O que é persona solar e como ela se aplica ao setor de energia?

Categorias: Canais de Relacionamento, Gestão Solar, Venda SolarPor Published On: 28 de novembro de 20223,9 min read1069 words

Você sabe o que é persona solar? Esse termo é muito comum no mundo do marketing, mas está cada vez mais comum entre os setores de venda e gestão de empresas.

Entender o que é persona, como identificar as personas da sua empresa e como trabalhar uma comunicação eficiente com cada uma delas é fundamental para a construção de um negócio saudável, sustentável e lucrativo.

Pode parecer complexo no início, mas garanto: entender quem é o seu cliente ideal e se comunicar de forma mais eficiente e assertiva com ele não é difícil. No entanto, é preciso se preparar para desbravar o mercado de forma certa.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo focado para responder as principais perguntas: o que é persona, qual sua importância e como entender esses perfis pode impactar no resultado em vendas do seu negócio.

Quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura.

O que é persona?

Saber o que é persona é o primeiro passo para construir uma empresa sólida e muito promissora. 

Quando pensamos no público alvo de uma empresa, é comum focarmos em dados meramente demográficos: idade, sexo, região ou cidade onde mora, ocupação, classe social, etc.

Quando nos aprofundamos no estudo de personas, conseguimos entender as particularidades desses clientes e, a partir daí, abrimos espaço para a construção de uma comunicação muito mais eficiente e atrativa para os consumidores.

As personas são representações de clientes ideais de uma empresa. Nesse sentido, é importante explorar as mais diversas características e informações desse público.

Como definir a persona da sua empresa?

CARACTERÍSTICAS DA PERSONA (PERSONALIDADE)
IDADE
SEXO
SALÁRIO
PROFISSÃO
ORIENTAÇÃO POLÍTICA
OUTRAS
RESUMO DA PERSONA EM 4 LINHAS
10 DORES
10 DESEJOS 
10 OBJEÇÕES

Quanto mais específico você conseguir ser sobre o seu cliente potencial, maiores são as chances de construir uma comunicação mais direcionada, focada nas pessoas certas e, sem dúvidas, bem mais eficiente.

Ao avaliar o seu público, você pode identificar mais de uma persona – e está tudo bem. É possível que uma empresa de energia solar seja capaz de atender pessoas físicas e pessoas jurídicas, por exemplo. Ou então, focar em empresas de médio e grande porte. 

O importante é conhecer as características dessas personas e conseguir se comunicar devidamente com cada uma delas.

Se a sua empresa já está no mercado há anos, é possível identificar todas essas informações e até mesmo fazer pesquisas com os clientes que você já possui, o que tratá um resultado muito mais eficiente e promissor.

No entanto, se você está começando agora e ainda não tem as informações específicas sobre os clientes do seu negócio, é hora de criar um perfil ideal e trabalhar diariamente para comprová-lo, melhorá-lo ou adaptá-lo para o cenário ideal da sua empresa.

Qual a importância do estudo de personas para o setor de energia solar?

Como dito anteriormente, entender quem são suas personas significa desenhar um perfil de cliente ideal para a sua empresa, para conseguir se comunicar de forma eficiente e focada com as pessoas certas.

Imagine um cenário em que você dialoga com um verdadeiro mar aberto. As mídias tradicionais, como rádio e televisão tendem a ser dessa forma.

Ao veicular um anúncio na televisão, por exemplo, por mais que você consiga segmentar pelo horário ou programa que está sendo exibido, ainda assim a maior parte do público que receberia a comunicação não consiste em um público qualificado para a sua empresa.

Nesse cenário, você estaria gastando muito mais verba de comunicação para alcançar um percentual baixo de pessoas qualificadas e muitas pessoas desqualificadas para a sua empresa.

Quando você conhece as suas personas, constrói uma comunicação mais focada, nos canais certos e com a linguagem correta, é possível alcançar as pessoas mais adequadas para a sua empresa, aumentando assim a eficácia de toda a sua estratégia de comunicação.

Como as personas podem  auxiliar no aumento das vendas da empresa?

Como já explicamos anteriormente, saber quem são as personas da sua empresa é a melhor forma de construir um negócio promissor, além de otimizar os investimentos em comunicação e marketing. Certo?

A mesma lógica se aplica ao setor de vendas – e pode aparecer de duas formas.

No primeiro cenário, temos o aumento da eficiência do time comercial. Imagine aquele exemplo que citamos anteriormente, em que uma estratégia de comunicação alcança muitas pessoas que não são qualificadas para o seu negócio.

Nessa situação, o time comercial ficaria sobrecarregado com a qualificação dos clientes: seria um volume muito grande de pessoas que entram em contato com interesse no seu produto, mas uma taxa de conversão muito baixa, visto que essas pessoas não possuem o perfil para fechar negócio com a sua empresa.

Quando entendemos quem são as personas e suas necessidades, é possível criar uma estratégia de comunicação focada nas pessoas certas. Essa estratégia atrairá um volume menor de pessoas, mas que são mais qualificadas e propícias a fechar negócio com a sua empresa, o que impacta também no número de vendas e na eficiência do time comercial.

Por outro lado, entender as personas também permite que você aumente consideravelmente a quantidade de clientes da sua empresa, uma vez que você terá aprendido exatamente o tipo de comunicação mais eficiente para cada uma delas, em quais canais de comunicação essas pessoas estarão e como elas preferem ser abordadas.

Nesse sentido, quanto mais assertiva for a sua comunicação com o público adequado, maiores serão as chances de ter uma equipe focada, produtiva e com tempo para agir de forma mais estratégica e eficiente.

Agora que você já sabe o que é persona, como elas funcionam, qual a importância de avaliar o seu público ideal e como ela impacta no setor comercial da sua empresa de energia solar, é hora de aprender um pouco mais sobre como se comunicar de forma eficiente com cada um desses perfis.

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