SolarView

Como fazer uma proposta comercial fotovoltaica matadora?

Fazer uma proposta comercial de um sistema fotovoltaico é uma tarefa desafiadora, pois você precisa reunir informações diversas como:

  1. Levantar dados do cliente;
  2. Analisar dados técnicos como estrutura, inclinação, área disponível;
  3. Descobrir o fator de geração para a localidade baseado na análise técnica;
  4. Dimensionar o sistema fotovoltaico ideal;
  5. Levantar as opções disponíveis nos fornecedores;
  6. Comparar todas as opções para descobrir qual seria a melhor compra;
  7. Calcular o custo com logística, mão de obra, impostos, etc, para chegar no valor de venda;
  8. Transferir os dados para um modelo de proposta para enviar ao cliente.

Ufa! Todo esse processo parece gastar muito tempo e trabalho.

Mas nesse conteúdo, vamos falar sobre como é feita uma proposta a um cliente fotovoltaico e traremos dicas de como otimizar seu processo e se diferenciar das outras propostas!


Então, como é feita uma proposta comercial fotovoltaica a um cliente ? 

Para facilitar a compreensão, vamos acompanhar o exemplo de um consumidor residencial que para enviar a ele uma proposta, será necessário ter em mãos primeiramente: a conta de energia, o perfil de consumo, a área de telhado disponível, a orientação de telhado, sombreamento, estrutura civil do telhado.

Com isso, o próximo passo é montar o pré projeto.

A primeira ação é verificar qual conjunto de equipamentos que atendem melhor a esse arranjo, pois nem sempre você tem o inversor disponível em seu fornecedor. Portanto, é preciso consultar o número de placas, a potência da placa, o arranjo das strings, o inversor correto disponível e os preços.

Assim, você calcula o deslocamento, a mão de obra, a margem e os impostos.

Com todos esses dados e informações organizadas, enfim é possível formatar uma proposta para o cliente. Além desse processo todo que pode durar alguns dias, segundo a info solaris, um possível comprador recebe cerca de 3 a 5 propostas de vários integradores para fazer a sua escolha. 

Diante disso, você precisa trazer ao cliente fatores diferenciais para que ele decida fechar a compra com você.


E como fazer uma proposta comercial fotovoltaica diferenciada?

O mercado fotovoltaico está bastante concorrido, buscar diferenciais é essencial para o seu negócio. Um ponto muito importante nessa fase de proposta, é que é conveniente utilizar algumas ferramentas que automatizam os processos e que faz algumas análises. Pois, além de otimizar o seu tempo de produção, auxilia na verificação da melhor proposta para o consumidor.

Um exemplo de software que é direcionado ao integrador fotovoltaico e sua gestão de propostas comerciais, é a SolarView Business. Ela fornece recursos que podem trazer vantagens competitivas para a sua empresa, como:

  • Gestão da sua equipe comercial, possibilitando que conceda acessos por tipo de usuários (administradores, gerentes, vendedores, representantes). Também pode criar tabelas de comissão que depois de estabelecidas são calculadas automaticamente. 
  • Controle de todos os projetos fotovoltaicos, acesso ao histórico dos seus clientes. O que traz a possibilidade de analisar quais as características dos sistemas que a sua empresa atende.
  • Customização da proposta, é possível adicionar templates que deseja usar na plataforma para enviar por e-mail ao possível comprador.
  • Simulador de financiamentos, tenha em mente qual a margem de negociação que você pode praticar e busque conhecer as linhas de financiamento disponíveis. Assim, conseguirá propor a oferta mais viável para o cliente.

    Exponha seus princípios aos clientes

Demonstre quais são os valores da sua empresa. A maioria dos consumidores, atualmente, não buscam só comprar um produto ou uma solução, mas também criar um vínculo com empresa.

Ainda mais, quando o assunto é adquirir um sistema fotovoltaico que o processo não termina apenas na venda, você precisa acompanhar no pós instalação pois tende a funcionar por cerca de 3 décadas conforme tratamos no tema Como estruturar o pós vendas solar.

Portanto, é imprescindível que desde o primeiro contato exponha o que acredita e como entrega aos clientes, proporcionando uma aproximação e uma boa experiência de atendimento.

Voltando ao exemplo da SolarView Business, dois valores que podem ser destacados são:

  – Agilidade

Através dela, é possível diminuir seu tempo ao elaborar uma proposta comercial para alguns minutos.

– Confiabilidade

Com o uso desse software, você pode fazer uma análise entre os equipamentos disponíveis de acordo com o projeto e traçar a melhor proposta comercial fotovoltaica para o cliente.

Conclusão


Com o auxílio de um software como a SolarView Business e todas essas orientações, suas propostas serão um sucesso. Além disso, o seu processo de elaboração de propostas comerciais ficará mais otimizado e assertivo.

E aí, como estão suas propostas?  Já utiliza algum software ou segue algumas dessas dicas?

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

    Iniciar Conversa
    Atendimento Online
    Olá, seja bem vindo à SolarView. Você pode entrar em contato conosco pelo atendimento online clicando no botão abaixo!