eles têm essas dúvidas, a fonte de informação são os integradores solares, por isso, eles precisam entender tudo de energia solar para vender para os clientes. É pensando nisso que a L8, sempre que fecha parceria, realiza um seminário para falar sobre os produtos, focado na área de distribuição.

 

“Foram vários fóruns desse tipo que nós fizemos, com vários fornecedores, e tem tido um resultado muito interessante. Estamos tentando disseminar o máximo possível de informações, como um todo. Nós temos que sair da nossa casinha e realmente participar, entender, ter um multiplicador de opiniões também, poder passar a experiência  e o aprendizado que estamos tendo”, contou o engenheiro.

 

MOMENTOS MARCANTES DO MERCADO SOLAR

Para Guilherme, a pandemia é um momento marcante no mercado de energia solar. As dificuldades começaram antes mesmo da pandemia estourar no Brasil, quando a China começou a enfrentar os problemas da doença. No início, houve uma dificuldade enorme no mercado devido às negociações com o país, pois o preço aumentou, e, principalmente, o que foi prometido de entrega de equipamentos, não aconteceu. Ele contou que o que mais foi marcante, foram os esforços que realizados para se levantar diante dessa situação inesperada. 

Em meio a crise onde o problema não estava sob o controle da empresa, a L8 usou da sua melhor estratégia: a conversa. Dar um respaldo ao cliente e ao integrador por meio de um documento explicando o que aconteceu.

 

PARCERIA COM A SOLARVIEW

O CEO também falou sobre o momento em que entendeu a importância da parceria com a SolarView. Segundo ele, os fornecedores de vários equipamentos têm um software de medição próprio, mas o integrador não compra de um só. Se eles precisarem fazer o monitoramento para poder elucidar a confiança para o cliente, mas essas informações dispostas em várias TVS de monitoramento podem gerar confusões.

“Foi isso que brilhou os nossos olhos. O fato da SolarView ter a opção para que a gente consiga integrar tudo em uma só. Isso sem contar a questão de você poder fazer a medição, que te mostra o quanto está indo e vindo, quanto está sendo consumido e quanto está gerando. Isso é importante porque o cliente quer ver a produtividade, quanto o seu sistema está gerando”, ressaltou. 

 

PROJETOS FUTUROS

  Ele salientou que, hoje em dia, é preciso trabalhar na questão da mobilidade. O carro elétrico já é uma realidade e as montadoras estão maximizando a produção. E aí surge o problema: como é que serão abastecidos? A L8 já está batalhando para implantar os carregadores solares.  Outra novidade é a luminária solar inteligente, que faz a dimerização e gestão da bateria. 

 

EXPANSÃO E FILIAIS

Todos os desafios encontrados no mercado solar, serviram como uma ponte para a evolução da L8. Esse é o caso do transporte. Guilherme apontou o fato do Brasil ser um grande território, com distâncias que ultrapassam os mil quilômetros. Assim, é inevitável que o custo dos produtos aumentem. Para resolver esse problema, o CEO contou que a L8 já está trabalhando na abertura de filiais no Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Santa Maria, Rio Grande do Sul e São Paulo. Dessa forma, é possível enviar todos equipamentos diretamente do fornecedor para essas regiões.

 

“Eu diria, que, atualmente, eu consigo sentir, uma uma alegria do desenvolvimento que está tendo o mercado, uma evolução não só de negócios, mas de conhecimento do mercado. Os integradores estão ficando muito mais conhecedores do negócio. Existem fomentos que realmente estão encampando, a disseminação das informações está correndo bem. É  a alegria que eu estou tendo também é sentir que a cadeia como um todo”.

Confira a conversa completa no vídeo abaixo:

A L8 Energy atua na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos para todo o território nacional. Possui em seu portfólio as mais conceituadas marcas do mercado e a garantia NBD diretamente com a L8, o que garante a confiabilidade e atendimento ágil em problemas de campo. Acesse https://loja.l8energy.com/ e confira as novidades.

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