Como aproveitar o crescimento das vendas de energia solar?

Categories: Notícias do Mercado SolarBy Published On: 1 de novembro de 202134,1 min read750 words0 Comments

Em 2021, os canais que mais geraram vendas ainda são aqueles ligados à indicação de clientes satisfeitos. As vendas por  redes sociais estão entre os canais de vendas mais representativos para 17,7% das empresas

Como andam as vendas no setor de energia solar em 2021? Um estudo da Greener revelou números promissores e um aumento na venda de projetos fotovoltaicos no Brasil. De acordo com a pesquisa, 39% das empresas venderam mais de 100 kWp, comparado a 32% no mesmo período no ano passado.

Enquanto isso, o percentual de empresas que não efetuaram vendas caiu de 25% para 9%. Esses números mostram que o interesse por energia solar cresce cada ano mais no país, e isso é sinônimo de mais oportunidades no mercado fotovoltaico.

Mesmo diante da situação de pandemia que já se prolonga por 20 meses, o setor registrou um crescimento de potência instalada para a geração centralizada (GC). O estudo registrou que o porte mais comercializado em 2021 ainda é na faixa de 4 a 7,99 kWp, mas que o porte de 8 a 11,9 kWp tem crescido e ganhado maior representatividade. Houve também um crescimento nos orçamentos realizados pelas empresas. No primeiro semestre de 2021, foram realizados 42 orçamentos ao mês, número superior ao registrado em 2020, que teve, em média, 39 orçamentos mensais.

O que o crescimento nas vendas significa?

Apesar do crescimento no setor, o Brasil continua atrasado quando o assunto é geração própria de energia solar. O Brasil possui mais de 86 milhões de consumidores, os quais menos de 0,7% já produziram a própria eletricidade limpa, renovável e competitiva por meio do sol. Mas porque o avanço da energia solar é tão importante?

Em primeiro lugar, é preciso olhar para o cenário em que vivemos atualmente. Estamos enfrentando um quadro de escassez nos reservatórios e crise hídrica desde os anos 2000, e com isso a conta de luz aumenta para os consumidores. Isso colocou em ação as termelétricas fósseis, que são caras e poluentes.

Assim, o Brasil voltou a cobrar a bandeira vermelha mais alta. Além disso, o país começou a importar energia elétrica de outros países, o que encarece a energia elétrica dos brasileiros. Todos esses reajustes tarifários que estão acontecendo provocam o crescimento da inflação.

Nesse cenário, a energia solar se mostra cada vez mais uma solução eficiente para a retomada da economia e da sustentabilidade do país a curto, médio e longo prazo. Com a geração da própria energia solar, é possível economizar a água dos reservatórios das hidrelétricas e, consequentemente, diminuir o uso das termelétricas fósseis.

Com isso, os ajustes tarifários caem e a conta de luz dos consumidores diminui. A Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) opina que a energia fotovoltaica é a solução para enfrentar a atual crise hídrica que o país está passando.

O aumento nas vendas registrado pela Greener indica que estamos cada vez mais perto de mudar a realidade e de posicionar a energia solar como principal geradora do país. A estimativa é que até 2050 a energia solar represente a maior fonte mundial de eletricidade.

 

Acesso à energia limpa e renovável

O aumento nas vendas também foi impactado pelas formas de pagamento facilitadas para os compradores. Em 2021, 69% das empresas realizaram ao menos uma venda por meio de financiamento bancário.  Esses dados mostram que para levar a energia solar para um nível maior é necessário oferecer formas que facilitem o acesso da população a energia limpa e renovável.

O primeiro passo é educar a população sobre a situação econômica e ecológica do mundo. Hoje, os altos valores na conta de luz deixam os consumidores insatisfeitos e preocupados, por isso é importante mostrar de onde vem esse aumento na fatura e como essa situação pode ser amenizada. 

Depois da consciência, é preciso fornecer meios para que eles se tornem clientes e migrem para o sistema fotovoltaico. Com base nesses estudos, é possível entender o comportamento do consumidor e ajudar a aumentar a potência instalada no Brasil, tornando assim a energia solar a principal fonte de geração do mundo.

Na intenção de vender ainda mais projetos fundamentados e bem estruturados, a SolarView Business pode te ajudar! A ferramenta oferece diversas opções para a construção de propostas irresistíveis aos seus clientes. Acesse e conheça.

Compartilhar

Artigos relacionados