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Storytelling: uma técnica para te ajudar a vender mais

De tempos em tempos o mercado escolhe palavras como buzzwords, termos que viram chavões muito utilizados no meio corporativo. Este é o caso da expressão que você vê no título do nosso texto: o storytelling. A partir dele contamos uma dada situação a outas pessoas.

Esta técnica apresenta exemplos em diversos âmbitos do cotidiano. Seja em propagandas de operadoras telefônicas, anúncios de hamburguerias no cinema, caixas de suco ou mesmo em apresentações de TED Talks, o storytelling está presente no dia a dia da nossa sociedade. 

Pode ser que ele seja um dos termos mais utilizados no meio digital atualmente, mas sua origem vem do início da civilização. Desde que nos reconhecemos enquanto seres humanos, contamos histórias. Mas afinal, o que isso tem a ver com a venda?

“Histórias lidas no momento certo jamais te abandonam. Você pode esquecer o autor ou o título. Pode até não lembrar precisamente o que aconteceu. Mas se você se identifica com uma história, ela continua com você para sempre.”

Neil Gaiman – Autor de contos, romances e roteiros

Como funciona o storytelling?

No ambiente digital, estamos imersos em inúmeros conteúdos chamativos. Por isso, uma história bem contada pode se destacar, permitindo uma conexão mais eficaz com potenciais clientes e aumentando as suas chances de vendas. 

Isso acontece porque histórias levam o público em uma jornada. Elas geram identificação e despertam diferentes emoções, fazendo com que o leitor seja atraído pelo conceito que você quer vender. A ideia é transformar e marcar a vida das pessoas.

Ao entrar em contato com a jornada de um personagem que enfrentou desafios e, mesmo assim, conseguiu alcançar seu objetivo principal, o usuário se sente convidado a conhecer mais sobre os serviços e produtos da sua marca. 

Por que ele é importante para o seu negócio?

Convencer indivíduos é algo que faz parte da rotina de um vendedor. E o storytelling aplica a persuasão como chave para aumentar o tráfego do seu site, formando um público que confie e compre da sua marca.

Trabalhar com pessoas significa trabalhar com emoções. Assim sendo, quando você aprende a gerar gatilhos mentais, persuadindo o usuário, a venda se torna mais fácil. E dessa maneira, você consegue focar no aumento de conversões para o negócio. 

Isso acontece quando a história é contada de forma objetiva, simples e a partir da interação com o público. A intenção é mostrar como o seu produto é útil e representa a solução que o cliente precisa. Confira abaixo nossas dicas de como fazer este tipo de conteúdo e vender mais!

Como fazer o melhor storytelling?

“Começando pelo começo”: encontre a mensagem

O primeiro passo é descobrir a mensagem que você deseja transmitir. Pergunte a si mesmo: “O que o meu cliente vai se lembrar no final da história?”. 

Em seguida, transforme essa resposta em uma frase curta e com significado, que resuma a sua mensagem de maneira simples, mas forte

Feito isso, planeje começo, meio e conclusão para que a sua ideia chegue precisamente. Lembrando que é válido utilizar metáforas e analogias – sem exageros – para que os usuários associem aquilo que você quer vender mais facilmente. 

Entenda o seu propósito e quais as ferramentas necessárias para realizá-lo

O storytelling pode ser dividido em duas partes. Primeiro, a história e a mensagem a serem passadas. Segundo, a forma como tal mensagem é apresentada. 

Isso porque, caso a mensagem seja fraca, o conteúdo não se mantém e não é visto, lido ou escutado até o fim. Mas, se a mensagem for forte, ela pode chegar ao público mesmo que a forma como ela é passada seja fraca. 

Por exemplo, um comercial para a venda de um kit fotovoltaico feito com recursos visuais ultrapassados, mas com uma história emocionante de superação pode, sim, ficar marcado na memória da audiência.

Os principais elementos

Estes são os principais elementos:

  1. Mensagem: saiba qual o objetivo principal;
  2. Ambiente: descrevê-lo bem ajuda o público a participar da jornada;
  3. Personagem: é ele quem vai percorrer a jornada e vivenciar uma transformação, que transmite a mensagem desejada;
  4. Conflito: deve ser bem pensado e de difícil superação, afinal a ideia é exigir que o personagem mude e supere os obstáculos;
  5. Solução: neste ponto entra o seu produto ou serviço, que deve ser a melhor solução do mercado para o que o cliente precisa.

Seja positivo e conduza o leitor de um lugar a outro

A narrativa precisa conduzir o público pela jornada do personagem, levando-o de um ponto inicial e complicado até o ponto final e solucionável da história. Tudo deve ser assimilado facilmente para que a mensagem não se perca e o seu produto seja visto. 

Para isso, é importante estimular os leitores a finalizar o conteúdo de maneira positiva, acreditando no potencial do seu produto e pensando em realizar a compra dele na sua empresa. A positividade sempre deve prevalecer!

Quer saber mais sobre vendas e pós-vendas? Continue acompanhando o nosso blog com atualizações semanais sobre o mercado fotovoltaico no Brasil. Vem para a SolarView! 

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