Smart Meter SolarView e suas infinitas possibilidades

Categorias: Medidores Inteligentes - Dúvidas frequentes sobre SmartMeters, Smart Meter 3.0Por Published On: 13 de julho de 20233,3 min read889 words

O Smart Meter SolarView é um equipamento desenvolvido por nós, que desempenha um papel fundamental no monitoramento e no controle de sistemas fotovoltaicos.

Ele é um medidor inteligente, feito para fornecer dados em tempo real sobre o consumo de energia. Até aí, você encontra algo semelhante no mercado. Mas o Smart Meter SolarView possui infinitas possibilidades.

Infinitas Possibilidades

Se você já ouviu falar no Smart Meter, certamente já ouviu alguns casos diferentes e, até certo momento, inimagináveis de aplicação do nosso equipamento. Graças ao seu nível preciso de medição, utilizando mais de 20 parâmetros de energia diferentes, ele deixa de ser apenas um medidor e se torna um grande diferencial.

Por esse número infindável de aplicabilidades, nós dizemos que o Smart Meter SolarView possui, sim, infinitas possibilidades. 

E nós vamos abordar algumas delas aqui, nesse texto. Vamos lá?

Entenda o perfil de consumo do cliente

Uma das infinitas possibilidades é a de entender o perfil de consumo do cliente.

Um cenário que vemos muito é esse: o integrador solar não conhece muita coisa sobre o perfil do cliente. A informação disponível é limitada, que é apenas o histórico de consumo fornecido na fatura de energia elétrica. O cliente, então, conhece muito menos.

Essa falta de transparência traz muita desconfiança por parte do cliente. Mas, com o Smart Meter SolarView, você consegue entender bem o perfil de consumo do cliente.

O Smart Meter é de fácil instalação, com detalhamento de mais de 30 parâmetros elétricos com monitoramento de 5 em 5 minutos. Diferentemente de outros medidores, a instalação, configuração e apresentação dos dados são muito intuitivas, tanto para o integrador, quanto para o cliente final. 

Dessa forma, você entende, em tempo real, o perfil dos seus clientes e, caso haja alguma mudança, você já fica sabendo.

Audite a conta de luz

O Smart Meter SolarView funciona também como um auditor da conta de luz, ajudando a lidar com dúvidas e desconfianças do cliente sobre a medição da concessionária. Ao adquirir o kit completo, que inclui 3 transformadores de corrente calibrados, você garante a qualidade da medição do consumo de energia.

O calibrador utilizado segue as especificações do INMETRO, o que significa que os dados e relatórios fornecidos pelo Smart Meter podem ser utilizados legalmente, mesmo que o dispositivo em si não possua certificação do INMETRO.

Com sua medição precisa e uma tolerância de 1% na faixa de medição nominal, o Smart Meter fornece todos os dados necessários para verificar medições de terceiros e certificar que os dados estão coerentes. Isso permite explicar o valor da fatura para os clientes.

Rateio de energia

Mais uma possibilidade do Smart Meter SolarView é a de rateio de energia. Em situações como um estabelecimento com vários estabelecimentos menores e apenas um padrão de entrada da concessionária, é comum que todos os responsáveis ppaguem o mesmo valor de consumo de energia, o que pode gerar questionamentos sobre a justiça dessa divisão.

A falta de transparência nesse processo pode levar a desgastes, com reclamações do tipo: “Por que fulano ou ciclano consome mais energia do que eu, mas eu pago a mesma quantia?”. Sem uma visão setorizada do consumo de energia de cada departamento, é difícil saber os custos de energia de cada circuito ou sala.

Nesse contexto, o Smart Meter SolarView entra para trazer confiabilidade e transparência ao rateio de energia. Com a instalação de um Smart Meter por setor, cada um pode acompanhar o consumo de energia em tempo real e configurar o preço da tarifa, ou seja, o valor do kWh. Isso permite que o proprietário tenha à disposição os preços correspondentes ao consumo de energia de cada setor, além de dados sobre o consumo total da instalação.

Meça o balanço energético

Mais uma situação: o integrador precisa dar apoio ao cliente na mudança de contrato de demanda com a concessionária e não consegue fazer isso sem visualizar os dados de potência e consumo de energia.

Com o Smart Meter SolarView, o balanço energético é um processo muito mais simples, que consiste na verificação dos sistemas de monitoramento. Inclusive, se você não sabe como realizar o balanço energético, clique aqui para saber como.

Uma vez instalado, o Smart Meter irá coletar as informações e irá se integrar ao monitoramento do sistema fotovoltaico. Então, todos os cálculos do balanço energético serão feitos pelo sistema e o acesso às informações será possível com alguns cliques.

Conclusão

Podemos concluir que só com essas aplicabilidades, o Smart Meter SolarView já se torna um grande diferencial de venda. Mas, ele não para por aí.

Se você achou que isso é tudo que ele pode fazer, pode esperar que não vai se arrepender: traremos mais possibilidades de aplicação para você num futuro próximo.

Enquanto isso, que tal assistir a um episódio da nossa Websérie, falando com ainda mais detalhes e imagens sobre o Smart Meter SolarView?

Compartilhar

Deixar um comentário