Técnicas de vendas: SPIN Selling Solar
Para melhorar o desempenho do vendedor de energia solar, utilizam-se técnicas específicas e uma das mais eficazes é o SPIN SELLING SOLAR. Vamos conhecê-la agora.
O mercado de energia solar requer uma venda consultiva. Aquela na qual o vendedor se torna um consultor, fazendo perguntas para diagnosticar o potencial cliente e, depois disso, propor a solução.
Esse estilo de venda é melhor executado quando é incorporado em algumas técnicas. Uma delas é o SPIN SELLING SOLAR. Recomendo ler até final, pois preparei uma surpresa que só vai encontrar quem chegar lá embaixo.
O que é o SPIN SELLING SOLAR?
É a técnica de vendas SPIN SELLING, no entanto, como já diz o nome, essa é específica para o mercado solar.
SPIN é o acrônimo das quatro palavras que descrevem a técnica como processo: Situação, Problema, Implicação e Necessidade de solução.
Por que o SPIN SELLING SOLAR é importante?
Porque é uma técnica simples e eficaz para ser utilizada pelo vendedor de energia solar.
Como utilizar o SPIN SELLING SOLAR?
Basicamente, através de perguntas para cada etapa:
- Situação
- Objetivo: Entender a situação, o contexto do cliente;
- Orientação: As perguntas mais abertas e limitadas, como por exemplo:
- Como é a sua rotina de consumo de energia?
- Por que o consumo de energia tem preocupado você?
- Problema
- Objetivo: encontrar a dor do potencial cliente
- Orientação: explorar possíveis desejos e possíveis barreiras;
- Exemplos
- O que você faria com a economia de até 95% na conta de luz?
- Qual é sua maior preocupação com uma conta de luz cara? O que você está deixando de fazer?
- Implicação
- Objetivo: tornar o problema grande o suficiente;
- Orientação: conecte consequências e sentimentos dos problemas;
- Exemplos:
- Então você está deixando de viajar com sua família e viver bons momentos por causa deste custo extra…
- Você não investe mais na produtividade do seu negócio porque a conta de luz aumentou e você deixa de produzir mais…
- Necessidade de solução
- Objetivo: fortalecer a necessidade de solução na percepção do cliente;
- Orientação: conecte o cliente com os sentimentos positivos da experiência que ele terá quando resolver o problema;
- Exemplos:
- Como seus filhos se sentiriam no destino que vocês planejaram?
- Quer dizer que resolvendo este problema da conta de luz, você pode aumentar sua rentabilidade em xx%? Isso seria incrível!
Na medida em que os processos avançam, é possível perceber que o vendedor muda de uma posição de domínio da escuta ativa, para locução persuasiva.
E somente depois da real percepção do potencial cliente sobre a necessidade de solução é que se se pode partir para a fase de criação da proposta ou, caso já haja uma proposta pronta, para uma negociação de preços.
Conclusão e dicas do SPIN SELLING SOLAR
O SPIN SELLING SOLAR pode considerar facilmente os atributos de interesse da persona em:
- Economia;
- Sustentabilidade;
- Tecnologia e inovação;
- Satisfação pessoal; e/ou
- Status social;
Todos estes são temas base que traduzem os desejos dos consumidores.
Para aplicar com sua equipe, você pode organizar o SPIN SELLING SOLAR com base em cada tipo de cliente:
- Residencial;
- Comercial;
- Industrial;
- Rural;
- Poder Público;
Como dica: Reúna o time de vendas e peça para registrarem algumas perguntas para cada etapa do spin. Registre e mantenha próximo dos vendedores para aperfeiçoar a cada nova abordagem.
Com isto, você vai vender mais e melhor!
Simples, não é mesmo?! E vai ficar ainda mais simples, pois preparei aqui para você que chegou até aqui, um modelo de SPIN SELLING SOLAR para você já aplicar na sua empresa.
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Com o SPIN SELLING SOLAR, suas vendas vão decolar, isso eu posso garantir
Comente aqui se você aprendeu algo novo ou se tem alguma dúvida, além de deixar seu like e compartilhar com algum colega, amigo ou membro da equipe que precisa deste conhecimento.
Nos vemos na próxima. Grande abraço solar!
Incrível!!!
muito bom