SolarView

Qual o tamanho dos benefícios do seu sistema fotovoltaico?

Quem investe em um sistema fotovoltaico está em busca de benefícios como economia e sustentabilidade. Benefícios que são positivos tanto individualmente quanto coletivamente. Uma vez instalado, cada kWh produzido pelo sistema corresponde a um aumento nos benefícios gerados. Informá-los para os proprietários pode ser uma forma de fortalecer o relacionamento com eles e até mesmo gerar mais negócios! E se você quer entender a importância de medir e apresentar os benefícios dos sistemas fotovoltaicos para seus clientes, confira a seguir:

Por que conhecer os benefícios de seus sistemas?



Uma pesquisa realizada pela ANEEL, em 2014, revelou que as principais intenções de compra dos interessados em sistemas fotovoltaicos eram:

– ECONOMIA 29%: Reduzir o valor pago na conta de energia;

– SUSTENTABILIDADE 45%: Consciência de utilizar uma fonte energética menos agressiva ao meio ambiente;

– INOVAÇÃO/TECNOLOGIA 19%: Sentir-se um usuário pioneiro de um sistema inovador;

– SATISFAÇÃO PESSOAL 2%: Pertencer a um grupo diferenciado e seleto na sociedade.

Quatro anos depois, a Greener, consultora especializada no mercado fotovoltaico brasileiro, fortaleceu as intenções de compra a partir da opinião de integradores. Segundo eles, 82,33% dos clientes buscam a Economia, 4,59% buscam a sustentabilidade e 0,35% buscam satisfação pessoal.

Portanto, conhecer os benefícios dos sistemas é fundamental para sucesso dos projetos! Um cliente que conhece os benefícios do seu sistema é muito mais favorável a divulgá-los a outras pessoas.

Como medir os benefícios do sistema fotovoltaico?

Há diferentes formas de medir os benefícios dos sistemas fotovoltaicos. Pensando em economia, a primeira forma é a fatura de energia. Comparando-se a fatura atual com as faturas anteriores é possível conhecer o tamanho da economia que está sendo gerada. Devido ao comportamento sazonal do consumo de energia, é interessante que a comparação seja feita sempre com mesmo mês em anos anteriores. Por exemplo: Quanto veio a fatura de março de 2018 com relação a março de 2017?

Outra forma de acompanhar os benefícios é através do monitoramento do sistema fotovoltaico. Entre outras informações ele apresenta: energia gerada, economia gerada e, também as informações de sustentabilidade (confira o post sobre sustentabilidade e energias renováveis).

Como aproveitar as informações sobre os benefícios?

Aqui está uma questão importante e que pode ser utilizada para:
1.  Fortalecer o relacionamento com os seus clientes;

  1. Aumentar os leads oriundos das indicações (e, consequentemente, aumentar as vendas também).

Um dos relatos comuns dos integradores é que os clientes costumam acompanhar o sistema nos primeiros meses ou semanas e depois utilizam muito pouco o monitoramento. Para alcançar os dois objetivos listados acima, você pode:

– Enviar um relatório para seus clientes informando o tamanho do benefício e do retorno que seus clientes estão recebendo;

– Enviar uma notificação nas datas comemorativas e/ou quando o sistema atingir um novo recorde de produção;

– Estimular o seu consumidor a compartilhar estas informações nas redes sociais;

– Aumentar as chances de o cliente indicar o seu produto/serviço através de uma premiação ou recompensa por indicação como cashback, comissão, entre outros.

Todos os sistemas de monitoramento fotovoltaico possuem algum nível de informação dos benefícios. E alguns mais avançados oferecem recursos mais completos como, por exemplo, o sistema SolarView, que possui o recurso de notificação de recordes e que realiza este trabalho por você de forma simples, fácil e rápida!
Então é isto: uma vez instalados, os sistemas fotovoltaicos podem trazer ainda mais negócios para sua empresa. Aproveite esta oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.