Covid-19 e Mercado Fotovoltaico: como manter as vendas no cenário de pandemia

Categorias: Notícias do Mercado Solar, Venda SolarPor Published On: 8 de julho de 20202,4 min read661 words

A pandemia do Covid-19 fez com que todo o planeta repensasse seus hábitos de consumo. Com isso, a sociedade passou a prestar mais atenção nos gastos sobre energia, principalmente em relação a instituições e empreendimentos que se mantêm fechados e, mesmo assim, necessitam pagar contas de luz. 

É aí que entra a questão da energia solar fotovoltaica e como ela pode ajudar o Brasil a se estabelecer economicamente após a retomada das atividades. Em entrevista à Rádio CBN, a advogada e vice-presidente de Geração Distribuída da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bárbara Rubim, comentou que 28% dos projetos apresentados no Congresso durante a pandemia falam sobre a questão energética. Dados como este apresentam uma realidade otimista para a saída da crise.  

De acordo com dados da ABSOLAR, os telhados brasileiros têm um potencial de 164 GW. No entanto, só são usados 2,4 GW. Ou seja, ainda há um grande mercado a ser conquistado. E com ele, a possibilidade de atrair investidores que aqueçam a nossa economia e ajudem a desenvolver novos negócios no ramo fotovoltaico. 

Pensando no dia a dia dos vendedores durante a contingência, deixamos abaixo cinco dicas de como enfrentar os desafios e continuar com o ritmo de vendas no momento atual. Você pode encontrar mais informações sobre o assunto na série de podcasts #DeixeASolarCrescer feito pela CBN em parceria com a ABSOLAR. Confira a seguir:

 

1. Implemente as medidas de segurança e saúde recomendadas pela OMS

Estabelecer os padrões da Organização Mundial de Saúde atualmente é uma etapa necessária e que tem ligação direta com a saúde física e mental do seu nicho de vendas. Ao segui-los, você mostra aos clientes como se compromete com a questão da pandemia e, portanto, não o põe em risco. Este tipo de comportamento confere credibilidade para o seu negócio!

 

2. Tenha atitude positiva

Se você é vendedor ou ocupa algum cargo de liderança, sabe que tem influência sobre os demais companheiros de trabalho e consumidores. Por isso, manter a atitude e o pensamento otimistas é um passo muito importante para manter a estabilidade da sua marca e seguir vendendo. Coloque em prática esta ideia!

 

3. Evite fazer estoque ou mantenha um estoque mínimo

É importante ter em mente que a boa gestão do estoque fará diferença no seu bolso ao final do mês. Para o nosso setor fotovoltaico, recomendamos que você possua apenas o mínimo de estoque para fazer reposições de equipamentos.

 

4. Faça revisões de custos fixos e variáveis

Cautela é a palavra-chave nesta etapa. Avalie o que é realmente necessário para transitar no período da crise. Isso permitirá que você tenha uma empresa mais concisa quando a economia retomar o ritmo pós-pandemia.

 

5. Aproveite o ambiente digital

Esta é a nossa dica de ouro para você que é vendedor. O mundo digital é um espaço excelente para ampliar a competitividade e o alcance da sua empresa e dos seus serviços. Usando o poder das redes sociais, de um website corporativo simples e de fácil navegação e apostando na área de e-commerce, é possível crescer mesmo neste momento crítico. 

Se possível, invista em anúncios e nas vendas online para que o seu negócio possa se expandir no ambiente da internet. É lá que os seus consumidores se encontram atualmente. Aposte nisso!

 

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