SolarView

Sustentabilidade e energia fotovoltaica


A Energia Solar é a fonte renovável mais abundante em nosso país e o uso dela está diretamente conectada ao desenvolvimento sustentável. 


Cada vez mais fica evidente que fonte hídrica sofre com crises de insuficiência, que o meio ambiente sente com o desmatamento para construção de hidrelétricas, entre outros problemas.

Uma das maiores dificuldades de um integrador, profissional que realiza o projeto e a instalação de sistemas fotovoltaicos, é a dificuldade de vender o projeto. 

Essa dificuldade está relacionada ao cenário do mercado da geração distribuída de energia elétrica nacional que está cada vez mais competitivo, por isso, é muito importante explorar cada benefício desse sistema. 

Então, trazer os valores da energia fotovoltaica em equivalências de sustentabilidade em sua proposta pode significar muito na hora que um novo cliente fechar o negócio com você. 

Vamos conhecer alguns desses valores para a preservação do meio ambiente: 

Aquecimento Global

A energia solar tem um processo de geração que não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global. Com isso, diminuição dos efeitos deles. 

Árvores Cultivadas

A árvore exerce uma função no ecossistema que é a remoção ou sequestro de gases do efeito estufa, em especial o CO2, contribuindo para a mitigação dos efeitos do aquecimento global.

No cálculo do número equivalente de árvores cultivadas, considera-se a quantidade de CO2 removida por uma árvore plantada e cultivada por 20 anos.

A remoção média anual em CO2 é de 12,48 KG/Árvore, considerando árvores de médio a grande porte. Isto representa 246,9 Kg/árvore de CO2 no 20º ano, ou seja, quatro árvores removem uma tonelada de CO2 da atmosfera durante este período.

Como usar essas informações?

Utilize-as no seu template de proposta, uma forma prática é aliar-se a um software de geração de propostas, como a SolarView Business e criar variáveis customizadas para trazer as referências sustentáveis.

Esses dados também são interessantes de serem usados no pós vendas, por exemplo, no monitoramento da SolarView é possível acompanhar esses índices de sustentabilidade que são calculados de acordo com a emissão de energia da Usina fotovoltaica.

A imagem abaixo, mostra como é a visualização do carbono evitado (Ton. CO²) e das  Árvores Cultivadas (UND) dentro do portal:

Fonte: Portal SolarView



Além disso, usuários PRO podem habilitar notificações e receber por e-mail esses indicadores.

Fonte:  Portal SolarView



Também, é importante saber que pode haver objeções e você precisa estar preparado para esses momentos.

Então, quando aparecer debates contrários,  o que dizer?

Existem debates contrários à sustentabilidade advinda da energia solar como questões sobre: 

– a fabricação das placas serem a base de silício que liberam substâncias tóxicas, porém há medidas corretas para a comercialização;

–  a produção dos painéis solares que precisam de bastante energia mas a maioria dos módulos atuais tem um “payback” de cerca de 4 anos, sendo que a vida útil pode ultrapassar 25 anos, ou seja, resta um saldo positivo. 

– uso de grandes terrenos para construção de usinas solares, entretanto, é importante destacar que muitas estão em locais não favoráveis à vegetação. Assim, evita o uso de solos férteis. 

Felizmente, todos esses pontos contém esclarecimentos como colocados e devem ser considerados.  

Diante disso, a dica é: Use ao seu favor essas considerações caso um prospect levante alguma dessas questões.  

Conclusão

Fortaleça seus argumentos de venda com base no que foi apresentado neste conteúdo.
A utilização da energia solar é um meio para diminuir os impactos ambientais e aumentar a produção energética. Sem contar no benefício financeiro.  

Com certeza expor isso ao cliente, fará o seu negócio ter um diferencial.

Gostou do tema Sustentabilidade e Energia Fotovoltaica?

Leia mais sobre conteúdos relacionados:  Entenda mais sobre sustentabilidade e energias renováveis

Baixe também nosso e-book “Sustentabilidade na geração fotovoltaica”.

Caso queira entrar em contato conosco para comentar sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para falecom@solarview.com.br.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Popular Posts
Popular Posts
Procurar

    Assine nossa
    Newsletter

    Acompanhe as novidades por email

    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.