SolarView

Relacionamento com o cliente: 5 passos para melhorá-lo

Não importa qual seja o seu tipo de negócio solar, saber como tratar o seu cliente é um dos pilares de uma boa estratégia de relacionamento. Para tal, é preciso enxergá-lo como o protagonista no cenário de vendas.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os cinco passos essenciais para ajudar a sua equipe de vendas a melhorar o relacionamento com o cliente. Leia e descubra como!

 

O que é o relacionamento com o cliente?

Hoje em dia, devido à evolução das novas tecnologias e das redes sociais, os clientes possuem acesso à informação com mais agilidade e facilidade. Com isso, eles costumam buscar por produtos e soluções de forma mais direcionada.

Esse direcionamento faz com que eles cheguem às lojas com noções acerca daquilo que querem comprar. Logo, se escolheram a sua empresa, foi porque pesquisaram antes e concluíram que ela seria a melhor opção. 

No entanto, caso a sua negociação com eles não seja boa desde o princípio, provavelmente ele irá recorrer a outros meios e comprará de concorrentes. Isso porque o cliente atual busca ser atendido rapidamente, ele quer a solução naquele instante. 

Sendo assim, é fundamental que o atendimento seja feito agilmente e que os vendedores sejam capazes de responder todas as dúvidas, direcionando-o para fechar o negócio.

 

Pessoas dando um aperto de mão.

 

A importância de um bom relacionamento com o cliente

Para entender como esta área é necessária dentro do seu negócio, é importante que você se coloque no lugar do cliente. Reflita: “Se eu fosse o meu cliente, eu gostaria de ser tratado da forma como a minha empresa faz?”. 

Se a sua resposta for “sim”, ótimo! Agora você só precisa trabalhar para melhorar a experiência dele, a partir de feedbacks, resultados etc. No entanto, caso a sua resposta seja “não”, vale a pena repensar as estratégias que estão sendo implementadas e agir rapidamente para mudar a situação. 

E por que sugerimos isso? Porque ao se colocar no lugar dos clientes, se torna mais fácil compreender quais problemas estão afetando o relacionamento e, assim, promover mudanças mais eficazes sobre esses pontos de tensão

Confira abaixo os cinco passos que irão te ajudar nessa jornada!

 

4 passos essenciais para melhorar o relacionamento com o cliente

#1 Conheça o comportamento do seu cliente

Para construir um relacionamento sólido, é imprescindível que você saiba com quem está falando e reconheça quais os objetivos daquela pessoa. Para isso, construa a persona do seu cliente.

Persona é a representação fictícia de um cliente ideal que costuma ser montada em formato de perfil. Nela, você irá inserir informações como: nome, idade, classe econômica, localidade, profissão, história de vida, objetivos, hábitos, entre outros. 

A partir disso, será mais fácil guiar as suas estratégias, tornando-as mais específicas e aumentando as chances de atingir futuros compradores

Mas atente-se: a atualização constante desses perfis é muito importante para atingi-los com mais assertividade.

 

#2 Descubra os melhores canais de comunicação

A partir da construção da persona, fica mais fácil encontrar a melhor maneira de se conectar com os clientes. Dependendo da faixa etária e da profissão, você poderá direcionar suas campanhas de marketing para certas redes sociais. 

Por exemplo, se o seu cliente solar é um empresário de aproximadamente 50 anos, que está buscando uma alternativa mais sustentável e rentável para a energia nas filiais do negócio a fim de promover a empresa com um viés mais consciente, é mais interessante investir em e-mails e no LinkedIn. 

Contudo, se a sua cliente solar é uma mulher dona de casa de cerca de 40 anos que possui três filhos e procura diminuir os custos nas contas de luz, talvez seja mais interessante focar no Instagram e no Facebook. 

Lembrando que estes são exemplos fictícios não baseados em pesquisas prévias. Logo, você deve realizar estes estudos antes de desenvolver planos do tipo.

 

#3 Promova treinamentos e aperfeiçoe o relacionamento com o cliente

Possuir um time de vendas qualificado faz toda a diferença! Como dito anteriormente, os clientes solares costumam saber aquilo que buscam e já têm um conhecimento prévio sobre o assunto. 

Dessa forma, ter uma equipe de vendedores que saibam atuar de acordo com o que o cliente pede auxilia na hora do atendimento e, consequentemente, na construção de um bom relacionamento

Mas é importante ter em mente que o treinamento deve ocorrer de maneira geral, e não apenas para o setor de vendas. Visto que todos os setores devem agir para que os resultados cresçam e sejam satisfatórios para os clientes. 

Por exemplo, da mesma forma que os setores de vendas e marketing devem trabalhar juntos, a área financeira precisa estar alinhada com a de marketing para que sejam definidos prazos plausíveis de acordo com a persona. E, assim, as campanhas de vendas sejam direcionadas a X ou Y canal de comunicação. 

 

Homem empilhando as letras CRM.

 

#4 Utilize ferramentas de CRM

A sigla CRM vem da expressão em inglês Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente. Sabendo disso, sugerimos que você invista em sistemas que facilitem esse processo. 

As ferramentas de CRM têm como objetivo melhorar o relacionamento com os clientes a partir da otimização de tempo. E como isso acontece? A partir da automatização das etapas de vendas. Elas permitem que os vendedores tenham acesso a dados detalhados acerca de cada cliente e, posteriormente, ao histórico de interações que eles tiveram. A intenção, então, é tornar o contato mais personalizado.

 

 #5 Mantenha um acompanhamento

Depois de agregar as informações dos tópicos anteriores ao dia a dia da sua empresa, é indispensável que aconteça um acompanhamento constante das estratégias de relacionamento com o cliente. 

Para isso, realize reuniões semanais com o seu time de vendas e busque entender quais as dificuldades e quais pontos precisam ser ajustados a fim de atingir cada vez mais pessoas, sem perder a qualidade dos relacionamentos. 

 

Se você gostou deste artigo e quer aprender mais formas de melhorar a sua venda solar, acesse as outras publicações do nosso blog. Também acompanhe a SolarView nas redes sociais: acesse os links no topo desta página!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

    Iniciar Conversa
    Atendimento Online
    Olá, seja bem vindo à SolarView. Você pode entrar em contato conosco pelo atendimento online clicando no botão abaixo!